Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Atualização de segurança de Janeiro estragou o meu Mi A2

De manhã ao desbloquear o telemóvel constatei que havia uma atualização do sistema e era-me pedido que reiniciasse o telemóvel para se proceder à atualização. Finalmente, pensei. Será que vai corrigir os problemas que o Android Pie trouxe? No meu caso após a atualização para o Android Pie o GPS passou a funcionar mal…

Reiniciei o telemóvel e passado um bom bocado como não voltava a ligar tentei ligar o aparelho. Apareceu o logo Android e não passou daí. Liguei-o ao carregador e passou a reiniciar-se sucessivamente, sem passar do logo Android. Fiz pesquisas na net e verifiquei que havia imensas pessoas com o mesmo problema que eu. Espanta-me que até ao momento não tenha sido feito nenhum aviso na imprensa especializada, nomeadamente Pplware que tem ao longo do tempo feito “algum reclame” a este aparelho.

Saquei no “manhoso” site da Xiaomi algum software (Miflashsetup, MIflash_unlock e a rom Jasmine Global) para tentar repor um rom anterior, mas não consigo desbloquear. […]

Será possível fazer algo para recuperar o telemóvel?

Obrigado

Adelino Samouco

Resposta:

Adelino,

Entretanto tivemos conhecimento dessa situação e já fizemos o alerta, para que os utilizadores ponderem não fazer a atualização para não correrem o risco de ficarem “pendurados”:

Há muitos utilizadores que não tiveram qualquer problema, no entanto alguns estão também na mesma situação que o Adelino.

Não sabemos qual será a solução oficial para resolver o problema, já que não é possível iniciar o sistema para que seja desencadeada uma nova atualização para corrigir o problema.

Se não tem dados críticos que pretenda recuperar no smartphone, e tudo o que tem está sincronizado na conta Google ou em serviços cloud, poderá instalar manualmente a versão mais recente do Android, mas será necessário que, antes do problema acontecer, já tenha selecionado algumas opções. Mas alerto novamente: ficará com o sistema totalmente limpo, como novo, que terá de ser novamente configurado.

Para o fazer, deve fazer o download da ROM oficial do Mi A2, neste link, e seguir o guia de update Fastboot

No desbloqueio do bootloader, se ainda não o tiver feito, é necessário que já tenha a conta Mi configurada, ativada por um cartão SIM, e que nas opções de programador tenha a opção “Desloqueio OEM” ligada. Na verdade é improvável que tudo esteja nessas condições e, como tal, poderá ser necessário efetuar um procedimento avançado, que consiste no modo EDL:

Depois, o Step 2, correspondente ao download, já estará feito com o link que forneci.

Se por outro lado tem informação que não pode, ou não quer perder, terá que aguardar por uma solução oficial para tentar corrigir o problema.

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Que smartphone devo escolher para substituir o meu Samsung S9?

Antes de mais, os meus agradecimentos e parabéns pelo excelente sítio, que diariamente acompanho.

Uma vez mais venho apelar à vossa ajuda.

Pretendo adquirir um smartphone, mas as dimensões assustam-me! Não gosto de tlm estilo “tijolo”.

Já consultei imensos sítios e não chego a uma conclusão e nas lojas, o que está exposto é escasso.

Do que vi, gostei do Samsung S9 (já tive um Samsung e adorei: pequeno e fino; tenho atualmente um limitado Lumia 435). Vi mais uns tantos, muito básicos, nada recentes (tudo do inicio de 2018).

Leio e ouço que as marcas só atualizam por 1 ou 2 anos, ficando o aparelho rapidamente desatualizado, logo, deixa de ter sentido gastar centenas de euros. E o S9 já tem um ano! Em breve irá surgir o S10.

Assim sendo, será preferível apostar em algo (de pequeno tamanho) que tenha um custo menor e que, a cada 2 … 3 anos, se substitua ou …?

Por favor, podem dar-me algumas sugestões de smartphones de pequena dimensão e com razoável qualidade ou vale a pena o S9 (+ou- 500€) ou … ?

Obrigado,

José Gorda

Resposta:

José,

Para quem procura um smartphone topo de gama mas que não adere muito à tendência dos tais “tijolos”, o Samsung Galaxy S9 é de facto a melhor alternativa que tem.

Há também o Huawei P20 e o Nokia 8 Sirocco, que são de gama ligeiramente abaixo. Mas diria que não adianta estar a colocar estes em jogo, tendo em conta as especificações e qualidade do S9.

O facto de o S10 ser lançado em breve pode reduzir um pouco o preço atual do S9, mas diria que não será uma quebra relevante.

O S9 é um smartphone bonitíssimo, muito competente a todos os níveis e com suporte comprovado pela marca, ainda que possa não ser tão atempado como algumas marcas.

Atualmente é possível comprá-lo por cerca de 500€, o que um valor interessante face ao que o smartphone, mesmo com um ano, oferece.

[Respondido por Hugo Cura]


Que devo fazer para remover estas apps do macOS?

Olá!

Estou a ter algumas pequenas divergências com o MacOS Mojave 10.14.2

Recentemente, removia algumas app’s que foram alteradas por uma actualização. Concretamente foi a app Moavi Vídeo Maker, a qual havia comprado na App Strore por 27 euros. Acontece que, ao deparar-me com uma limitação desta app, e após ter contactado a assist. técnica da Movavi, fui aconselhado a actualizar para a versão do Movavi Plus 15, pois, com essa versão já iria conseguir passar vídeo de uma câmara V8.

E era este o meu objectivo aquando da procura de software específico para cumprir este desígnio.

Aconteceu que a nova app era apenas de demonstração por 7 dias, e após esse prazo… nada!

Ou a comprava ou nada feito! E aqui a surpresa.

Tinha eu despendido já 27 euros, e achei que era uma exploração tal coisa. Não paguei nova licença!

Então, fui aplicar a app Movavi Video Maker (que comprei) e ao fazê-lo esta havia deixado de funcionar. A fim de tentar resolver a situação, removi a app e voltei a lançar-la de novo. E o resultado foi o mesmo! Não funcionou de todo!

Daí que peço a vossa ajuda para encontrar uma forma de contornar esta situação.

Em Windows, conhecia uma forma de apagar o rasto de um software ou app, mas, em MacOS desconheço de todo. Será que podem dar alguma orientação nesse sentido?

Abraço!

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

O processo de remoção de apps do macOS é simples, mas requer que algumas regras básicas sejam cumpridas.

Para desinstalar uma app bastará arrastá-la para o Lixo. Se a mesma estiver dentro de uma pasta (dentro da pasta Aplicações), então deverá procurar uma app de desintalação.

De seguida, e é aqui que normalmente falha, o Lixo deverá ser esvaziado. Só assim a app é realmente removida do macOS.

À parte, recomendamos também que use a app AppCleaner, que vai mais longe e remove ficheiros associados e que podem ser removidos.

Para gerir ainda melhor o seu Mac, deixamos abaixo dois artigos do Pplware que o vão ajudar a manter a “casa em ordem”:

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo meter AdSense no meu blog?

Boa Tarde.

Em tenho um blog que gostaria de adicionar no adsense da google.

O endereço do meu blog é : XXXX.blogspot.com

No entanto tenho uma mensagem que indica

“O domínio fornecido é um domínio alojado. Escolha um domínio de que seja proprietário. “

Como posso ter um website / blog / etc e adicionar no adsense ?

Filipe Fernandes

Resposta:

Filipe,

O Blogspot permite que seja apresentada publicidade da Google, através do Adsense.

No entanto, a forma que usou para o fazer parece estar errada. Não o deverá fazer pelo serviço normal, mas sim pela própria interface do Blogger.

A Google tem informação detalhada de como fazer, nesta página. Só tem de seguir as instruções presentes e conseguirá rapidamente ter a publicidade no seu blog.

[Respondido por Pedro Simões]


Como recupero ficheiros afetados por ransomware?

ola boa noite

preciso de ajuda com uma questão um colega meu foi infectado na NAS dele
mas só numa pasta com o virus

tfudet e os arquivos estão encriptados não dando para abrir nenhum deles … como posso recuperar esses dados?

Alguma sugestão o problema é mesmo se só aquela pasta da NAS infectada.

Rui Estacio

Resposta:

Rui,

Infelizmente não temos boas notícias sobre este problema do seu colega.

Tal como a maioria dos restantes ransomware, não existe uma solução para recuperar os ficheiros que foram afetados.

A informação presente na Internet aponta para esta situação como sendo, por agora, irrecuperável.

Apenas tendo a chave de cifra é possível reverter esta situação. Para isso, obviamente, terá de ser pago o resgate, o que não é aconselhado.

Podem consultar periodicamente o site NoMoreRansom e ver se surge uma solução.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo criar o cartão para o meu Raspberry Pi?

Boa tarde

Tenho um raspberry PI 3 comprado na mixtronica em coimbra quando tinham a parceria … uma vez a fazer actualização o sistema bloqueou… pedi assistência aos vossos serviços

Deram me um Link para instalar software no memory card… nunca funcionou… há a possibilidade de me venderem o cartão de memória com o software?

Cumprimentos

Obrigado

Ricardo Almeida

Resposta:

Ricardo,

Não sei que link recebeu para proceder à instalação limpa do sistema operativo pipplware, mas poderá seguir o passo-a-passo neste link:

Esse guia é simples e funciona sem problemas. Eu próprio já o utilizei e comprovo, com toda a certeza, que irá funcionar se fizer tal como está descrito.

Certifique-se que o cartão SD está em plenas condições, e que não corre o risco de ficar com os dados corrompidos.

Poderá verificar a integridade do cartão utilizando esta aplicação:

Em todo o caso, não comercializamos o que pede.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo proteger a partilha de uma pen pelo meu router?

Boas,

já de outras vezes contactei relativamente a este assunto…

Vi o vosso artigo (https://pplware.sapo.pt/tutoriais/router-meo-partilhe-o-conteudo-de-uma-pendisco-usb/) e eis que me surgiu uma dúvida, se um amigo ou convidado for a minha casa e tiver acesso à minha net ele vai conseguir aceder também ao disco?

Dá para criar uma password de acesso para sempre que for solicitado o mesmo?

Leandro Reis

Resposta:

Leandro,

A questão que levanta é pertinente e pode indicar uma falha de segurança. Qualquer pessoa que aceda à sua rede poderá em teoria aceder ao conteúdo dessa pen ou disco.

Este problema parece ter sido tratado nas mais recentes versões dos routers da MEO e agora terá de definir um utilizador para aceder a essa partilha.

Algo que poderá fazer, caso o seu router seja mais antigo, é limitar o acesso e permitir apenas que este seja feito via FTP, o que obriga a usar um nome de utilizador e palavra passe.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual a ferramenta indicada para desinstalar apps no macOS?

Exmo Senhores,

Bom Dia.

Sou proprietário de um Macbook PRO e recentemente eliminei/apaguei a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC do meu computador e ativei a leitura e escrita manual dos discos externos no meu MAC (através de uma vossa dica), até aqui tudo bem.

Acontece que sempre que ligo o meu disco externo ao mac parece uma informação da aplicação TUXERA NFTS a informa que a chave do produto não é válida, esta situação é estranha uma vez que procedi à eliminação completa, através da aplicação CleanMyMac 3, da aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.

Assim sendo, venho pelo presente pedir o vosso apoio no sentido de me poderem informar se existe alguma forma de eliminar por completo a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.

Desde já agradeço toda a atenção dispensada neste assunto e fico a aguardar prezadas noticias de V.ª Exa.

Com os melhores cumprimentos,

António Dantas

Resposta:

António,

A forma mais simples e direta é recorrer a uma aplicação que já mostrámos aqui no Pplware.

Esta chama-se AppCleaner e é extremamente simples de usar. Basta arrastar a app que pretende desinstalar para a sua interface.

O AppCleaner irá mostrar o que vai remover do macOS e o utilizador só precisa de dar a ordem de remoção para que de imediato esta seja apagada, bem como todas as suas dependências e ficheiros associados.

Tente fazer a remoção do TUXERA NFTS FOR MAC com recursos a este auxiliar e de certeza que irá conseguir fazer com que ele desapareça de vez.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version