Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Posso trocar a antena do meu router?
Boa tarde,
Aproveito desde já para vos dar os parabéns pelo vosso trabalho nesta página.
Contacto-vos porque estou com uma duvida já há algum tempo e ainda não tive oportunidade de a esclarecer e penso que me a poderão esclarecer.
A dúvida é saber se é possível ligar uma antena Yagi 2,4GHz 18 ou 25DBI a um router como os que as operadoras nos fornecem na ranhura da antena.
A ideia é substituir a antena padrão do router por uma yagi, ou então por uma mais potente do que a padrão.
Mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho.
Cumprimentos,
Rafael Pereira
Resposta:
Rafael,
Desde que o tipo de conector seja igual e esteja ao alcance do utilizador (i.e, seja removível), é sempre possível ligar outro tipo de antena.
À partida terá sempre melhorias, se o ganho da antena for superior, no entanto pode não ser garantido o resultado que é suposto ou está à espera.
[Respondido por Hugo Cura]
Como posso fechar uma conta de mail do Sapo?
Exº Senhores:
Poderão ensinar-me o procedimento para encerrar uma conta SAPO MAIL ?
Já coloquei a questão várias vezes à PT- MEO e não obtenho resposta.
Obrigado
João Cotrim
Resposta:
João,
Não sabendo que diligencias já tomou para resolver esta sua questão, deixou-lhe aqui as informações que o Sapo/Meo tem nas Condições de Utilização do Mail SAPO.
Do que está escrito, bastará estar sem aceder à sua conta por um período de 3 meses para que a mesma seja desactivada.
12. O que é que acontece se eu não aceder à minha conta SAPO Mail durante um período prolongado?
Se não aceder à sua conta SAPO Mail por um período de 90 dias ou mais, a MEO pode hibernar ou cancelar a sua conta de e-mail, e pode ainda eliminar o conteúdo da sua conta de e-mail, isto é, todas as mensagens que estiverem guardadas na sua caixa de e-mail.
Para efeitos do ponto anterior, entende-se por conta hibernada a Conta Pessoal que se encontra suspensa para efeitos de receção de e-mails, sendo no entanto permitido ao Cliente autenticar-se com sucesso. No caso de o Cliente se autenticar com sucesso, a sua Conta Pessoal será automaticamente reativada. Uma conta, quando reativada, terá o seu funcionamento normal, com envio e receção de e-mails. Chama-se no entanto a atenção que o conteúdo que tenha sido removido não será reposto.
Pode ainda contactar a ajuda do Sapo e pedir que a sua conta seja removida.
13. Como é que posso cancelar a minha conta?
Pode, a qualquer altura, solicitar o cancelamento da sua conta, mediante pedido para o SAPO Suporte, em http://ajuda.sapo.pt.
Estes são os passos indicados pelo serviço de email do Sapo para terminar a sua conta de email.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque não aparecem as imagens certas no meu Facebook?
Boa noite.
Quotidianamente sou leitor dos vossos artigos e aproveito imenso algumas sugestões!
Tenho um “blog” – http://oventonemtudolevou.blogspot.pt/ – e depois de fazer um “post”, procuro enviar uma miniatura da imagem posta para o Facebook.
Há uns dias deixou de ser possível, aparecendo-me somente imagens difusas e desconexas de bandeiras…etc.
Claro que se clicar nesta imagens difusas vou para o “post” do “blog”, mas não é isto que desejo e não acontecia!
Como resolvo o problema?
Muito obrigado.
Cumprimentos.
Hélio Matias
Resposta:
Hélio,
Esse é um problema que pode ter uma solução simples e uma explicação lógica. Comecemos pela segunda parte.
Sempre que se coloca um link no Facebook este é armazenado e os conteúdos guardados do lado da rede social. Se não conseguir obter o conteúdo final, armazena o que recolher, o que parece ser o seu caso.
Existe um problema que normalmente acontece é partilhar com outros amigos, nem que seja no Messenger, antes de ser publicado, e isso leva a que seja guardada uma versão errada.
Depois de explicar o possível problema, surge então a solução. Nesses casos o ideal é usar o Facebook Debugger e ver por um lado o que foi recolhido, e por outro para indicar ao Facebook que deve recolher novamente a sua página.
O Facebook Debugger pode ser encontrado neste link.
[Respondido por Pedro Simões]
Que smartphone me aconselham comprar?
Boa tarde caros,
Sigo há imenso tempo a V./ página pois sou um ávido consumidor de tudo o que são notícias relacionadas com a tecnologia e antes de mais gostaria de vos felicitar por serem a referência em Portugal.
Seguidamente, o motivo que me leva a escrever-vos (apesar de quase todas as semanas ver dúvidas parecidas com a minha, ainda não encontrei uma que se adequasse a 100% ao que preciso) é o seguinte:
Estou à procura de um novo smartphone. Contudo, por motivos profissionais precisava que o mesmo fosse Dual Sim. Sei que há vários dual sim no mercado, o problema está que, aliado ao dual sim, eu gostaria que o telefone tivesse:
- 3GB Ram (mínimo);
- Bom desempenho (sem arrastos, lag, etc);
- Boa capacidade de memória interna (entre 32 a 64gb) ou expansão através de micro SD, sem ter que abdicar de um dos slots do SIM Card;
- Qualidade de construção razoável/boa;
- Ecrã de 5 polegadas (mínimo)
- Se tiver leitor de impressões digitais, tanto melhor;
- Camera fotográfica razoável/boa;
- Preço entre os 200 ~ 400 euros (sendo que quanto menos melhor).
O que é que eu compro?!
Obrigado pela ajuda e cumprimentos a toda a equipa!
José Faria
Resposta:
José,
Existem algumas opções que satisfazem a maior parte ou todos os requisitos que refere:
- Asus Zenfone 2 (ZE551ML): é um smartphone com muito boa reputação e é possível encontrar a versão de 4GB RAM/32GB armazenamento por cerca de 300€. Tem um slot dedicado para cartão microSD e, dos restantes requisitos que refere, apenas não tem leitor de impressões digitais. Pode ver aqui a análise do Pplware.
- Huawei Honor 6: também com versão de 32GB por menos de 300€, para utilizar o cartão microSD é necessário abdicar de um cartão SIM. Está também disponível a versão Plus com melhor bateria, processador ligeiramente melhor, dual-câmara traseira e ecrã de 5.5” (contra 5”). Não possui sensor de impressões digitais.
- Xiaomi Redmi Note 3: considerando a versão de 32GB, este é um smartphone que cumpre integralmente todos os requisitos que refere. Pode ver aqui a análise do Pplware. Há uma versão mais rápida, o Redmi Note 3 Pro, que difere apenas em 2 aspectos: tem um SoC melhor (de MediaTek Helio X10 para Qualcomm Snapdragon 650) e já suporta cartão microSD, embora em detrimento de um cartão SIM. Na HonorBuy tem disponível o modelo dourado.
[Respondido por Hugo Cura]
A Xiaomi tem smartphones com Windows Phone?
Olá boa tarde
Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho.
Gostaria de saber que a XIAOMI comercializa, atualmente, smartphones com o SO Windows Phone. Penso que, em tempos, foi assinada uma parceria entre a XIAOMI e a Microsoft para lançar no mercado estes aparelhos com este SO.
Em caso afirmativo, tencionam analisar um desses equipamentos? E qual a ordem de grandeza dos preços praticados (dual sim, de preferência)?
Cumprimentos, com votos de um bom trabalho
Luís Pinto Leite
Resposta:
Luís,
Não existe à venda qualquer smartphone Xiaomi com Windows Phone ou Windows 10 Mobile.
A marca decidiu que todos os seus smartphones iriam ser desenvolvidos com Android e por isso essa oferta não existe.
O que está para ser lançado, e que até está já em testes, é a possibilidade do Windows 10 Mobile ser instalado no Xiaomi Mi 4, através de uma ROM específica da Microsoft. Por enquanto apenas existe uma versão experimental (portanto funcional) do Windows Phone para Mi 4 LTE, mas ainda com alguns problemas.
Provavelmente quando o Windows 10 Mobile for lançado surgirá também a versão final desta ROM para o Xiaomi Mi 4 e até para outros smartphones desta marca.
Se quiser saber mais sobre o Xiaomi Mi 4, leia a nossa análise a este excelente smartphone:
[Respondido por Pedro Simões]
Como posso remover atalhos do Menu Iniciar no Windows 10?
Ola viva equipa do pplware
Vou colocar uma questão que me tem chateado um pouco no windows 10
Desinstalei alguns programas mas os atalhos no menu iniciar não foram removidos e nao consigo explorar o menu iniciar como nas versões anteriores do windows para remove los manualmente.
Espero que consigam me ajudar
um abraço
Manuel D’Aguiar
Resposta:
Manuel,
Em muitas coisas o Windows 10 é igual às versões anteriores deste sistema operativo. Isto significa que poderá usar as mesmas dicas e os mesmos truques para conseguir os seus objectivos.
Isto na prática resulta em que pode usar o explorador de ficheiros para conseguir alterar os atalhos que tem no Menu Iniciar.
Aponte o explorador de ficheiros para: Caso seja num utilizador específico: %appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs Caso seja de todos os utilizadores: C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs
Nestas pastas vai encontrar esses atalhos e poderá eliminá-los. Se quiser pode também adicionar novos ou reordená-los.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões