Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como posso medir a qualidade da Internet que me é fornecida?
- Vou mesmo ficar sem o Windows 11 no meu PC? Como posso atualizar?
- Recebi a conta de um antivírus, mas não uso nenhum! Devo pagar?
- Como recuperar o desempenho que o Firefox tinha?
- Que detetor de satélites devo usar para sintonizar a antena parabólica?
- O que poderá estar a causar estes erros no meu PC?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como posso medir a qualidade da Internet que me é fornecida?
Prezados, como vão ?
Novamente recorro a sabedoria de vocês para pedir uma ajuda. A algum tempo, fiz uma alteração no meu plano de internet da minha casa, a qual comecei a usar mais efetivamente por conta da pandemia, que me levaram a fazer Home Office. Contudo, tenho notado uma instabilidade frequente na conexão que a toda hora, sem qualquer motivo aparente simplesmente cai, me deixando sem qualquer tipo de acesso a internet.
A algum tempo venho reclamando com a empresa que presta o serviço, alegando que é um problema constante, recorrente e que muitas vezes me atrapalha na execução do meu serviço, ao passo que a cobrança por parte da empresa, não atrasa, não varia (e quando o faz é para cima) e ao que tudo me faz pensar, eles não estão muito preocupados já que a ‘prova dos fatos’ teria que ser por minha conta.
O Cable-Modem (da Technicolor, modelo TC3102) que me é oferecido, não possui nenhum Log efetivo que me permitiria comprovar as quedas. Eu liguei Tp-link N750 (Tl-WDR4300) via WAN a porta LAN-1 do Cable modem.
O meu computador está ligado ao TP-Link, além de toda a rede wifi da minha casa pois a do roteador da operadora eu desabilitei esta função. O que eu gostaria de saber é se existe algum software que possa ser executado em segundo plano, que fique checando as conexões de entrada e saída enquanto utilizo meu computador que que me gere um log quando a conexão é perdida, quanto tempo ficou até ser restabelecida e claro, se houverem mais funções…tem algum programa que me gere este tipo de relatório ???
Obrigado e fico no aguardo de qualquer ajuda.
Att,
Alex
Resposta:
Alex,
Primeiro que tudo, o ISP (fornecedor do serviço de Internet) só tem de garantir o fornecimento no seu próprio router. Ou seja, a estabilidade do serviço deles não iria contemplar o router que decidiu ligar, por sua conta, ao router principal, mesmo que o objetivo seja precisamente melhorar a qualidade do serviço.
Depois, acerca de um software para monitorizar a disponibilidade da ligação à Internet, isso nunca seria viável como prova para reclamar um mau serviço, simplesmente porque poderia ser deturpado facilmente pelo utilizador. Numa situação deste tipo, se o cliente reclama, o cliente “tem sempre razão”, e não tem sequer que fazer prova do que quer que seja. O fornecedor do serviço tem a obrigação de satisfazer o cliente, e portanto, ser ele a investigar e a corrigir a origem do problema.
Resumindo, deve continuar a exigir a máxima disponibilidade do serviço de Internet que paga, e não deixar de o fazer enquanto o problema não for resolvido.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Vou mesmo ficar sem o Windows 11 no meu PC? Como posso atualizar?
Bom dia PPlware
Comprei há 4 anos uma torre PC com expectativa de me durar muitos anos e eis a minha desilusão com a Microsoft de excluir o meu CPU por pouco da sua lista o que faz com que apenas tenha Windows 10 suportado até 2025 o que me revolta bastante.
A minha motherboard é uma TUF Z270 MARK 2 e o meu CPU é um Intel i5-7600K. Fui procurar na internet para ver se podia trocar para um CPU suportado mas pelo que vejo a mother board apenas suporta geração 6 e 7 da Intel.
Queria perguntar se não haverá volta possível à minha situação para ter o Windows 11 suportado trocando de CPU ou de outra forma possível ou estou condenado a ter Windows na minha máquina de forma segura apenas até 2025.
Obrigado,
Tiago Cadavez
Resposta:
Tiago,
Antes de avançar para a troca de qualquer componente do seu computador, recomendamos de volte a avaliar se o seu processador é mesmo não suportado.
A Microsoft reviu recentemente a lista dos CPUs suportados, tendo incluído alguns de 7ª geração que até agora estavam fora da lista. Nesse nosso artigo tem também uma app que avalia o hardware presente.
Ainda assim, e caso o seu i5 não for suportado, poderá sempre trocar a board e o CPU, ficando com uma máquina mais atual e pronta para receber novos sistemas e novas atualizações.
Tenha também presente que caso fique com o Windows 10, este será mantido por vários anos, sempre com atualizações e correções para que as máquinas onde está instalado não fiquem vulneráveis.
[Respondido por Pedro Simões]
Recebi a conta de um antivírus, mas não uso nenhum! Devo pagar?
Boa noite,
Agradecia vossa ajuda e peritagem no seguinte:
Recebi o email que vos reencaminho.
Supostamente o mesmo avisa-me que a minha assinatura do Antivirus Norton foi renovada (?????).
Acho o conteúdo do email muito estranho porque não tenho o Norton instalado no meu PC; logo não poderia ter feito renovação alguma.
Por outro lado, acho o endereço do remetente muito duvidosa.
Mas o que mais me preocupa é a informação nele contida de que o preço de $498,79 irá me ser cobrado dentro de 24H a 48h.
Por último, e como único meio de contacto para cancelamento, apenas refere um nº de telefone : +1 – ( 866 ) – ( 605 ) – ( 5681 )
Já vos foi reportado algum esquema idêntico?
Desde já muito obrigado pela vossa atenção e disponibilidade.
Atenciosamente
Miguel Bispo
De: lomnb vabhm <lomnbvabhm88@gmail.com>
Date: segunda, 30/08/2021 à(s) 19:59
Subject: PAYMENT AUTHORIZATION > Invoice No.# NOR2021YHDGVDSF
To: <nortonmember0@gmail.com>
NORTON 360
Hello Member,
* Your Subscription for Computer Protection has been successfully renewed & updated. *
The Charged Amount will be reflected within the Next 24 TO 48 HRS on your A/C statement.
____PRODUCT INFORMATION___
Invoice NO. : NOR2021YHDGVDSF
Product Name : NORTON PC PROTECTION
…………………………………………………………………………………………………………
Order Date : 30TH AUGUST 2021
Expiration Date : 2 Years from the Date of Purchase
………………………………………………………………………………………………………..
Price : $498.79 USD
PAYMENT METHOD : AUTO RENEWAL
* If you wish to Cancel this subscription then please feel free to Contact our Billing Department as soon as Possible*
** You can Reach us on +1 – ( 866 ) – ( 605 ) – ( 5681 )
Regards,
Billing Department
[/box]
Resposta:
Miguel,
Há muitos elementos nessa mensagem que mostram claramente que é uma tentativa de retirar-lhe 500 dólares.
Poderia apontar vários, como a necessidade de pagamento urgente, o não haver um email de contacto para tratar do assunto e muito mais.
Deixo apenas algo óbvio e que me saltou de imediato à vista quando vi a sua mensagem. O endereço de email do remetente é do Gmail e não um oficial da Norton. Que empresa faria isso sem ter um domínio próprio?
Assim, e como diz que não tem o Norton instalado, ignore simplesmente a mensagem. Quanto ao cobrarem os 500 dólares, deixo-lhe uma pergunta: Vão cobrar como? Deu-lhes os dados do seu cartão de crédito?
[Respondido por Pedro Simões]
Como recuperar o desempenho que o Firefox tinha?
Bons dias.
Nos últimos tempos, tenho notado uma diminuição do desempenho do Browser Firefox no meu Sistema Windows 10. Vai daí, efetuei testes com fast.com e meo speedtest e ambos confirmam: Firefox está a funcionar a 50% da velocidade download, embora a de upload se mantenha correta.
O problema parece ser só no Windows – em Linux não há qualquer quebra – e só afeta Firefox. Edge e Brave não apresentam problemas. Em alguns fóruns há quem afirme que ao que parece a Microsoft tem um problema num dos updates que faz com que o Firefox tenha desempenhos inferiores.
Isto é mesmo assim? Se sim, qual o update e se pode ser retirado? Se não, qual a solução, além da obvia – passar a usar Edge e Brave e suspender Firefox em Windows?
Grato pela atenção
João Cortez
Resposta:
João,
Existem várias possibilidades para a origem do seu problema. À partida, e dado que os restantes browsers têm um comportamento normal, vamos colocar de parte uma questão do sistema operativo ou da ligação à Internet.
O que recomendamos é que faça uma limpeza ao Firefox e que crie um novo perfil no browser, sem extensões ou qualquer outro extra.
O processo é simples e passa por aceder a este link com o Firefox e carregar no botão Restaurar o Firefox.
O processo que se segue é rápido e automático, não se perdendo nenhum dado do utilizador. Apenas as extensões e os extras são removidos.
Após isso o seu Firefox deverá voltar aos bons tempos em que era um browser rápido e plenamente funcional.
[Respondido por Pedro Simões]
Que detetor de satélites devo usar para sintonizar a antena parabólica?
Tenho andado à procura de um razoável detector de satélites que me ajude na localização e na afinação do sinal de satélite. Mandei vir um e depois de ter lido tudo a seu respeito, quando o recebo verifico que era só para televisão terrestre (Refiro-me ao (SATLINK WS-6975)
É claro que o devolvi de imediato
Para evitar mais contratempos desta natureza, queria pedir-vos a vossa opinião sobre um detector de satélite que me ajudasse a sintonizar uma antena para o Hispassat.
Eu em casa não tenho problemas porque uma vez sintonizada ficará sintonizada para sempre (???) .
O problema é quando uso uma outra antena numa auto-caravana, e como sabe muda constantemente de coordenadas do satélite.
Sei que há uns aparelhos que têm já memorizados frequências do satélite e quando a antena passa pelo “FEED” do satélite o aparelho dá logo sinal, e dessa maneira nos facilitam as coisas.
Se me permitem o que me dizem do equipamento da StarLin WS – 6960.
O preço não é escaldante e julgo que para os meus fins (amador) que o utiliza quando sai com a caravana e quer ver um pouco de televisão.
Por agora era tudo
Com os meus melhores cumprimentos, desde já vos agradeço toda a atenção dispensada à minha dúvida.
João Rodrigues
Resposta:
João,
A minha recomendação, é o mais simples e barato que pode utilizar, plenamente funcional e de utilização muito simples. Trata-se de um aparelho vulgarmente conhecido por Sat Finder, que pode encontrar à venda por um preço a partir de 5€, e que “apita” sempre que encontra um sinal de satélite, com o devido ajuste de sensibilidade.
É claro que a utilização de um aparelho com esta simplicidade, exige alguma prática da parte do utilizador. Ou seja, é imprescindível que o utilizador tenha a noção de que a orientação da antena está próxima do pretendido (pode conseguir isso facilmente com uma bússola, ao alcance de um smartphone) e depois apenas necessita de fazer uma afinação mais minuciosa para chegar ao ponto exato onde se encontra o satélite. Com prática, esta operação é algo que pode ser feito facilmente em 5 minutos.
É verdade que um aparelho evoluído poderá dar-lhe uma ajuda mais detalhada, mas o mais simples poderá ser a solução mais interessante.
[Respondido por Hugo Cura]
O que poderá estar a causar estes erros no meu PC?
Meus cumprimentos, já por muitos anos que sou leitor diário da vossa página, acho muito útil e oportuna a vossa informação, já por diversas vezes que os vossos conselhos e sugestões foram muito uteis para mim.
Quero pedir vossa ajuda para uma situação que me tem deixado de nervos em franja, tenho um pc com as seguintes especificações:
- Operating System: Windows 10 Pro 64-bit
- CPU: Intel Core i5 10400 @ 2.90GHz Comet Lake 14nm Technology
- RAM: 16,0GB Single-Channel Unknown @ 1197MHz (17-17-17-39)
- Motherboard Micro-Star International Co. Ltd. H410M-A PRO (MS-7C89) (U3E1)
- Graphics:
- LG HDR WFHD (2560×1080@75Hz)
- 4095MB NVIDIA GeForce GTX 1650 (ASUStek Computer Inc)
- Storage
- 111GB KINGSTON SUV400S37120G (SATA-2 (SSD)
- 232GB MAXTOR STM3250310AS (SATA )
Ultimamente tenho tido alguns BSOD como os mais diversos códigos de erro tais como:
- MEMORY_MANAGEMENT
- UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP
- ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY
- DPC_WATCHDOG_VIOLATION
- SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION fltmgr
- PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
Têm surgido de forma aleatória e já se repetiram em algumas ocasiões.
Isto tem sido bastante incomodo pois quase sempre ocorrem quando estou em videoconferência, Zoom, Teams, e em especial ao fazer partilha de ecrã, já aconteceu com o pc a estar somente ligado sem nenhuma tarefa especifica.
Já tentei remover todos os periféricos, sem resultados, atualizei os drivers usando o Driver Booster, tudo na mesma, desinstalei softwares sem resultados, usei uma versão mais antiga do Zoom, tudo igual, repus o pc e nada resulta.
Já usei o comando sfc/scannow e CHKDSK, nada a assinalar.
Como sou anfitrião em algumas das videoconferências isto é insuportável, podem me ajudar a resolver esta (grande) dor de cabeça.
Jorge Castro
Resposta:
Jorge,
Para começar, o que recomendo que faça é evitar de utilizar ferramentas como o Driver Booster para tentar manter os seus drivers atualizados. É possível que, para determinado driver, esteja a ser instalado um driver desadequado, e isso esteja a levar a falhas catastróficas como as que refere.
O que deve fazer é ir buscar cada um dos drivers dos principais componentes ao site oficial do fabricante, e assim ter a certeza de que está a utilizar o driver mais adequado.
Já se isso não resolver o problema e se a provável origem do problema for o hardware, aí poderá ser mais difícil tentar fazer o diagnóstico porque simplesmente não tem peças alternativas para experimentar se o sistema fica plenamente funcional após uma troca de componente de hardware.
Aqui, se possível, começaria pela substituição (temporária) da memória RAM, colocando outro módulo de memória e experimentar. Depois disso pode também experimentar com a placa gráfica.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões