Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Atualização de segurança de Janeiro estragou o meu Mi A2
- Que smartphone devo escolher para substituir o meu Samsung S9?
- Que devo fazer para remover estas apps do macOS?
- Como consigo meter AdSense no meu blog?
- Como recupero ficheiros afetados por ransomware?
- Como consigo criar o cartão para o meu Raspberry Pi?
- Como consigo proteger a partilha de uma pen pelo meu router?
- Qual a ferramenta indicada para desinstalar apps no macOS?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Atualização de segurança de Janeiro estragou o meu Mi A2
De manhã ao desbloquear o telemóvel constatei que havia uma atualização do sistema e era-me pedido que reiniciasse o telemóvel para se proceder à atualização. Finalmente, pensei. Será que vai corrigir os problemas que o Android Pie trouxe? No meu caso após a atualização para o Android Pie o GPS passou a funcionar mal…
Reiniciei o telemóvel e passado um bom bocado como não voltava a ligar tentei ligar o aparelho. Apareceu o logo Android e não passou daí. Liguei-o ao carregador e passou a reiniciar-se sucessivamente, sem passar do logo Android. Fiz pesquisas na net e verifiquei que havia imensas pessoas com o mesmo problema que eu. Espanta-me que até ao momento não tenha sido feito nenhum aviso na imprensa especializada, nomeadamente Pplware que tem ao longo do tempo feito “algum reclame” a este aparelho.
Saquei no “manhoso” site da Xiaomi algum software (Miflashsetup, MIflash_unlock e a rom Jasmine Global) para tentar repor um rom anterior, mas não consigo desbloquear. […]
Será possível fazer algo para recuperar o telemóvel?
Obrigado
Adelino Samouco
Resposta:
Adelino,
Entretanto tivemos conhecimento dessa situação e já fizemos o alerta, para que os utilizadores ponderem não fazer a atualização para não correrem o risco de ficarem “pendurados”:
Há muitos utilizadores que não tiveram qualquer problema, no entanto alguns estão também na mesma situação que o Adelino.
Não sabemos qual será a solução oficial para resolver o problema, já que não é possível iniciar o sistema para que seja desencadeada uma nova atualização para corrigir o problema.
Se não tem dados críticos que pretenda recuperar no smartphone, e tudo o que tem está sincronizado na conta Google ou em serviços cloud, poderá instalar manualmente a versão mais recente do Android, mas será necessário que, antes do problema acontecer, já tenha selecionado algumas opções. Mas alerto novamente: ficará com o sistema totalmente limpo, como novo, que terá de ser novamente configurado.
Para o fazer, deve fazer o download da ROM oficial do Mi A2, neste link, e seguir o guia de update Fastboot
No desbloqueio do bootloader, se ainda não o tiver feito, é necessário que já tenha a conta Mi configurada, ativada por um cartão SIM, e que nas opções de programador tenha a opção “Desloqueio OEM” ligada. Na verdade é improvável que tudo esteja nessas condições e, como tal, poderá ser necessário efetuar um procedimento avançado, que consiste no modo EDL:
Depois, o Step 2, correspondente ao download, já estará feito com o link que forneci.
Se por outro lado tem informação que não pode, ou não quer perder, terá que aguardar por uma solução oficial para tentar corrigir o problema.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Que smartphone devo escolher para substituir o meu Samsung S9?
Antes de mais, os meus agradecimentos e parabéns pelo excelente sítio, que diariamente acompanho.
Uma vez mais venho apelar à vossa ajuda.
Pretendo adquirir um smartphone, mas as dimensões assustam-me! Não gosto de tlm estilo “tijolo”.
Já consultei imensos sítios e não chego a uma conclusão e nas lojas, o que está exposto é escasso.
Do que vi, gostei do Samsung S9 (já tive um Samsung e adorei: pequeno e fino; tenho atualmente um limitado Lumia 435). Vi mais uns tantos, muito básicos, nada recentes (tudo do inicio de 2018).
Leio e ouço que as marcas só atualizam por 1 ou 2 anos, ficando o aparelho rapidamente desatualizado, logo, deixa de ter sentido gastar centenas de euros. E o S9 já tem um ano! Em breve irá surgir o S10.
Assim sendo, será preferível apostar em algo (de pequeno tamanho) que tenha um custo menor e que, a cada 2 … 3 anos, se substitua ou …?
Por favor, podem dar-me algumas sugestões de smartphones de pequena dimensão e com razoável qualidade ou vale a pena o S9 (+ou- 500€) ou … ?
Obrigado,
José Gorda
Resposta:
José,
Para quem procura um smartphone topo de gama mas que não adere muito à tendência dos tais “tijolos”, o Samsung Galaxy S9 é de facto a melhor alternativa que tem.
Há também o Huawei P20 e o Nokia 8 Sirocco, que são de gama ligeiramente abaixo. Mas diria que não adianta estar a colocar estes em jogo, tendo em conta as especificações e qualidade do S9.
O facto de o S10 ser lançado em breve pode reduzir um pouco o preço atual do S9, mas diria que não será uma quebra relevante.
O S9 é um smartphone bonitíssimo, muito competente a todos os níveis e com suporte comprovado pela marca, ainda que possa não ser tão atempado como algumas marcas.
Atualmente é possível comprá-lo por cerca de 500€, o que um valor interessante face ao que o smartphone, mesmo com um ano, oferece.
[Respondido por Hugo Cura]
Que devo fazer para remover estas apps do macOS?
Olá!
Estou a ter algumas pequenas divergências com o MacOS Mojave 10.14.2
Recentemente, removia algumas app’s que foram alteradas por uma actualização. Concretamente foi a app Moavi Vídeo Maker, a qual havia comprado na App Strore por 27 euros. Acontece que, ao deparar-me com uma limitação desta app, e após ter contactado a assist. técnica da Movavi, fui aconselhado a actualizar para a versão do Movavi Plus 15, pois, com essa versão já iria conseguir passar vídeo de uma câmara V8.
E era este o meu objectivo aquando da procura de software específico para cumprir este desígnio.
Aconteceu que a nova app era apenas de demonstração por 7 dias, e após esse prazo… nada!
Ou a comprava ou nada feito! E aqui a surpresa.
Tinha eu despendido já 27 euros, e achei que era uma exploração tal coisa. Não paguei nova licença!
Então, fui aplicar a app Movavi Video Maker (que comprei) e ao fazê-lo esta havia deixado de funcionar. A fim de tentar resolver a situação, removi a app e voltei a lançar-la de novo. E o resultado foi o mesmo! Não funcionou de todo!
Daí que peço a vossa ajuda para encontrar uma forma de contornar esta situação.
Em Windows, conhecia uma forma de apagar o rasto de um software ou app, mas, em MacOS desconheço de todo. Será que podem dar alguma orientação nesse sentido?
Abraço!
Pedro Ferreira Braga
Resposta:
Pedro,
O processo de remoção de apps do macOS é simples, mas requer que algumas regras básicas sejam cumpridas.
Para desinstalar uma app bastará arrastá-la para o Lixo. Se a mesma estiver dentro de uma pasta (dentro da pasta Aplicações), então deverá procurar uma app de desintalação.
De seguida, e é aqui que normalmente falha, o Lixo deverá ser esvaziado. Só assim a app é realmente removida do macOS.
À parte, recomendamos também que use a app AppCleaner, que vai mais longe e remove ficheiros associados e que podem ser removidos.
Para gerir ainda melhor o seu Mac, deixamos abaixo dois artigos do Pplware que o vão ajudar a manter a “casa em ordem”:
- 5 Aplicações fundamentais para fazer manutenção no seu Mac
- Dica: 5 ferramentas para cuidar da saúde do seu Mac
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo meter AdSense no meu blog?
Boa Tarde.
Em tenho um blog que gostaria de adicionar no adsense da google.
O endereço do meu blog é : XXXX.blogspot.com
No entanto tenho uma mensagem que indica
“O domínio fornecido é um domínio alojado. Escolha um domínio de que seja proprietário. “
Como posso ter um website / blog / etc e adicionar no adsense ?
Filipe Fernandes
Resposta:
Filipe,
O Blogspot permite que seja apresentada publicidade da Google, através do Adsense.
No entanto, a forma que usou para o fazer parece estar errada. Não o deverá fazer pelo serviço normal, mas sim pela própria interface do Blogger.
A Google tem informação detalhada de como fazer, nesta página. Só tem de seguir as instruções presentes e conseguirá rapidamente ter a publicidade no seu blog.
[Respondido por Pedro Simões]
Como recupero ficheiros afetados por ransomware?
ola boa noite
preciso de ajuda com uma questão um colega meu foi infectado na NAS dele
mas só numa pasta com o virus
tfudet e os arquivos estão encriptados não dando para abrir nenhum deles … como posso recuperar esses dados?
Alguma sugestão o problema é mesmo se só aquela pasta da NAS infectada.
Rui Estacio
Resposta:
Rui,
Infelizmente não temos boas notícias sobre este problema do seu colega.
Tal como a maioria dos restantes ransomware, não existe uma solução para recuperar os ficheiros que foram afetados.
A informação presente na Internet aponta para esta situação como sendo, por agora, irrecuperável.
Apenas tendo a chave de cifra é possível reverter esta situação. Para isso, obviamente, terá de ser pago o resgate, o que não é aconselhado.
Podem consultar periodicamente o site NoMoreRansom e ver se surge uma solução.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo criar o cartão para o meu Raspberry Pi?
Boa tarde
Tenho um raspberry PI 3 comprado na mixtronica em coimbra quando tinham a parceria … uma vez a fazer actualização o sistema bloqueou… pedi assistência aos vossos serviços
Deram me um Link para instalar software no memory card… nunca funcionou… há a possibilidade de me venderem o cartão de memória com o software?
Cumprimentos
Obrigado
Ricardo Almeida
Resposta:
Ricardo,
Não sei que link recebeu para proceder à instalação limpa do sistema operativo pipplware, mas poderá seguir o passo-a-passo neste link:
Esse guia é simples e funciona sem problemas. Eu próprio já o utilizei e comprovo, com toda a certeza, que irá funcionar se fizer tal como está descrito.
Certifique-se que o cartão SD está em plenas condições, e que não corre o risco de ficar com os dados corrompidos.
Poderá verificar a integridade do cartão utilizando esta aplicação:
Em todo o caso, não comercializamos o que pede.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo proteger a partilha de uma pen pelo meu router?
Boas,
já de outras vezes contactei relativamente a este assunto…
Vi o vosso artigo (https://pplware.sapo.pt/tutoriais/router-meo-partilhe-o-conteudo-de-uma-pendisco-usb/) e eis que me surgiu uma dúvida, se um amigo ou convidado for a minha casa e tiver acesso à minha net ele vai conseguir aceder também ao disco?
Dá para criar uma password de acesso para sempre que for solicitado o mesmo?
Leandro Reis
Resposta:
Leandro,
A questão que levanta é pertinente e pode indicar uma falha de segurança. Qualquer pessoa que aceda à sua rede poderá em teoria aceder ao conteúdo dessa pen ou disco.
Este problema parece ter sido tratado nas mais recentes versões dos routers da MEO e agora terá de definir um utilizador para aceder a essa partilha.
Algo que poderá fazer, caso o seu router seja mais antigo, é limitar o acesso e permitir apenas que este seja feito via FTP, o que obriga a usar um nome de utilizador e palavra passe.
[Respondido por Pedro Simões]
Qual a ferramenta indicada para desinstalar apps no macOS?
Exmo Senhores,
Bom Dia.
Sou proprietário de um Macbook PRO e recentemente eliminei/apaguei a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC do meu computador e ativei a leitura e escrita manual dos discos externos no meu MAC (através de uma vossa dica), até aqui tudo bem.
Acontece que sempre que ligo o meu disco externo ao mac parece uma informação da aplicação TUXERA NFTS a informa que a chave do produto não é válida, esta situação é estranha uma vez que procedi à eliminação completa, através da aplicação CleanMyMac 3, da aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.
Assim sendo, venho pelo presente pedir o vosso apoio no sentido de me poderem informar se existe alguma forma de eliminar por completo a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.
Desde já agradeço toda a atenção dispensada neste assunto e fico a aguardar prezadas noticias de V.ª Exa.
Com os melhores cumprimentos,
António Dantas
Resposta:
António,
A forma mais simples e direta é recorrer a uma aplicação que já mostrámos aqui no Pplware.
Esta chama-se AppCleaner e é extremamente simples de usar. Basta arrastar a app que pretende desinstalar para a sua interface.
O AppCleaner irá mostrar o que vai remover do macOS e o utilizador só precisa de dar a ordem de remoção para que de imediato esta seja apagada, bem como todas as suas dependências e ficheiros associados.
Tente fazer a remoção do TUXERA NFTS FOR MAC com recursos a este auxiliar e de certeza que irá conseguir fazer com que ele desapareça de vez.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões