Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Ajudem-me que o Assistente Google ainda não funcoina
- Problema do Windows Hello ainda está presente! Ajudam?
- O Outlook passa o tempo a pedir as passwords, porque será?
- Preciso da vossa ajuda para alargar a rede da MEO em casa
- Como consigo ligar um HomePod a uma TV Samsung?
- Devo instalar já a nova atualização do Windows 10?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Ajudem-me que o Assistente Google ainda não funcoina
Bom dia,
Volto, novamente, com o problema do comando “ok google”.
Já tinha a configuração, que me apresentaram, selecionada.
Mas independente de ter a opção configurada continuo sem poder usar o comando.
Mais uma vez, um muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Manuel Silva
Resposta:
Manuel,
Depois de tentar confirmar todas as opções que poderei ter alteradas face às definidas por omissão, verifiquei que há realmente uma condição determinante para que o sistema funcione: o idioma para falar com o assistente.
Assim, nas Definições da app Google, deve ir a Assistente Google > Idiomas, e alterar para English (United States). Dessa forma, quando voltar à opção Voice Match, já estará referido com Hey Google e terá a descrição acerca da utilização com o ecrã desligado. Ao ativar a opção, terá ainda que seguir uma pequena configuração do assistente.
Parece uma opção importante demais para que não tenha sido referida na resposta anterior, mas o facto é que sempre utilizei o idioma em inglês, para ter acesso completo ao assistente, e admiti-a como já definida.
Fica o esclarecimento, e a ajuda para quem também quiser terminar esta configuração começada no consultório anterior.
[Respondido por Hugo Cura]
Problema do Windows Hello ainda está presente! Ajudam?
Boa noite,
Depois de tentar todas as dicas do Consultório, não consegui repor o Windows Hello.
Os meus cumprimentos,
Júlio Sampaio
Resposta:
Júlio,
Há um qualquer problema nesse Surface e que está a causar o problema. A causa mais provável é haver uma falha com os drivers e que limitam que o Windows Hello funcione de forma perfeita.
Verifique se tem alguma atualização pendente, quer do Windows 10, quer do hardware presente. Caso esteja presente, faça a sua instalação para tentar solucionar o problema que tem.
[Respondido por Hugo Cura]
O Outlook passa o tempo a pedir as passwords, porque será?
Gostaria que se possivel me ajudassem numa duvida / resolução de problema
Fiz atualização do windows 10 recentemente.
Após a atualização, verifico que as Passwords que estavam guardadas por exemplo no OUtlook ( tenho o Office 365 instalado na máquina ) e cada vez que reinicio o programa. obriga-me a pôr as passwords de todas as contas de email que tenho configuradas no Outlook , o que estranho
Há vários anos que utilizo o outlook , e após a configuração inicial da conta email , cada vez que voltava a entrar no outlook bastava fazer “Enviar/Receber” e os emails eram transferidos. Agora, sempre que reinicio a maquina tenho que colocar as passwords em todas as contas.
Esta situação acima descrita apenas se verificou após atualização do windows 10.
Atentamente,
André Abreu
Resposta:
André,
Esse é um problema conhecido da versão 2004 do Windows 10, lançada em maio passado.
Após um reinício do computador, as passwords são esquecidas. O problema está relacionado com uma API de Data Protection e, embora o Windows não tenha corrigido o problema, existem pelo menos uma solução que pode testar.
Trata-se de uma solução que resolve o problema para a maioria dos utilizadores, que consiste em converter a conta Microsoft para uma conta local, e depois voltar a converter novamente para uma conta Microsoft:
- Ir a Iniciar > Definições > Contas
- Clicar em “Iniciar sessão com uma conta local em alternativa”; confirmar a ação
- Reiniciar o computador
- Ir a Iniciar > Definições > Contas
- Converter a conta local novamente para conta Microsoft
A partir daqui, o problema deverá ficar resolvido.
[Respondido por Hugo Cura]
Preciso da vossa ajuda para alargar a rede da MEO em casa
Boa tarde,
tentei por aqui esta questão no forum da meo mas sem sucesso daí tentar aqui a que respondessem há minha questão.
Quero mudar uma box da meo cabo que está na sala para o quarto mas não tenho possibilidade de passar um cabo Ethernet para lá ou seja queria instalar um repetidor para apanhar o sinal por wifi e ligar a box ao repetidor a minha dúvida é saber se a box funciona ou se a box precisa estar ligada diretamente ao router.
Pedro Mesquita
Resposta:
Pedro,
A box, para funcionar, tem necessariamente que utilizar uma ligação ethernet gerida pelo router. Isso não significa que tenha de ser uma ligação direta da box ao router, sendo que a comunicação poderá passar por outros meios.
Há duas soluções:
- a mais fiável, será utilizar dispositivos Powerline. Estes dispositivos são capazes de utilizar a rede elétrica da casa como meio de propagação da rede de dados, não sendo assim necessária a passagem de cabos adicionais.
- utilizar 2 repetidores de sinal Wi-Fi com ethernet, com o objetivo de se ligarem entre eles via Wi-Fi, e a box e o router ligarem-se via ethernet a cada um deles. Nem todos os repetidores podem ter esta capacidade, pelo que a primeira sugestão será mais acertada.
Em ambos os casos, deve ser sempre o router a gerir a rede, e não os dispositivos a criarem a sua própria rede.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo ligar um HomePod a uma TV Samsung?
Boa noite,
sabem me informar se o HomePod(maior) permite emparelhar via Bluetooth ou AirPlay com smarTV Samsung?
Miguel Leite
Resposta:
Miguel,
Infelizmente não temos as melhores notícias para lhe dar. O que pergunta não é possível e mesmo que sejam emparelhadas, não vão transmitir som.
Para confirmarmos esta ideia o Pplware testou esse cenário e simplesmente não foi possível fazer o emparelhamento.
No caso do AirPlay2, este limita-se à transmissão de vídeo e como tal não irá funcionar como pretendido.
No caso do Bluetooth, como ambos vão ter o papel de transmitir o som, este emparelhamento nem sequer deverá funcionar.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo instalar já a nova atualização do Windows 10?
Olá Pplware,
Reparei no vosso artigo que chegou mais uma atualização do Windows 10 e que está pronta para instalar.
Escrevo-vos porque tenho algumas dúvidas sobre esta novidade e sobre a forma como se está a comportar.
As passadas atualizações nem sempre correram pelo melhor e queria evitar problemas com o meu computador, que me faz falta diariamente.
Assim, deixo aqui uma questão direta e objetiva:
Devo instalar esta atualização ou aconselham que espere mais uns dias até que esteja livre de problemas?
Aguardo a vossa resposta para saber se carrego no botão de instalar as atualizações ou se a meto em pausa.
Muito obrigado pela vossa resposta.
Marta Machado
Resposta:
Marta,
Efetivamente a mais recente atualização do Windows 10 está presente e pronta para ser instalada por todos os utilizadores.
Esta chegou esta semana e traz um conjunto de novidades, a maioria delas gráficas ou de funcionalidades para os utilizadores.
Sendo uma versão sem correções ou alterações no seu interior, está aparentemente livre de problemas e como tal poderá ser instalada sem qualquer limitação.
Não foram, até agora, detetados problemas que impeça«ão a sua utilização, com a excepção de algumas situações pontuais.
Assim, a nossa recomendação é que clique no botão para fazer a atualização e que instale a nova versão. Esta deverá decorrer de forma muito rápida.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões