Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Qual o melhor smartwatch para usar no desporto?

Olá boa tarde, desde já agry todas as revisões de equipamentos que vocês vão partilhando. Já me ajudaram antes e peço ajuda de novo de poderem.

Qual o melhor Smartwatch qualidade preço para essencialmente medir pulsações e gasto calórico com maior assertividade??

Pratico desporto de ginásio essencialmente hoje em dia. Agradeço e desejo o melhor pra todos.

Samuel Fonseca

Resposta:

Samuel,

Existem várias propostas para o que quer. Tudo depende do sistema operativo que o seu smartphone tem. Cada um tem as suas propostas, dedicadas a essa função.

Caso o seu smartphone seja um iPhone, a escolha então é óbvia. Terá mesmo de ser um Apple Watch.

Caso estejamos a falar de um Android, então tem mais propostas, de igual qualidade. As propostas melhores estão nos Samsung ou nos Huawei.

Qualquer uma dessas marcas têm o smartwatch que procura e que vão medir os dados dos exercícios físicos que realiza.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso fazer o diagnóstico do disco do meu NAS?

Bom dia comunidade Pplware, tenho a trabalhar à três anos uma NAS Western Digital My Cloud Home 3TB.

Há alguma possibilidade de fazer o diagnostico do disco?

Obrigado,

Francisco Santos

Resposta:

Francisco,

O seu NAS tem disponível uma interface de gestão e que poderá usar para conseguir fazer essa avaliação.

Do que a Western Digital tem como informação, existe na interface de administração uma zona dedicada a fazer a avaliação da saúde dos discos.

Estes testes têm 3 níveis de profundidade e permitem ter acesso a mais ou menos detalhe: Quick, Full ou System.

Toda a informação está nesta página do suporte da Western Digital, onde é explicado como fazer os testes e ler a informação.

[Respondido por Pedro Simões]


Como desligar no Spotify as propostas de músicas?

Como descativar musicas sugeridas no Spotify?

Quando tento ouvir um Album, o Spotify me sugere outras musicas, como se fosse uma playlist. Gostava de saber se é possivel fazer o Spotify parar de me recomendar musicas.

Tino

Resposta:

Tino,

Essa é uma função do Spotify que muitos consideram interessante e que dá acesso a muitos novos artistas e a novas músicas.

Naturalmente que nem todos precisam de gostar dessa funcionalidade, como é o seu caso. O Spotify tem para esses casos a solução.

Basta aceder às definições do Spotify e desativar a opção Autoplay. Dai em diante, o comportamento que descreveu irá desaparecer.

Se quiser uma descrição mais detalhada, veja o nosso artigo abaixo, em concreto no ponto 1:

[Respondido por Pedro Simões]


Que SSD devo comprar para o meu PC?

Boa noite!!!!

Estou querendo, colocar um HD SSD 128 GB, em meu computador.

Porem como não tenho muito conhecimentos, sobre o assunto, queria saber se a PPLWARE, me daria uma ideia do que adquirir.

Uso o computador, para pequenos serviços e estudos da minha neta.

Me falaram, para comprar o HD da KINGSTON, por ser um ótimo produto.

Mesmo lendo matéria de você(s), fica difícil para um leigo, entender as explicações técnicas.

MEU COMPUTADOR:

  • PROCESSADOR: AMD A4 7300 APU WITH RADEON HD GRAPHICS 3.880 GHz
  • MEMORIA INSTALADA: 4.00 GB (UTILIZÁVEL 3.45GB)
  • SISTEMA OPERACIONAL: 64 BITS

Atenciosamente,

Fernando Braga

Resposta:

Fernando,

Sim, caso o seu computador ainda utilize um disco rígido mecânico (pratos com material magnético) para correr o sistema operativo, terá um aumento de performance muito relevante se fizer uma migração para uma drive SSD.

As drives SSD da Kingston têm uma excelente relação qualidade/preço, nomeadamente a série de entrada A400, apresentando também resultados bons quanto à fiabilidade. Portanto sim, apoiamos essa sugestão.

No entanto, e considerando que o preço das drives SSD está relativamente baixo neste momento, recomendo que considere adquirir uma drive de 240GB, pois os 120GB (ou 128GB) serão muito limitados pensando a médio prazo.

Quanto à questão técnica, trata-se de uma drive de 2.5” com interface SATA, pelo que deve garantir que tem disponível uma porta SATA na motherboard. Depois de o ligar, poderá optar por instalar um sistema operativo de novo, ou fazer a migração do HDD para SSD, utilizando uma das muitas ferramentas disponíveis online.

[Respondido por Hugo Cura]


Como resolver este erro de sincronização do Windows?

Meus caros amigos depois de andar a informar-me na microsoft para o problema de cópia de segurança em que nada resolveu como sempre quando nós precisamos de ajuda.

O assunto é o seguinte a minhas cópias de segurança á 2 semanas que me dá erros como, Erro (status_wait_2 (080070002)) c:\users\Matos-pc\pictures\camera roll11\Beja 09/04/2021

UM abraço

Mateus Guimarães

Resposta:

Mateus,

Antes de mais, a sua questão carece de alguma informação. Não é claro o recurso que está a utilizar para fazer essa cópia de segurança (será o OneDrive?!) e também não especifica que conteúdos tem a sincronizar nessa cópia.

Em todo o caso, a informação que refere, acerca do problema estar a acontecer há cerca de 2 semanas, é um indicador relevante: é possível que se deve à mudança de horário. Se por alguma razão, a hora do computador não é a esperada pelo servidor, ou vice-versa, então poderá haver um problema de sincronização. Portanto, se este for o caso, só precisa de se certificar que tem corretamente definido o fuso horário no seu computador.

Se a sugestão anterior não resolver, a solução poderá passar por restaurar as definições do OneDrive (acreditando que é essa a ferramenta em utilização), ou mesmo procurar reinstalá-lo.

Assim, para restaurar as definições, pode aceder ao Executar do Windows (teclas de atalho Win + R) e executar o seguinte comando: %localappdata%\Microsoft\OneDrive\onedrive.exe /reset Depois, volte a fazer login e a verificar se ficou resolvido. Caso contrário, reinstale o OneDrive.

Além destas soluções, podem haver ainda outras, pelo que é extremamente difícil apresentar uma solução com a certeza de que irá funcionar, pois existem imensas variáveis que podem fazer desencadear esse problema.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ligar um disco ao meu router da Vodafone?

Bom dia.

Usei o vosso tutorial para partilha de um disco externo ao router da Vodafone e correu tudo bem, mas tenho uma pequena dúvida.

O disco externo continua sempre ligado. A luz está acesa. De alguma maneira isto não é prejudicial para o disco.

Estou a falar de um com ligação à corrente, mas também de outra opção só com alimentação pela porta USB.

Obrigado.

Luis Talete

Resposta:

Luís,

O facto do LED indicador de funcionamento estar ligado, não é necessariamente mau, até porque há diferentes modos de funcionamento.

Se o dispositivo onde está ligado o disco tiver um bom controlo energético, irá colocar o disco num estado de poupança de energia (que também poupa a vida do disco), fazendo o que se chama da “spin-down”, onde o disco para de funcionar mecanicamente (o prato deixa de rodar) mas todo o resto está em funcionamento, poupando assim energia e também a vida do disco.

Isto significa que está pronto a funcionar em qualquer momento, basta que receba um pedido de leitura ou escrita, e a unidade controladora dará a ordem de novo arranque. Normalmente, existe um tempo a partir do qual o disco entra no estado de poupança de energia, tipicamente 20 minutos depois de estar sem atividade.

Por outro lado, se o disco estiver sempre a rodar, se nunca parar, o consumo energético será naturalmente maior e as horas de funcionamento continuarão a aumentar, sendo que a vida útil será reduzida. Podemos dizer que, desta forma sim, será prejudicial para o disco.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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