Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O Windows Defender e a Firewall do Windows são suficientes?

Bom dia,

Tenho um pc com processador AMD 6 5600, 16 GB de memória RAM, 1TB disco rígido… sistema operativo Windows 10.

Não tenho antivírus ou firewall instalados, excepto o Windows Defender e a Firewall do Windows. Serão estas aplicações suficientes e seguras?

Tenho uma utilização que utilizo com alguma frequência software de edição de vídeo e imagem, bem como utilização de internet nomeadamente no Google Chrome, não pretendia um software antivírus ou firewall que me fosse tirar capacidade de processamento ou de memória RAM e tendo em conta preço/qualidade.

Obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos,

Luís Serra

Resposta:

Luís,

As soluções da Microsoft estão cada vez mais maduras e conseguem dar aos utilizadores uma segurança efetiva e ao nível do que a concorrência oferece.

O facto de virem de dentro da casa que cria o Windows 10 dá a garantia de que há uma integração muito maior e que o acesso a áreas mais sensíveis é mais simples.

Assim, e em jeito de resumo, consideramos que a firewall do Windows e o Windows Defender são suficientes para garantir a segurança de um sistema padrão.

Lembro, no entanto, que também deverá partir do utilizador o cuidado com o acesso a certos sites e a tomada de medidas simples para impedir a entrada de problemas no PC.

[Respondido por Pedro Simões]


Que ROM posso usar no meu smartphone que parou no tempo?

Bom dia.

Vinha vos pedir informação, se poderei actualizar o software, para o Aquaris M10 FHD, está na versão 6.0 2017, junto imagem,
e sendo ele uma máquina com muita qualidade, gostaria de o poder fazer, ou por alguma versão da marca ou com aquelas Rom’s customizadas.

Agradecia informação

Obg.

Fernando

Resposta:

Fernando,

De facto, há muitos smartphones de excelente qualidade que ficam “pelo caminho”, simplesmente porque os fabricantes deixam de dar suporte e de investir na continuidade do desenvolvimento. Nesse caso em específico, da BQ, a marca já acabou, e não seria de esperar qualquer continuidade no suporte, ainda por cima tratando-se de uma marca “não premium”.

Indo ao que interessa, oficialmente não existem versões mais recentes que essa, mas sim, há ROMs não oficiais mais recentes.

A antiga Cyanogenmod, agora chamada de LineageOS, infelizmente não suporta esse modelo, mas foram produzidas ROMs ainda Cyanogenmod, com estabilidade aceitável:

Na verdade, trata-se de uma ROM baseada no Android 6.0, o mesmo que tem atualmente, no entanto está bastante mais evoluída na interface e em funcionalidades.

As instruções para instalação da ROM estão referidas no link anterior, no entanto, é necessário que o smartphone tenha instalada a recovery TWRP. Para o fazer, basta recorrer às instruções existentes neste link:

Note que, antes de fazer qualquer um dos procedimentos, será necessário fazer cópia de segurança dos dados e ficheiros (fotos e vídeos), pelos menos do que não está sincronizado com outras contas.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque a minha Xiaomi Box S não se liga ao Wi-Fi?

Boa tarde,

Comprei uma box Xiaomi S o problema é que passadas 2 semanas deixou de reconhecer o Wifi da minha casa passando só a reconhecer a dos vizinhos,já reiniciei varias vezes a box e o router mas simplesmente não reconhece.

Já tiveram alguma situação parecida?

Cpts

Filipe Lima

Resposta:

Mário,

Poderá haver uma razão para que isso esteja a acontecer, dependendo do tipo de rede que esteja a utilizar. Mas primeiro que tudo, é importante verificar se isso acontece apenas com a box, onde deve experimentar ligar-se à mesma rede com outro dispositivo Wi-Fi.

A razão é a seguinte: se estiver a utilizar uma rede Wi-Fi 5 GHz, é possível que o router tenha selecionado automaticamente um canal com uma compatibilidade mais reduzida entre dispositivos. Por razões de compatibilidade com todos os mercados, e as respetivas licenças nas gamas de frequência, há canais (geralmente nas frequências mais altas/baixas) que não funcionam em todos os dispositivos.

Se for esse o caso e se o router não permitir selecionar manualmente o canal a utilizar, a solução poderá passar por reiniciar o router (mais que uma vez, se necessário), para que ele selecione automaticamente outro canal Wi-Fi. Se isso resolver, mantendo o router, não há forma de fazer com que não volte a acontecer, pois trata-se não só de uma limitação da box, como do router.

[Respondido por Hugo Cura]


Que app estanha é esta que aparece no meu Windows?

Boa tarde venho pedir uma informação sobre o Windows 10

No arranque do meu PC quando aparece o ambiente de trabalho passados alguns segundos aparece umas janelinhas durante alguns segundos depois desaparecem e o PC trabalha sem problemas mas inquieta-me pois não sei o que é .

Vou mandar umas fotos que tirei com captura de ecrã.

E tem este símbolo que ampliei

Se me puderem esclarecer agradeço………..

Obrigado

João Francisco

Resposta:

João,

Esse símbolo é o ícone padrão de uma aplicação criada com o Visual Studio. Ou seja, quem criou a aplicação, não teve preocupação em escolher outro ícone além do que está definido por omissão. Isso não significa necessariamente que se trate de uma aplicação maliciosa, mas é possível que não seja uma aplicação que tenha adicionado intencionalmente, pelo que é importante que se certifique do que se trata.

Deve então verificar quais as aplicações que estão a iniciar automaticamente com o arranque do computador. Faça-o em 2 sítios:

Há ainda um desencadeador de serviços no arranque, mas tudo indica que no seu caso não se tratará de um serviço, pelo que deverá encontrar essa aplicação listada nas sugestões dadas.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Windows 7 não arranca, sabem porquê?

Boa noite,

tenho um notebook com Windows 7 instalado, que estava funcionando normalmente. De uns dias para cá ele não inicializa mais, permanecendo em uma tela preta. Antes de entrar na tela preta, ele exibe a mensagem “Server initialization failed with an error: 0xe001003e”.

Pesquisando na internet encontrei vários relatos sobre esse erro, colocando como causador, o AVG.

Já tentei inicializar nos 3 modos de segurança: Sem rede, Com rede e Prompt de Comando, sem sucesso. Permanece parado na tela preta.

Em qualquer dos modos de segurança que tento iniciar, são listados os arquivos que estão sendo carregados até parar a carga exibindo, nas últimas linhas da tela, arquivos do AVG, para depois entrar na tela preta.

Como poderia eu, através de um pendrive por exemplo, dar boot e desinstalar o AVG ou inibir sua inicialização (msconfig)? Ou teria outra forma para resolver o problema?

Não sei se consegui me fazer entender.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Euclides Machado

Resposta:

Euclides,

Uma forma que poderá usar para arrancar o Windows 7 é usar um cd deste sistema e arrancar em modo de reparação. 

Uma vez dentro desse modo, deve chamar uma janela de terminal DOS e executar o comando seguinte:

Este irá resolver os problemas que existam no sistema operativo e provavelmente tratar da situação que relata.

Uma vez terminado o comando sfc, deverá reiniciar o computador normalmente e já deverá ter acesso normal ao mesmo.

A recomendação é que atualize o AVG e que se possível abandone o Windows 7, uma vez que este sistema já perdeu o suporte da Microsoft e poderá estar exposto a problemas de segurança.

[Respondido por Pedro Simões]


Alertas de segurança no browser, porque tenho estas mensagens?

Bom dia,

Estou a deparar-me com um problema no acesso a determinados web sites no windows 10, não tenho anti-vírus uso apenas os recursos do windows para protecção e esta semana não consigo aceder a vários sites que até então acedia sem qualquer problema.

Por exemplo o portal das finanças… Diz-me no url que é inseguro, e mais abaixo que a minha ligação não é privada (estando e sendo o portátil únicamente para uso em casa e na rede de casa), e que estou a usar a protecção padrão sugerindo usar a melhorada mencionando um link de acesso o menu de opções de segurança…

Desactivei algumas opções de segurança mas nada, dá o mesmo erro…

Têm conhecimento desta situação? Sabem como resolver? É que me está a limitar bastante.

Obrigado

Marco Sousa

Resposta:

Marco,

Existem várias causas para esse problema, havendo no entanto necessidade de alguma informação mais concreta para que seja possível fazer um diagnóstico mais preciso.

Em primeiro lugar podemos apontar o dedo ao browser, que não refere qual é. Este poderá ter uma extensão que cause esse problema, tendo a mesma sido atualizada nos últimos dias e assim apenas apresentando o problema agora.

Para despistar o problema, deve lançar o browser sem qualquer extensão ativa. No caso do Chrome e derivados, deve adicionar as seguintes flags ao atalho de arranque do browser:

Caso seja o Firefox, poderá seguir as seguintes instruções da Mozilla.

Outra possibilidade é fazer o restauro do browser, o que eliminará os dados todos e colocá-lo como se tivesse sido instalado no momento:

Abandonando o browser, teremos de olhar para o próprio sistema operativo. Aqui temos de ver se não existe uma app maliciosa a colocar-se entre o browser e o sistema operativo, que tente raptar a sessão.

Uma última dica, e aqui encontra quase de certeza a fonte do seu problema, é que veja a data/hora da máquina.

Na grande maioria dos casos o problema está mesmo aqui. Ao ter uma data errada, provavelmente no passado, o browser acusa problemas, ao ver que o certificado usado está no futuro.

Caso seja este o problema, acerte a hora ou mude a pilha do PC porque esta perdeu a vida útil e não consegue manter a data na máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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