Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo estar seguro na minha rede doméstica?

Boa tarde,

Como estou a trabalhar por conta própria, tenho de aceder ao meu banco online e outros sítios com dados pessoais sensíveis. No Windows PC tenho instalado anti-virus Kaspersky e todo o sistema se encontra actualizado.

Como uso outros OS, e faço experiências de novato (no Elementary, especialmente), como posso defender a minha rede de ser hackeada? Tenho visto algum software interessante, como o HTTPS Everywhere e Disconnect (aqui apresentados), mas serão suficientes como complemento ao anti-virus?

Devo trocar o Router de operador por um que permita mais defesa a ataques exteriores? Como pode um maçarico em informática, como eu, garantir que está protegido ao máximo?

Nota: Sou utilizador de Windows PC, Windows Mobile, Android, IOS e Elementary. Todos os devices estão ligados ao Router do meu operador por wi-fi, excepto o Elementary (ethernet).

Obrigado,

Rui Correia

Resposta:

Rui,

Está a fazer alguma confusão no que toca às suas questões de segurança. Em primeiro lugar fala de antivírus e do PC e de seguida fala de segurança da rede doméstica.

Estes são assuntos diferentes e separados, que devem ser abordados de forma bem distinta e com ferramentas apropriadas.

Em primeiro lugar, e no caso da segurança do sistema operativo, deve optar por um bom antivírus e por algumas regras de segurança básicas.

Evite aceder a sites que não conhece e, preferencialmente, opte sempre por aceder de forma segura, via HTTPS. Quanto à segurança da sua rede, pode manter o router do operador, mas garanta que este tem as regras de segurança ativas e que controla com frequência quais são as máquinas que encontra na sua rede.

Um conselho que muitos ignoram e que pode ser útil nos momentos de desespero é a criação de cópias de segurança frequentes. Será esta a salvaguarda dos seus dados, em caso de problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Devo ou não seguir estas instruções no Xiaomi Mi A1?

Olá ,

recentemente descobri no YouTube que através de uma ferramenta do Windows é possível por a gcam no MiA1.( https://youtu.be/S62vzQ3NuqU )

Decidi investigar e fiquei com receio de instalar-la no meu dispositivo porque vi nos comentários de um vídeo diferente que o MiA1 da pessoas que comentou tinha parado no fastboot( na verdade não sei muito bem o que é) .

Tenho receio de ficar sem telemóvel se o fizer! Acham que estes “medos” são reais ou não há perigo?

Obrigado

Tomás Girão

Resposta:

Tomás,

Primeiro que tudo, a fonte desse conteúdo provém do fórum XDA, onde existem muitos programadores experientes e entusiastas, e digam que podemos considerar isso como um “carimbo de confiança”.

O método é real e funcional e não faz ativa permissões de acesso root no smartphone, no entanto o procedimento via adb pode considerar-se que recorre a um “nível elevado” de permissões.

Com isto apenas me quero referir a um facto: está a ser instalado um recurso manualmente, utilizando uma ferramenta específica para tal. Essa ferramenta, supostamente, instala apenas uma app câmara e os respetivos recursos, mas… será que instala algo mais sem que tenhamos conhecimento? Não estou a dizer que o faz, até porque acredito plenamente no que referi no primeiro parágrafo, mas que seria possível, sim, seria.

Eu, pessoalmente, seguiria esse guia se tivesse interesse em utilizar os recursos adicionais que essa câmara traz.

[Respondido por Hugo Cura]


Esta será uma loja online de confiança?

Sigo muito o vosso site e têm me ajudado bastante com as vossas reviews pelo que desde já agradeço o vosso trabalho.

Nesse seguimento venho pedir a vossa ajuda. O site tomtop disponibiliza agora um envio dos produtos do armazém da China chamado duty free. Será este o método a escolher para não passar na alfândega semelhante ao priority line da gearbest?

Obrigado e um abraço

Rui Machado

Resposta:

Rui,

Tal como já deve ter reparado, há muito que a Tomtop disponibiliza um método de envio em produtos selecionados, onde pede para colocar uma frase “Please send by method ZPTD for free-taxes” na caixa de comentário durante o checkout. A possibilidade de utilizar esse método é encarada como uma promoção, já que não existiam custos adicionais.

Agora, para permitir abranger todos os produtos, foi disponibilizado esse tal método de envio “Duty Free Shipping” que refere, que utiliza o mesmo método ZPTD que anteriormente, mas agora por um valor maior que, ainda assim, compensa bastante se formos a comparar com o que seria necessário pagar na alfândega (~23%+12€), já para não falar no tempo de espera absurdo a que estaríamos sujeitos.

Resumidamente, sim, é um método semelhante ao Priority Line da Gearbest e é seguro, pelo menos tendo em conta vários produtos que já recebemos por esse método.

[Respondido por Hugo Cura]


Como instalar uma VPN para aceder à rede de casa?

Boas!

Como poderei criar uma VPN de modo simples? O objetivo será de aceder aos ficheiros em rede como se estivesse em casa.

Existe alguma solução gratuita e simples que me permita realizar esta ligação? Podem disponibilizar um guia?

Abraço

Nélio Rosado

Resposta:

Nélio,

O Pplware já abordou várias vezes este tema, tendo até vários guias para criar o servidor de VPN dentro da rede de casa.

Como vários deles podem ser usados para o seu objetivo, deixamos aqui 2 guias e soluções que vai querer usar:

Depois de instalar o servidor e configurar o cliente do seu PC, pode a qualquer momento ligar-se a casa e aceder aos seus ficheiros como se estivesse dentro da sua rede.

[Respondido por Pedro Simões]


Fiz a minha compra da forma mais correta?

Boas,
Eu não sei se este local é o mais indicado mas eu tenho uma dúvida, eu acabei de fazer uma compra Na “GeekBuying” um telemóvel, só coloquei  Registered Airmail e shopping insurance, aí surge a minha dúvida será que o telemóvel irá parar na alfandega e terei que pagar mais por ele.

Peço desculpa pelo incómodo e obrigado.

Filipe Pereira

Resposta:

Filipe,

Se a compra foi feita num armazém europeu, não irá parar à alfândega, com toda a certeza.

Já se a origem do produto foi no armazém China ou Hong Kong, então sim, poderá ficar retido na alfândega e ser taxado em aproximadamente 23% + 12€.

Para esses armazéns, China e Hong Kong, existem métodos de envio especiais chamados EU Priority Line e HKEU Priority Line, respetivamente, que não colocam o produto em risco de ficar retido na alfândega.

Caso esteja no pior caso, de poder ser taxado, há ainda a possibilidade de não ficar retido, pois nem todos os produtos são alvo de verificação aduaneira.

[Respondido por Hugo Cura]


Como atualizar a MIUI do Xiaomi Redmi Pro?

Bom dia,
Venho, pelo presente, solicitar o favor da V/ajuda para o seguinte (se Vos for possível):

  • Tenho um smartphone XIAOMI REDMI PRO com MIUI Global 8.0 | Stable 8.0.7.0 (LXKCNMA), com versao android 6.0 MRA58K.
  • Como devo proceder, passo a passo, para que ele faça atualizações permanentes (a versão MIUI já vai na 9.2 e a do android na 8.0) sendo que o aparelho me diz sempre que não tem atualizações disponíveis.

Desde já muito grato pela atenção que possam dispensar, sou, a apresentar os melhores cumprimentos,

António Rodrigues

Resposta:

António,

Na verdade, nunca surgiu uma atualização nesse smartphone porque a ROM não é uma Global verdadeira, mas sim uma ROM modificada pelo vendedor.

Para o Redmi Pro só foi lançada ROM chinesa, pelo que apenas numa comunidade como a Xiaomi.eu é possível obter uma ROM Global que, embora não oficial, é tão boa como as oficiais. Além disso, suporta atualizações automáticas e inclui alguns recursos adicionais em relação à Global oficial, já que é baseada na ROM chinesa.

Para a instalar pode seguir o nosso guia:

O modelo Redmi Pro tem o nome de código omega (para a recovery) e HMPro (para a ROM).

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso proteger os meus dados no Facebook?

Caro Pplware,

Toda esta confusão associada ao Facebook e à utilização indevida dos dados dos utilizadores tem-me deixado preocupada e sem saber muito bem o que fazer.

É certo que o caminho mais certo era o abandono da rede social, de forma permanente, mas se fizer isso acabo por perder o contato com alguns dos meus amigos que praticamente vivem lá dentro.

A minha pergunta é por isso muito simples. Devo eliminar a minha conta, ou consigo de alguma forma controlar em acede aos meus dados e impedir que os meus amigos os partilhem.

Obrigado pela resposta,

Vanessa Lima

Resposta:

Vanessa,

Antes de mais lembre-se que os dados a que o Facebook acedeu foram alimentados e autorizados por si.

Isto não absolve as ações da rede social, mas serve como alerta para os seus utilizadores, levando a que leiam os pedidos de acesso aos dados e, principalmente, para que tenham sentido crítico.

Quanto à sua questão, o mais lógico é que mantenha a sua conta ativa, mas que faça no entanto algumas mudanças nas configurações.

As medidas são conhecidas e foram apresentadas pelo Pplware assim que esta confusão estalou. Basta que as aplique e em pouco tempo sentir-se-à mais segura:

Ao aplicá-las vai entender a forma de se proteger e até, provavelmente, as entenderá como básicas e obrigatórias.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version