Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Há solução para as contas @zonmail.pt e @netcabo.pt?

Boa tarde Caríssimos,

Já lá vão mais de dois meses que as contas @zonmail.pt e @netcabo.pt, não são possíveis de configurar no Outlook. São detetadas mas não configuram nem automaticamente nem manualmente.

Falei com a Microsoft há cerca de 2 meses que me informou que era um problema com o servidor que em breve seria resolvido. Passado todo este tempo continuamos na mesma.

Agradeço que me informem se existem alguma soluções para por fim a este problema. Há inúmeras pessoas ( penso que todas) que utilizem estes endereços com as mesmas dificuldades..

Os meus agradecimentos

Martins

Resposta:

Martins,

Este é um problema que ainda não foi devidamente esclarecido e aparentemente nem a causa foi identificada.

Do que é possível ler nos fóruns da NOS e da Microsoft, o problema parece estar na parte oposta, sem que surja uma solução visível.

A maior recomendação que podemos encontrar é que o email seja acedido e lido pelo browser, ou seja, usando o webmail.

Se para muitos esta poderá ser suficiente, para outros não é o desejado. Assim, existe uma receita criada pela NOS e que resolve aparentemente o problema e permite consultar o email pelo Outlook.

Poderá consultar esta solução no link abaixo, devendo seguir os passos apresentados:

Ainda assim, deverá apresentar uma reclamação tanto na NOS como na Microsoft, para que o problema seja resolvido definitivamente.

[Respondido por Pedro Simões]


Mas afinal o que se passa com o Android Auto e as suas apps?

Bom dia.

Parece estar a haver um retrocesso com o Android Auto. Uso-o diariamente com Waze no meu One Plus Nord, e já tinha problemas quando era para ler mensagens que aparecia sempre “uma Inglesa a tentar falar portugues”, mas agora o Google Assistant funciona mal, ou não funciona de todo, não envia mensagens, nem whatsapp nem texto, e o Waze parece perder o sinal GPS com facilidade.

Mas se usar sem o Android Auto, tanto o GA como o resto, funciona normalmente.

A ultima versão do AA vem com defeito? O MMI do automovel precisa de atualização? A OnePlus fez alguma atualização que estragou o sistema? E nesse caso a Google vai lançar nova versão do AA para resolver situação?

Obrigado

Cumprimentos

Resposta:

João,

Têm existido muitos problemas com o Android Auto nos últimos tempos. Este parece que simplesmente deixou de funcionar bem, tendo a Google ainda que resolver muitos problemas.

Ao mesmo tempo, as próprias apps como o Waze parecem também estar a funcionar mal mo Android Auto, o que apensa piora as coisas.

O que recomendo é que vá atualizando o Android Auto (da forma que conseguir) e as apps que ali correm.

Parece pouco provável que a Google vá manter essa situação por muito mais tempo e como tal irá de certeza ser resolvido num curto espaço de tempo.

Não precisa de qualquer outra atualização a nenhum componente, tudo estará no Android Auto e nas apps como o Waze.

[Respondido por Pedro Simões]


Como usar um teclado estrangeiro no Android?

Boa tarde,

Por engano comprei um teclado para tablet em espanhol e quando me apercebi ja nao dava para trocar. Como posso fazer para que o teclado nao escreva em espanhol?!

Grata pela atenção

Cumprimentos

Beatriz Martins

Resposta:

Bratriz,

O teclado irá escrever no idioma que definir, tendo apenas de ser configurado o SO do Tablet para o correto.

Uma vez que não indica qual o modelo e a marca, vamos assumir que estará a usar um Android, com uma versão recente. Dentro das Definições deste SO devreá escolher a opção Sistema e depois Idioma e entrada. De seguida, deverá escolher a opção Mais configurações do método de entrada, onde encontrará finalmente a possibilidade de configurar o Teclado físico.

Aqui vai depois ter os teclados disponíveis, devendo indicar o idioma a usar em cada u. Só precisa mesmo de escolher o idioma português.

Lembre-se, no entanto, que a disposição das teclas não será a que está a ver, mas sim as de um teclado em português.

Treine um pouco com esse teclado e vai rapidamente habituar-se a escrever e a reconhecer a posição das teclas.

[Respondido por Pedro Simões]


É possível escolher camiões como o veículo no Waze?

Olá,

Não vejo como indicar no Waze veículos maiores, ex autocaravanas, que têm variadíssimas dimensões, mas são sempre maiores que os ligeiros.

Obrigado

Resposta:

Como poderá ver, apenas tem a possibilidade de escolher um de 4 tipos de veículos e a sua representação é sempre com carros ligeiros.

A única exceção é a mota, mas mesmo esta não é comparável a qualquer um dos que indica.

O que nos parece é que não tem a ver com a dimensão do veículo, mas sim com a função do mesmo e a rota que melhor lhe vai servir.

Como exemplo, temos os elétricos, que vão de certeza ter rotas que tentam fazer com que circulem próximos de pontos de carregamento.

Da mesma forma, os Táxis vão provavelmente poder fazer uso de corredores de BUS nas suas rotas.

Assim, encare essa opção como uma otimização de rota para os tipos de veículos e não uma forma de o fazer para a categoria do veículo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo recuperar o meu disco que avariou?

Boa tarde,

agradeço que me informem do seguinte: tenho um disco externo onde tenho milhares de fotos e documentos e há dias ao ligar à corrente queimou-se o terminal e nunca mais consegui aceder ao disco.

Existe forma de recuperar a informação ou o disco sem gastar “fortunas”.

Agradecia informação.

João Miranda

Resposta:

João,

Essa é uma pergunta com uma resposta difícil, porque há mais coisas a analisar.

Primeiro que tudo, sim, é verdade que um profissional poderá levar caro, principalmente quando há a necessidade de uma intervenção profunda para aceder aos dados… mas há muitos dados que “não têm preço”, e o que parece uma fortuna pode afinal ser um preço justo.

Olhando então a uma possível solução, tudo passa por perceber o que aconteceu exatamente, o que originou o “terminal queimar-se”… só essa informação não é esclarecedora. Se for alto relativo à caixa em si, a primeira abordagem é tentar perceber se o transformador está funcional e se está a chegar alimentação corretamente ao disco. Para tirar dúvidas, basta abrir a caixa, retirar o disco e ligar a um computador, tendo sempre como precaução nunca formatar ou escrever dados no disco.

Já se o problema for no próprio disco, seja o que for que tenha acontecido, é possível que um entendido (ainda que não seja profissional) consiga perceber quais os componentes danificados e procurar substituí-los. Tratando-se do circuito de alimentação, poderá ser muito mais simples que algo propriamente relacionado com o circuito de dados.

Depois, numa fase seguinte, e considerando que a tentativa de reparação não foi bem sucedida, é a possibilidade de procurar um disco igual, exatamente igual, e trocar a placa controladora, isto considerando que o motor não está danificado. Há a possibilidade de ter problemas no reconhecimento da tabela de partições, mas, em princípio, será possível aceder aos dados em bruto (com qualquer software de recuperação), e com isso conseguir recuperar todos os ficheiros.

Se depois disto não conseguir aceder aos dados, então está fora do tipo de intervenção amadora, ou entusiasta, e só os profissionais devem arriscar mexer.

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Que cabo USB devo escolher para o meu smartphone?

Boas caros,

Com isto das confusões dos cabos USB-C, há cuidados a ter em conta para comprar um cabo para transferência de dados (fotos, videos) para computador ou um cabo qualquer do aliexpress chega?

E na compra de um cabo e carregador, que cuidados há que ter em conta?

Obrigado

Cumprimentos

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

O principal cuidado é não optar pelo mais barato. É claro que não é uma estratégia infalível, mas este tipo de acessórios de baixo custo não são sujeitos aos testes que deviam e podem não cumprir os padrões mínimos de qualidade, tanto para o cabo como para o carregador.

Há marcas baratas com muito boa qualidade, como Ugreen, BlitzWolf, Bakeey, gocomma, Orico, e muitas outras, que são preferíveis a outras que não têm marca ou que carecem de detalhe na especificação do produto.

Por vezes, a qualidade/design das imagens apresentadas no produto também podem ser um bom indicador, eu próprio já adquiri alguns produtos, de marcas desconhecidas, com base nesse critério e não me saí nada mal… ou então tive sorte 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version