Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como instalar os serviços Google num Huawei Mate 40 Pro?
- O meu iPad não toca música pela coluna Bluetooth, porquê?
- Como ter o Android Auto a funcionar corretamente no carro?
- Como usar a impressora agora que o Flash desapareceu?
- A minha impressora não funciona, como devo proceder?
- Que doca posso escolher para usar no meu portátil?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como instalar os serviços Google num Huawei Mate 40 Pro?
Bom dia,
eu tenho o Mate 40 pro e queria instalar os serviços Google como vos disseste mas aparece isto que tenho de fazer.
É preciso ligar ao computador ou algo igual
Obrigado
Maurício Gomes
Resposta:
Maurício,
A única forma atualmente conhecida para que seja possível instalar os serviços da Google num smartphone Huawei é a que apresentamos no artigo abaixo:
Chamamos, no entanto, à atenção que mesmo esta não pode ser usada em todos os equipamentos, em especial os que tiverem a mais recente versão do firmware instalada.
Assim, o que recomendamos é que teste a receita apresentada e que veja se consegue instalar estes componentes no seu Huawei Mate 40 Pro.
Por outro lado, o que recomendamos também que veja todos os nossos artigos sobre software e apps da AppGallery e tente usar a sua máquina sem qualquer dependência da Google.
O Petal Search é atualmente uma ferramenta que dá acesso a quase tudo e onde consegue obter quase todas as apps, de fontes fidedignas.
[Respondido por Pedro Simões]
O meu iPad não toca música pela coluna Bluetooth, porquê?
Boa tarde,
Comprei uma coluna bluetooth e sempre funcionou bem.
Ao emparelhar com um iPad deixou de se ouvir som, mas o emparelhamento continuou.
As luzes ligam mas não se ouve som nenhum.
Podem ajudar?
Obrigado
Resposta:
Rui,
Não existe uma razão lógica para que essa coluna bluetooth não funcione ligada ao iPad. Se, como disse, esta funciona corretamente noutros dispositivos, então tem também de funcionar ai.
O que recomendamos é que remova a ligação bluetooth que existe entre a coluna e o iPad e que repita o processo de emparelhamento.
Depois, deve aceder à app de onde quer ouvir música e fazer o processo normal. Ou seja, escolher a música e depois o dispositivo por onde quer que esta seja ouvida.
Deixamos abaixo um link da Apple onde todos estes processos são explicados de forma detalhada e que lhe pode servir de apoio:
[Respondido por Pedro Simões]
Como ter o Android Auto a funcionar corretamente no carro?
boa noite.
a mim o que me acontece agora é que ao ligar o waze do meu note20 ao sistema android do carro corta logo o som do radio …ficando sem radio …
Como resolver ?
Resposta:
Esse pode, na verdade, não ser um problema e sem sequer ser algo do Waze.
No meu caso, e quando uso o Android Auto, ele associa sempre à fonte que estiver ativa. Ou seja, se eu ligar o smartphone e ele antes estivesse com o Spotify, ele vai lançar e sobrepor-se ao rádio. O oposto acontece também.
A solução nestes casos é ir às definições do infotainment do carro e mudar a fonte (radio ou USB) para a que quero ouvir.
[Respondido por Pedro Simões]
Como usar a impressora agora que o Flash desapareceu?
Com o anunciado fim do Flash Player fiz a remoção do mesmo.
Verifiquei agora que o aplicativo da minha impressora não funciona ficando assim impossibilitado de digitalizar e de aceder às definições de impressão e digitalização.
Existe forma de recuperar o Flash Player?
Obrigado
Luis Almeida
Resposta:
Luís,
Infelizmente a resposta terá de ser Não. O Flash foi embora de vez e não volta novamente. A própria Adobe está a desativar as apps e os conteúdos, impedindo que este seja usado.
Quanto à app que deixou de funcionar, terá de procurar no site do fabricante por uma alternativa que não funcione com Flash. Caso não exista, deverá contactar o suporte da mesma.
Outra alternativa é usar as apps do Windows para fazer a captura das imagens do scanner. Não é o mesmo que através da app da impressora, mas não o limita na sua utilização.
Quanto à impressão, neste caso, pode usar o driver genérico do Windows e fazer toda a gestão por aí. Deixamos abaixo as instruções da HP, mas que devem funcionar na maioria dos casos.
[Respondido por Pedro Simões]
A minha impressora não funciona, como devo proceder?
Grato pelo apoio que já me têm prestado, volto, de novo a solicitar a v/ atenção.
Tenho uma impressora multifunções HP F2420, já com 10 anos, mas que serve perfeitamente para o diminuto uso que lhe dou.
Acontece que desde há alguns dias, ao ligá-la, a central de soluções inicia mas termina com um ecran, cuja imagem junto. Já fiz uma reinstalação limpa do Windows10 para a versão 20H2, mas o problema mantem-se.
No site de suporte da HP não encontro nada de relevante. Leio alguma coisa relacionada com o fim do Adobe Flash Player mas, soluções, nada.
A HP não terá a obrigação de solucionar este problema ?
Agradeço, reconhecido, a vossa atenção
Adelino Almeida
Resposta:
Adelino,
A origem do problema é efetivamente o fim do Adobe Flash Player, em vigor desde o passado dia 12 de janeiro.
Essa é uma central de soluções para produtos já descontinuados, pelo que é provável que a HP não dê qualquer suporte no sentido de corrigir o problema. No entanto, há forma de contornar esta situação.
Uma primeira solução consiste na desinstalação completa do Adobe Flash Player e depois na instalação da ferramenta HP Printer and Scanner Doctor com a desativação dos serviços de update do Adobe Flash Player.
Para tal, deve:
- ir à pasta C:\Windows\System32\Macromed\Flash e executar como administrador o ficheiro FlashUtil_ActiveX, clicando depois em Uninstall
- eliminar as pastas Flash e Temp, no caminho C:\Windows\System32\Macromed
- ir à pasta C:\Windows\Syswow64\Macromed\Flash e executar como administrador os ficheiros FlashUtil32_32_0_0_465_Plugin e FlashUtil_ActiveX (um de cada vez), clicando depois em Uninstall
- eliminar as pastas Flash e Temp em C:\Windows\Syswow64\Macromed
- fazer o download e instalar a ferramenta HP Printer and Scanner Doctor: https://support.hp.com/us-en/help/printscandoctor
- desativar os serviços de atualização do Adobe Flash, que existam no Arranque do sistema e nos serviços; para tal, deve aceder ao Gestor de Tarefas (Iniciar > Gestor de Tarefas) e, no separador arranque, desativar o Adobe Updater; da mesma forma, no ferramenta Serviços (Iniciar > Serviços), abrir as propriedades do serviço Adobe Acrobat Update Service (se existir), parar o serviço e em Tipo de arraque definir como Manual.
- Feito
A segunda solução, eventualmente mais simples, é a instalação de outras ferramentas HP, mas que levam ao mesmo resultado. Deve fazer o download e instalar as seguintes ferramentas:
- HP Scan and Capture: https://www.microsoft.com/en-us/p/hp-scan-and-capture/9wzdncrfhwl0?activetab=pivot:overviewtab
- HP Scan Extended: ftp://ftp.hp.com/pub/scanners/HPScanExt/HPScanExt.msi
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Que doca posso escolher para usar no meu portátil?
Boa tarde,
Solicito a vossa ajuda para o seguinte:
Tenho uma actividade comercial que me leva a ter um pc portátil (hp) para andar em serviço externo!
No entanto no escritório tenho um monitor e mais alguns periféricos como por exemplo teclado, rato entre outros!
Sempre que tenho que ligar o portátil a tudo isto questiono se não haverá alguma Dock que permita ligar tudo isto só com um cabo e todos os periféricos permanentemente ligados à Dock.
Pergunto se ainda é possível ligar a essa Dock outros pcs de outras marcas ?
É possível?
Obrigado
Nuno Correia
Resposta:
Nuno,
Sim, é perfeitamente possível e, até, recomendável que o faça.
Existem imensos tipo de Docks, onde as mais completas funcionam por USB 3.0 (tipo A ou tipo C) e incluem todos os periféricos, incluindo porta ethernet gigabit, porta HDMI, porta VGA, leitor de cartões, jack 3,5, outras portas USB, entre outros.
Veja um exemplo da variedade na Amazon: https://amzn.to/2YMnZHU
Uma das grandes vantagens destas Docks para os computadores que carregam por USB Tipo C, é a possibilidade de ter que ligar um, e apenas um, cabo USB Tipo C ao PC, e tudo fica funcional. É o carregador do PC que alimenta a Dock, e toda a informação e a alimentação utilizam apenas um cabo. Mais prático que isto, não há.
E sim, é compatível com qualquer computador, desde que tenha porta USB.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões