Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Sabem-me dizer porque a app da Nowo não funciona em boxes Android?

Bom dia,

queria perguntar se sabe porque aplicação da nowo não da para ver nenhuma box android que eu tenha experimentado.

Já alguém teve mesmo problema?

Valter Barros

Resposta:

Valter,

Não existe razão para que a app da Nowo não funcione na sua box Android, desde que não seja uma Android TV.

Uma vez que não existe uma versão específica para esta versão do Android, esta não será possível de instalar.

Quanto às restantes boxes Android, tudo deverá funcionar sem problemas e qualquer limitação.

Caso não tenha feito ainda o teste, deverá verificar o seu funcionamento no seu smartphone, para garantir que a sua conta Nowo não tem qualquer problema.

Caso tudo esteja correto, deverá contactar os serviços de suporte da Nowo e verificar se existe alguma limitação por parte do operadora.

[Respondido por Pedro Simões]


O que será que se passa com a minha Radeon R5 graphics 430?

Boa tarde,

eu tenho um leptop hp pavilion 17 AMD A8 de 6GB de RAM com W 8.1, todos os drivers em funcionamento, desde que actualizei para o W 10, comecei a ter muitos problemas com todos os drivers incluindo o Radeon R5 graphics 430 .

Os vídeos em Full HD e em HD não são reproduzidos incluindo no youtube, apenas em 360. Peco uma ajuda ou explicação por forma a ultrapassar esta questão.

Gil Rafael

Resposta:

Rafael,

O mais lógico para a causa do seu problema é haver um problema com os drivers que tem instalados.

A resposta lógica e natural será mesmo a atualização destes drivers, retirados diretamente do site da AMD ou, em alternativa, do site da HP.

No limite, e caso não funcione, remova do Windows 10, no gestor de dispositivos, a placa e force o sistema a fazer uma pesquisa por alterações de hardware. Neste passo a placa deverá ser detectada.

Quando fizer estes passos, o problema problema deverá ficar resolvido de vez.

[Respondido por Pedro Simões]


Muitas dúvidas sobre as câmaras fotográficas do Nokia 7 Plus

Boa noite caros Senhores/as

Eu estou interessado em comprar um Nokia 7 Plus, mas estou aqui com uma duvida em relação hás lentes e respectiva resolução, posto isto é assim, eu tenho um nokia 6.1 que tem uma resolução na câmara traseira de 16MP e o nokia 7plus tem duas com a designação de 12MP+13MP hora eu pergunto se a resolução é 12+13 dá 25MP ou trabalham independente uma da outra é que se assim for a do 6.1 é superior pergunto eu ou não.

Eu como costumo ler os vossos artigos sobre tecnologia acho que vocês seriam as pessoas indicadas para me esclarecerem em relação a esta duvida.

Agradeço desde já a vossa atenção e fico a aguardar esclarecimento.

Com os meus melhores cumprimentos

João Costa.

Resposta:

João,

Em primeiro lugar importa clarificar que a contagem de megapíxeis (MP) não equivale diretamente à qualidade da imagem. Este valor diz-nos a resolução de cada sensor, mas há mais fatores que, cada qual à sua maneira, contribuem para a qualidade final de uma fotografia.

Assim, tal como importam os MPs para a resolução final da imagem, importam também as lentes utilizadas – a qualidade do vidro – tal como importa o software de processamento da imagem, a aplicação da câmara e o processador do sinal de imagem (ISP). É verdade, são muito parâmetros e todos eles importam.

Há, portanto, mais vida além dos MPs e isto leva-nos à questão, a dúvida entre o Nokia 7 Plus (possível aquisição) e o atual Nokia 6.1. Partimos assim de dois smartphones contemporâneos, lançados no início de 2018, pelo que ainda são perfeitamente atuais, mas com a vantagem a recair no Nokia 7 Plus.

Olhando para as configurações das câmaras, no Nokia 6.1 temos um único sensor com uma abertura focal de f/2,0 – este valor é importante, sobretudo para fotos noturnas, por exemplo.

Cada sensor do Nokia 7 Plus tem menos resolução do que a câmara do Nokia 6.1, certo. Mas neste último trabalham ambos os sensores em sincronia, conjugando a informação das duas câmaras para produzir uma só foto final. Além disso, este é capaz de lhe dar o efeito de desfoque de fundo, ideal para retratos.

O Nokia 7 Plus é ainda superior ao dar-lhe um zoom ótico de 2x (para aproximar) sem perder qualidade – na câmara de 13 MP. Já a outra câmara, de 12 MP tem uma maior abertura focal (deixa entrar mais luz) do que a câmara do Nokia 6.1.

Por tudo isto, a minha escolha recai sem qualquer dúvida no Nokia 7 Plus. Numa última nota, a contagem de MPs só deve interessar para quem quiser imprimir as fotos em grandes formatos, nada mais.

[Respondido por Rui Bacelar]


Como faço para ter 2 contas no Telegram do iPhone?

Boas,

Utilizo o Telegram no meu iPhone 6s e gostaria de saber se há a possibilidade de ter 2 contas diferentes (2 números diferentes) a funcionar em simultâneo no mesmo telemóvel.

A ideia é manter a conta atual que está associada ao cartão sim que uso, e ter uma outra conta associada a um outro contacto sim.

Existe alguma forma de o fazer?

Caso a minha questão não tenha sido clara, poderei tentar expor melhor a minha dúvida.

Obrigado

Tiago

Resposta:

Tiago,

A app Telegram para iOS tem a possibilidade de serem adicionadas novas contas, o que pressupõem que exista a possibilidade de serem usados mais que um número de telefone no mesmo dispositivo.

Procure essa opção no Telegram e siga os passos necessários. Irá ser pedido para validar a conta, provavelmente via SMS. Deve ter por isso o outro SIM num telefone para receber o código.

Caso não funcione, deve trocar, temporariamente de cartões para fazer o processo de validação da conta. No final deve colocar novamente o cartão SIM que quer manter.

[Respondido por Pedro Simões]


Estou a ser vítima de sextortion ou devo ignorar estes emails?

Boa tarde,

Tenho recebido emails de sextortion, tal como mais pessoas que conheco. Podemos dizer que estes “hackers” têm mesmo acesso ao nosso email, contactos, etc? Tal como acederam à camara dos telefones, e/ou portáteis?

Assim que vejo que tenho este tipo de emails no spam, apago-os de imediato, ,não abro qualquer tipo de imagem ou ficheiro que possa ser enviado, apenas apago.

Agradeço qualquer tipo de esclarecimento que possam dar.

Obrigado

Fernando Ferreira

Resposta:

Fernando,

Respondendo diretamente à questão, não, em princípio não.

Esse tipo de emails é realmente uma tentativa de extorsão, para que o utilizador ganhe medo e aceite a ameaça do atacante. O consumo desse tipo de conteúdos é relativamente vulgar, pelo que há uma forte probabilidade de acertar numa pessoa que possa, à partida, sentir-se ameaçado.

O esquema é simples e, com toda a certeza, acaba por apanhar alguém em quem “colar”, nos milhões de pessoas que os recebem. Simplesmente recorrem aos leaks de palavras-passe e conseguem enviar um ataque mais direcionado, mostrando por vezes alguma informação privada que alerte o utilizador, e o faça ceder. Há depois outros ataques, onde passam a conseguir enviar emails a partir da sua própria conta.

Se, no email que recebeu, consta uma palavra-passe que reconheça, o que deve fazer é alterar essa palavra-passe em todos os locais onde ainda a possa usar. Além disso, é também muito importante trocar regularmente a palavra-passe dos serviços mais relevantes que utiliza, principalmente devido a quebras de segurança que vão sendo conseguidas.

[Respondido por Hugo Cura]


Será que é possível instalar o Android no Lumia 950 XL?

Boa noite,

Como visitante assíduo do PPLWARE venho solicitar a seguinte ajuda:

Tenho um smartphone Lumia 950 com o SO da Microsoft. Dada a descontinuidade por parte da Microsoft gostaria de perguntar se é possível desinstalar o SO original e instalar o Android.

Se a resposta for afirmativa, qual o SO Android possível (versão) e qual a possibilidade de transferir toda a informação existente no referido aparelho, como sendo, contactos, fotografias, mensagens, etc… etc…

Muito grato ficaria por qualquer informação que me possam facultar.

Obrigado e cumprimentos.

Joaquim Faria

Resposta:

Joaquim,

Efetivamente essa máquina deixou de ter suporte da Microsoft, quer a nível de hardware quer do próprio sistema operativo.

Sendo uma máquina que não tem de raiz o Android, dificilmente conseguirá fazer a mudança de sistema operativo.

Para isso necessitaria de uma ROM criada de propósito para esse hardware, algo que não é conhecido por agora.

Existiram alguns projetos que prometiam esse passo, mas que acabaram por não produzir nada em concreto e efetivamente utilizável.

Assim, o recomendado é que use o seu Nokia 950 até ao fim da sua vida útil e que faça depois a mudança para um sistema que se adapte às suas necessidades, quer seja iOS quer seja Android.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu portátil aquece demais. O que devo fazer?

Bom dia,

Comprei à um portátil acer, i7 7500U , com geforce 940MX e intel HD graphics 620.

O meu problema é que o computador e à uns tempos para cá anda a aquecer demasiado, mesmo tendo eu comprado um cooler com 2 ventoinhas para colocar por baixo do computador.

Estando a navegar normalmente no computador e com o cooler ligado o portátil chega facilmente a temperaturas entre os 65 e os 75 graus no cpu, enquanto que se estiver a jogar, a gpu da nvídia chega aos 90/92 graus e o processador aos 85-89 graus, isto com o cooler ligado.

A própria ventoinha interna está sempre a fazer muito barulho, o que se compreende devido às temperaturas destes componentes.

Será que uma simples limpeza resolve ou poderá estar algum componente estragado que faça aquecer tanto o computador?

Gonçalo Costa

Resposta:

Gonçalo,

A primeira abordagem deve mesmo ser a limpeza interna ao seu computador. Deverá remover todo o lixo que foi acumulando para que fique novamente capaz de funcionar a temperaturas normais.

Se ainda assim não for suficiente, deverá procurar assistência especializada para que sejam verificados os componentes de arrefecimento.

Lembre-se que estes passos devem ser realizados com o máximo cuidado, para que não interfiram com os restantes componentes.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version