Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Um disco com graves problemas!

Bom dia!

Tenho um PC e pretendo recuperar o disco e não consigo, uma vez que no ecrã aparece o seguinte: ERRO DE LEITURA NO DISCO, prima Ctrl+Alt+Del.

Contudo faço o que é pedido no ecrã e mesmo assim volta ao mesmo.

Que procedimentos devo tomar para o recuperar?

Obrigado e um bom fim de semana!

António Tavares

Resposta:

Caro António,

Primeiro que tudo, é determinante saber em que local, ou altura, surge essa mensagem no ecrã e qual o sistema operativo em utilização.

Utiliza Windows e essa mensagem surge antes do sistema iniciar? Supondo que sim, isso pode não significar necessariamente que o disco esteja danificado ou precise de ser recuperado, mas sim que haja apenas um pequeno problema no sector de boot do sistema operativo.

Depois, dependendo da facilidade, ou não, de retirar o disco (que poderá estar condicionado no caso de se tratar de um computador portátil), há vários métodos que poderia adoptar para resolver o problema.

No entanto, o que me parece mais simples e apropriado para começar é o de colocar o DVD (ou PEN Drive) de instalação do sistema operativo e escolher a opção de recuperar o arranque (mais uma vez, dependendo do sistema operativo que tiver, a descrição da opção pode diferir um pouco).

Supondo que o problema poderá mesmo ser dificuldades de leitura dos dados no disco, então deverá retirá-lo da máquina e tentar ligá-lo num outro computador (ou adaptador USB) para tentar verificar, mais concretamente, o que se passa.

[Respondido por Hugo Cura]


Root dá vulnerabilidade ao Android?

Boas noites Pplware.

Tenho uma pequena dúvida:

Ao ser feito o root a um dispositivo Android, é adicionada alguma vulnerabilidade ao mesmo em termos de segurança/privacidade?

João Matos

Resposta:

“Fazer root” significa activar a possibilidade de o utilizador do dispositivo ter permissões root MAS são permissões controladas.

Sempre que é exigido esse nível de permissão, é necessário dá-la explicitamente e nunca vi nenhuma vulnerabilidade associada ao controlo da app Superuser ou SuperSU (que fazem toda a gestão dos acessos com permissões root).

Resumindo, ao ter permissões de acesso root não é adicionada qualquer vulnerabilidade ao sistema DESDE QUE se saiba o que se está a fazer quando se autoriza tal execução.

O mesmo se passa quando se activa a opção “Fontes desconhecidas” e passa a ser possível instalar apps fora da Play Store… não há qualquer problema, desde que se saiba o que está a ser instalado.

[Respondido por Hugo Cura]


Dar mais velocidade a um SSD

Boa Tarde, Possuo um Mac Book Pro 13′ de 2011.

Nao tenho USB 3.0. Mas tenho Firewire 800, Gigabit Ethernet e Thunderbolt.

Estou interessado em adquirir um disco ssd (como disco externo) e possuo uma dock station 1life (http://www.1-life.eu/?portfolio=1life-hddock-pro)

Não existe nenhum adaptador para usar de forma a usufrui de uma ligação mais rapida, tipo Gigabit Ethernet ou Thunderbolt ou Firewire.

Cumprimentos

António Luís

Resposta:

Caro António.

Existe sim senhor um adaptador que pode ser uma hipótese.

Como pode ver nesse link, esse adaptador fornece ligação Thunderbolt para Ethernet Gigabit

Dessa forma podes ligar o teu disco SSD à doca e da doca ao Mac.

[Respondido por Vítor Martins]


Ver TV por um Raspberry Pi

ola boa noite, estou a mandar msg pq preciso da vossa ajuda.

eu vivo em inglaterra e procuro uma especie de box de tv que consiga utilizar para receber canais online, como a apple tv mas qualquer coisa que seja gratuito.

Sei que existe umas coisas desse tipo mas n sei bem o que e. sera que me podem ajudar?

Pedro Pereira

Resposta:

Pedro,

A solução que pretende pode ser obtida de forma simples. Por razões óbvias não lhe vamos dar a receita para o que quer, mas vamos apontar os caminhos que deve seguir.

O mais simples e mais barato é sem qualquer dúvida a utilização de um Raspberry Pi com um software de media center instalado.

Pode seguir as instruções que apresentámos nos dois artigos que mostramos abaixo e fica com o seu sistema pronto para reproduzir vídeos, áudio e imagens.

Quanto às funcionalidades extra que pretende, elas são possíveis e bastará procurar um pouco na Internet para encontrar guias muito completos para que consiga atingir o objectivo a que se propõe.

Instale os plugins certos e em poucos minutos, e sem qualquer configuração especial vai ter a sua televisão a mostrar os canais que pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Uma bateria de um Mac com problemas?

Viva,

tenho uma questão. Tenho um Macbook Air de 2012. A bateria tem 61 ciclos de carga e está com 93% de capacidade. Esse valor é normal?

Recomendam uma calibração da bateria ou levar à garantia?

Obrigado,

Eduardo Rocha

Resposta:

Caro Eduardo,

Sim, esse valor encontra-se dentro de valores normais. O desgaste das baterias aumenta de acordo com vários factores e qualquer bateria de iões de lítio funciona da mesma forma.

Poderá ler aqui um guia genérico acerca da manutenção de um bateria:

A Apple possui também um esclarecimento acerca disso, que poderá ler aqui:

[Respondido por Hugo Cura]


Como reinstalar o Windows num portátil?

Olá!

Eu preciso de ajuda.

Tenho um Toshiba Satellite L650 e necessito de formatar o computador. Mas o mesmo não tem o recovery.

Onde e que o posso arranjar, ou existe possibilidade de o formatar no estado de fabrica?

Não queria leva-lo a uma loja.

Obrigado!

David Paiva

Resposta:

Caro David,

Se não tem a partição ou DVD de recuperação da instalação OEM do sistema operativo, então não creio que consiga voltar ao estado de fábrica, no entanto isso não limita em nada a instalação limpa de um sistema operativo.

Poderá fazer o download da versão do Windows correspondente à licença OEM proveniente com o PC, e utilizar essa mesma chave para validar a licença.

Quanto a drivers, o Windows Update está actualmente bastante completo e quase de certeza que não terá problemas no funcionamento de todos os componentes de hardware.

Adicionalmente, a Toshiba disponibiliza drivers para o caso de ter problema com os drivers provenientes do Windows Update:

http://bit.ly/1cDUuZz

[Respondido por Hugo Cura]


Que software instalar num Linux?

Boa Tarde,

Venho perguntar a seguinte duvida:

O meu filho vai ter um computador com o Linux e ele é um estudante do 3º Ciclo.

Eu precisava de saber os programas (para o Linux Mint 15 KDE) que melhor se adaptam-se a um estudante para Linux.

Por exemplo o Libre Office penso eu.

Obrigado desde já

Pedro Marques

Resposta:

Viva Pedro,

O uso do Linux nesse idade é sem duvida uma opção acertada. Além das várias caracteristicas que oferece, as distribuições Linux estimulam a aprendizagem.

Relativamente à questão que coloca, devo dizer que o Linux tem actualmente todas as ferramentas que um estudante precisa: Aqui fica uma lista:

Estas são algumas que propomos mas existem muitas mais, pode procurar no seguinte Link:

Entretanto vou também colocar essa questão na comunidade Linux e depois dou feedback.

[Respondido por Pedro Pinto]


Qual o melhor antivírus gratuito?

Boa tarde!

Antes de tudo gostaria de apresentar os meus parabéns a toda a vossa equipa pelos excelentes artigos publicados.

Gostaria igualmente que me aconselhassem sobre qual o melhor anti-vírus gratuito do mercado para um pc com o windows 7 64 bits.

Agradeço a vossa melhor atenção para este meu pedido.

Cumprimentos,

Miguel Barbosa

Resposta:

Rodrigo,

Existem várias soluções gratuitas para oferecer a melhor segurança possível no Windows. Todas têm os seus pontos positivos e os seus pontos negativos, dependendo de cada um a escolha do que mais se adequa.

Por ser para Windows e por este ser conhecido de forma completa, provavelmente o antivírus da própria Microsoft será o mais indicado para si.

Pode encontrar o Security Essencials na página da Microsoft criada para o efeito:

De qualquer modo esta é apenas uma opinião. Com certeza que os leitores vão dar-lhe outras alternativas e mostrar-lhe as razões dessas escolhas!

Fica em aberto e esperamos as vossas opiniões!

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version