Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Raspberry Pi B ou Zero W, que modelo devo escolher?

Olá,

Moro no Brasil e pretendo comprar um Raspberry Pi de Natal, sendo o primeiro que eu compro, com o objetivo de começar a aprender a usar ferramentas de IoT.

Entretanto, estou em dúvida se compro o B ou o Zero W, que são os modelos vendidos no país. Qual seria vossa sugestão para a compra?

Agradecidamente,

Shiva

Resposta:

Shiva,

Considerando que será o primeiro contacto com o Raspberry Pi, e não havendo nenhuma necessidade particular em termos de tamanho que exija o modelo Zero W, então o Model B será a melhor opção.

Parto do princípio que, ao referir-se a B, está a considerar a versão 3, portanto, Raspberry Pi 3 Model B. De outra forma, caso se tivesse a referir por exemplo ao Pi 2, o Zero W sairia em vantagem por suportar ligações sem fios (Wi-Fi + Bluetooth).

Assim, com o Model B, é garantido que tem todas as interfaces disponíveis e maior flexibilidade para coisas que poderá querer implementar, incluindo a inclusão dos pinos I/O. Mais tarde, se tiver realmente necessidade do modelo compacto, então já poderá tomar essa decisão mais conscientemente.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo gravar ficheiros na minha box Android?

Olá,

Antes de mais, umas boas festas e cumprimentos pelo excelente trabalho desenvolvido. Sou leitor assíduo e tenho aprendido bastante convosco.

A minha questão é esta:

Adquiri uma Tv Box android 8.1 (x96 max) com o kodi v.17 pré-instalado.

A principal intenção é utilizar a box como leitor multimédia, tendo um disco externo fixo (usb com 3tb) com biblioteca de filmes e outro disco externo portátil (usb com 1tb) para copiar / mover pastas de filmes novos para adicionar ao primeiro através do gestor de ficheiros do kodi.

Conseguia realizar perfeitamente estas funções através do gestor de ficheiros da minha velhinha tv box asus tv pro, ou seja, tinha o arquivo de filmes num disco externo fixo e utilizava outro portátil para copiar / mover filmes novos sem recorrer ao pc com Windows instalado.

Acontece que não consigo realizar funções de escrita (copiar, renomear, mover…) em qualquer disco externo através do gestor de ficheiros do kodi, apesar dos discos externos serem visíveis e de poder ver/aceder o seu conteúdo.

Será que existe alguma forma de contornar esta limitação?

Será que a NVIDIA SHIELD TV permite estas funções?

Com os melhores cumprimentos,

António R.

Resposta:

António,

Essa limitação sugere que não hajam permissões de escrita para o disco externo fixo e, como tal, não está a conseguir copiar conteúdos para lá.

Há vários pontos que podem ser verificados e pode começar por utilizar um gestor de ficheiros fora do Kodi. Alguns exemplos:

Deve testar a cópia dos ficheiros com uma destas apps para se certificar que o problema não está relacionado com uma limitação da box e do seu sistema operativo.

Se mesmo assim não conseguir copiar os conteúdos, em Definições > Armazenamento, verifique se existe alguma opção relacionada com as permissões de escrita para o dispositivo externo USB.

Já se conseguir copiar os conteúdos com um gestor de ficheiros, então o problema estará relacionado com o Kodi. Verifique, nas permissões da app, se são dadas todas as permissões necessárias, pelo menos das relacionadas com o sistema de ficheiros.

[Respondido por Hugo Cura]


Quais aos melhores produtos para HomeKit da Apple?

Bom dia,

Gostaria de saber a vossa opinião quanto aos melhores produtos para HomeKit da Apple.

Tenho um iPhone, iPad e Apple TV e gostaria de utilizar a aplicação HomeKit.

Gostaria de ter umas lâmpadas, tomadas e sensores de humidade e temperatura compatíveis com HomeKit, sendo assim controláveis pela aplicação, criando regras da atuação conjunta.

Tenho visto várias opções, como lâmpadas do ikea, Philips e uma opção da aqara (Xiaomi?), mas não sei se posso comprar diferentes acessórios de marcas diferentes e eles funcionarem em conjunto. Parece-me que cada marca tem uma “central” específica e essa depois é que comunica com o HomeKit (como não percebo bem o funcionamento gostaria da vossa análise).

Gostaria de saber assim a vossa opinião sobre estas e outras opções e quais as melhores. E eventualmente quais as compatíveis com HomeKit e com o Google assiste, permitindo assim que caso mude de plataforma, consigo utilizar o sistema.

Se fizerem um artigo sobre este tema, como funciona, as várias opções equipamentos compatíveis (os principais e com boa qualidade/preço) seria óptimo, pois não encontro nenhum artigo / reportagem em português que o tenha feito.

Obrigado

Jorge Teixeira

Resposta:

Jorge,

De facto, tal como diz, cada marca tem o seu protocolo de comunicação e a sua “central”, ou gateway, para comunicar com os dispositivos e gerir todo o sistema.

O mais recente modelo de gateway da Xiaomi, sob a marca Aqara, já suporta HomeKit e tem também compatibilidade com Google Assistant (embora não diretamente), pelo que, tendo em conta o preço, a variedade de sensores, a capacidade de expansão e a flexibilidade, é o sistema que recomendo.

Nem de propósito, recentemente falámos da capacidade de um sistema de domótica para auxiliar idosos:

Pode ver algumas coisas que já publicámos acerca do sistema da Xiaomi (Mijia), embora na versão anterior:

Existe ainda a marca Koogeek que tem vários dispositivos e, desta vez, não precisam de um gateway, pois todos funcionam de forma independente, utilizando Wi-Fi. Pode dar uma olhadela aqui:

[Respondido por Hugo Cura]


Como bloquear o Wi-Fi pela linha de comando do router?

Boas,

O meu router da meo é o MediaAccess TG789vac v2 e através do mesmo não dá para “expulsar” pessoas da rede, tipo desativar a caixinha de wlan ativo, ou seja, o wireless para essa pessoa, está parece que bloqueada essa caixa.

Eu queria saber se é possivel fazê-lo através de linha de comandos e como por favor.

Queria ainda salientar que se for através da linha de comandos queria saber se ao desativar/expulsar/remover essa pessoa, se dá para depois mais tarde voltar a ativar/adicionar essa pessoa.

Penso que atraves da linha de comandos a unica opção será através do mac adresss.

cumprimentos,

Leandro Reis

Resposta:

Leandro,

Apesar de não ser a forma mais “normal” de o fazer, existe realmente a possibilidade de filtrar os utilizadores no router, por linha de comando.

Para isso terá de os adicionar de forma manual, sempre colocando o endereço mac na lista de exclusões.

Após entrar no router, via linha de comando, deverá usar os comandos abaixo para as diferentes ações.

Ver clientes ligados

hostmgr list

Ver lista de exclusões aplicada

wireless macacl list

Adicionar um endereço mac à lista de exclusões

wireless macacl add ssid_id=0 radio_id=0 hwaddr=00:xx:xx:xx:xx:xx permission=allow saveall

Alterar as permissões de acesso de um endereço mac

wireless macacl modify ssid_id=0 radio_id=0 hwaddr=00:xx:xx:xx:xx:xx permission=deny wireless macacl modify ssid_id=0 radio_id=0 hwaddr=00:xx:xx:xx:xx:xx permission=allow

Remover um endereço mac à lista de exclusões

wireless macacl delete ssid_id=0 radio_id=0 hwaddr=00:xx:xx:xx:xx:xx saveall

Note que em todas as situações deve substituir “00:xx:xx:xx:xx:xx” pelo endereço mac do utilizador.

[Respondido por Pedro Simões]


Como copiar as apps do smartphone para o cartão?

Bom dia

Tenho o aparelho Huawei VNS – L31.

A memória interna tem 16gb. As aplicações não dão para mover para cartão micro SD (de 64Gb)

Existe alguma aplicação recomendável ( com ou sem Root) que permita ultrapassar este constrangimento?

Obrigado

JRosa

Resposta:

José,

De forma nativa, e com a ROM original, o Huawei P9 Lite não tem suporte para mover as apps para o cartão micro SD.

Este suporte foi removido desde a EMUI 4.1, e a marca não conta trazê-lo de volta.

Assim, a única alternativa é fazer root e instalar uma app que o permita ou, em último caso, fazer a instalação de uma ROM alternativa, onde essa opção deverá estar disponível de forma nativa.

[Respondido por Pedro Simões]


Sabem se todos os telemóveis da Xiaomi têm o idioma português?

Boa tarde,

Gostaria de saber se todos os telemóveis da Xiaomi têm o idioma português, pois reparei que um dos modelos não tinha.

Obrigado pela atenção disponibilizada.

Fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,

Afonso Gama

Resposta:

Afonso,

A Xiaomi trabalha com duas versões do sistema operativo: China e Global.

Na versão China, é também incluído o idioma inglês, mas na versão Global, nos smartphones atuais, já todos trazem o português de Portugal.

Embora inicialmente, a versão Global trouxesse apenas o idioma português do Brasil, desde há alguns meses para cá já traz o português de Portugal, sem exceção.

Resumindo, apenas precisa de garantir que está a adquirir um modelo com a versão Global (alguns sites referem-na como International), e será certo que traz o idioma português.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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