Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Vou trocar de disco no portátil! Como fica o Windows 10?
- Alguém desiludido com o OnePlus 2, será possível?
- Onde anda o meu Windows 10 que não chega?
- O que me podem dizer mais sobre a Mi Band S1?
- Vale mesmo a pena trocar disco mecânico por um SSD?
- Como consigo recuperar a minha base de dados?
- Como transformar o meu PC num servidor FTP?
- Um upgrade de hardware que é mais que merecido!
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Vou trocar de disco no portátil! Como fica o Windows 10?
Boa tarde,
Vou mudar o disco do portátil, passar a um SSD. A minha questão prende-se com a activação do windows 10.
O portátil foi comprado com o win8, a key está imbutida, como já activei o windows 10 se mudar de disco ele vê pela serial que tenho o W10 e procede à activação? Instalo um W10 no novo disco e ele depois activa?
ps - Não consigo utilizar uma pen de recuperação do w10, tenho mesmo de criar um dvd/cd, nunca consegui arrancar da pen a partir do portátil (secure boot off e outras coisas...), Falei nisto pois se me falarem em criar a pen de recuperação já sabem que não posso utilizar.
modelo samsung np300c5pt
Grato pela atenção, os meus cumprimentos
Marco Nogueira
Resposta:
Marco,
Não existe uma resposta oficial para a sua questão. Vários utilizadores já reportaram problemas com a troca de discos no Windows 10.
Mas na sua totalidade os problemas ficaram resolvidos com um simples contacto com o suporte da Microsoft.
A questão da reinstalação do Windows 10 no novo disco não é também um problema. Ao fazer o registo pela primeira vez ele associou essa chave ao hardware da máquina e isso é agora a chave que será usada, de forma automática.
A questão da impossibilidade de usar a pen é também contornada facilmente. Basta que em vez de gerar o iso para a pen o peça para ser gravado em disco. Depois só tem de usar esse ISO para criar um DVD de instalação.
[Respondido por Pedro Simões]
Alguém desiludido com o OnePlus 2, será possível?
Recebi oneplu2,.mas tenho diversos problemas, não consigo atualizar para versão oxigen 14_1510112055, faz a transferência mas falha instalação.
O botão home falha imenso. Não consigo desinstalar o Clean Master que está repleto de publicidade. Sinceramente uma desilusão.
Agradeço apoio para este email.
Carlos Alberto Lemos
Resposta:
Carlos,
Não tivemos essa experiência com o OnePlus 2, tal como pode verificar na nossa análise. O smartphone que testámos foi a versão chinesa com o sistema operativo Oxygen OS, tal como aquele que é distribuído pela OnePlus na Europa.
Quanto à actualização não funcionar, deve tentar fazer um restauro das configurações de fábrica, na tentativa de corrigir algum problema que possa haver. Tenha em atenção que perderá tudo o que não estiver nas suas contas, faça cópias de segurança.
Se mesmo assim não resolver, pode optar por procedimentos não oficiais… que podem ser um pouco complicados no caso de não estar à vontade com alguns passos. Terá que mudar a Recovery (guia aqui), cuja Recovery mais actualizada está aqui, e depois instalar a ROM mais recente (guia aqui).
A sensibilidade do botão Home foi um dos problemas assinalados na nossa análise, que de facto nem sempre reage ao premir com o dedo.
Quanto ao Clean Master, por ser uma aplicação do sistema não é possível desinstalar. No entanto pode desactivar a aplicação e assim nunca ser notificado. para o fazer basta ir a Definições > Aplicações > Clean Master > Desactivar. Pode também omitir as notificações, fazendo um clique longo sobre a notificação, a partir da barra de notificações.
[Respondido por Hugo Cura]
Onde anda o meu Windows 10 que não chega?
Boa noite.
Tentei forçar a actualização do Windows 10, uma vez que fiz a reserva há 3 meses e nunca mais me chegou a notificação que estaria pronto a actualizar, mas, após algum tempo a fazer o update ele acaba por dar erro 80240016.
Que posso fazer quanto a isto?
Miguel Leite
Resposta:
Miguel,
Dado que podem haver várias causas para esse problema, também existem diferentes soluções.
No entanto, a solução mais comum é a que descrevo:
- fechar todas as janelas abertas;
- abrir a linha de comandos como administrador (no menu iniciar, escrever cmd, clicar com o botão direito e escolher “Executar como administrador”;
- escrever net stop wuauserv e premir Enter;
- escrever net start wuauserv e premir Enter;
- fechar, reiniciar o computador e voltar a tentar iniciar o update.
Caso não resulte, pesquise no Google por esse código de erro, há outras soluções que poderão funcionar.
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
O que me podem dizer mais sobre a Mi Band S1?
Boa noite,
Eu vi o vosso recente artigo sobre a Mi Band S1 e fiquei interessada em adquirir o artigo até pelo surpreendente preço baixo a que é comercializada.
Tenho várias questões:
1- A data de lançamento da mesma foi a 11 de Novembro mas penso que essa data não se refere ao lançamento na Europa, é possível indicarem quando estará disponível para encomendar (Inglaterra ou Portugal)
2- O preço/qualidade interessou-me bastante e apesar de gostar da Mi Band S1 como ela é gostaria de saber se não há algum gadget igual mas com relógio também, na mesma range de preços.
3- Para conseguir aproveitar ao máximo este gadget é necessário ter android 4.4 no telemóvel. Eu até tenho no tablet mas o android do telemovél ainda é o 4.0.4 (Samsung GT-S7562, 1 GHz Cortex-A5, 4 GB ,768 MB RAM, 5MP, frontal- VGA, 4",480 x 800 pixels (~233 ppi pixel density) ). Que telemóvel aconselham adquirir que seja igual ou superior (não interessa ter dual-sim) e não seja muito caro? :S
Obrigado!
Mariana Fernandes
Resposta:
Mariana,
Respondendo a cada uma das questões:
- Não é conhecida data de lançamento na Europa, nem sequer há informação se será lançado;
- Na verdade, ao utilizar aquele dispositivo, rapidamente nos apercebemos que faz falta mostrar as horas, mas nessa gama de preços não encontrará nada com o mesmo nível de qualidade, pelo menos que meça a pulsação cardíaca. Pode por exemplo ver aqui uma lista de vários smartwatches onde alguns incluem sensor de batimento cardíaco, mas por preços mais elevados.
- A limitação da versão do Android prende-se com o tipo de comunicações utilizada com a Mi Band e com a compatibilidade da respectiva aplicação. Para utilizar a Mi Band como contador de passos, monitorização do sono e alarmes, não é necessário estar constantemente ligada ao smartphone. Dessa forma pode utilizar o tablet para sincronizar toda a actividades e configurar alarmes, apenas não vai usufruir da funcionalidade de notificação de chamada a chegar. A aplicação Mi Fit não é oficialmente suportada pelos tablets, mas pode instalá-la que funciona perfeitamente. Aqui tem o link do ficheiro de instalação: Mi Fit 1.7.521.
Quanto a um smartphone em “condições” e barato, a minha sugestão vai para o Xiaomi Redmi 2 Pro, que pode encontrar na HonorBuy aqui. Nessa loja também existe a Mi Band 1S, disponível para venda (e pode utilizar o voucher PPLWARE para desconto de 5€). Os produtos são enviados a partir da Europa, pelo que não terá problemas com a alfândega.
Para o caso de preferir comprar em Portugal, tem por exemplo o BQ Aquaris E5 4G 2GB/16GB ou o Wiko Ridge 4G, que são bons smartphones mas que ficam ligeiramente mais caros em relação a um Xiaomi.
[Respondido por Hugo Cura]
Vale mesmo a pena trocar disco mecânico por um SSD?
Boas Pplware,
A minha questão é referente ao upgrade de um disco hdd para um sdd num portátil de uso normal.
Acho que hoje em dia muitas pessoas se devem questionar sobre isto e sendo que vocês podem testar este tipo de upgrade facilmente gostaria de saber se vale realmente a pena e onde se notará mais as diferenças.
O meu portátil em causa tem um ano e meio e tem um i7 e 8gb de ram, uso-o para trabalho em office e alguns jogos ocasionalmente.
Obrigado desde já, não sei se já responderam a esta questão anteriormente, mas fica a ideia para um post no vosso site ou para o consultório.
Cumprimentos,
Miguel Martins
Resposta:
Miguel,
A troca de disco, de um HDD para um SSD é uma das melhores actualizações que pode fazer no seu computador.
Para além de poder aumentar a memória, esta é a melhor opção que pode tomar para fazer renascer a sua máquina.
As diferenças de tempo que vai ter no arranque e no abrir das aplicações compensam todo o trabalho que vai ter em trocar o disco e o que vai ter de gastar para o comprar.
Lembre-se no entanto que ainda não se consegue as mesmas capacidades em termos de espaço, mas facilmente isso passa para segundo plano face às melhorias gerais que vai ter.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo recuperar a minha base de dados?
Olá, boa noite.
Desculpem a pergunta que vou fazer, sei que é algo muito especifico, mas estou meio perdido, necessito de uma luz.
Estive a participar num projecto em Sugarcrm cummunity edition, o servidor estava a trabalhar com Linux Mint xfce (baseado no Ubuntu 12.04), mas o Motherboard avariou, agora encontro-me diante de um dilema, pois não sei se é ou não possível recuperar a base de dados do SugarCrm, o problema é que o disco ainda é um IDE e as boards que tenho disponíveis são todas para discos Sata, tenho o disco IDE montado numa caixa externa (USB), mas não sei se consegue recuperar os dados.
Fico grato por uma dica, uma ideia, se me poderem dar uma luz fico-vos muito grato.
Bom trabalho
Com os melhores Cumprimentos
Filipe Gaspar
Resposta:
Filipe,
Não especifica qual a base de dados que usou, por isso vou assumir que será a mais “normal”, o MySQL.
Na verdade o MySQL está presente em disco na forma de diferentes ficheiros, pelo que com as ferramentas certas vai conseguir recuperar todos os dados.
Tendo aceso disco, que entendo que esteja a funcionar nessa caixa externa, só precisa de seguir os passos certos para chegar onde pretende.
Não é um processo complicado, mas é extenso, por isso deixou-lhe um link para acesso à documentação da própria MySQL, onde todos os passos estão detalhados:
Depois da base de dados recuperada, só precisa de reinstalar todo o software e voltar a configurá-lo.
[Respondido por Pedro Simões]
Como transformar o meu PC num servidor FTP?
Boa tarde,
Eu gostaria de transformar o meu pc antigo num servidor FTP e num servidor de stream. Ja instalei o owncloud, mas agora queria aceder em qualquer lado através da internet.
Será que podem ajudar com algum tutorial?
Aguardo Resposta,
Alexandre Barreto.
Resposta:
Alexandre,
Para fazer o que pretende tem de configurar o seu router para permitir o acesso do lado de fora da rede local. Precisa ainda de configurar um serviço de DNS para que um endereço esteja sempre ligado ao seu IP (que muda periodicamente).
Nem todos os routers são iguais, pelo que deve verificar no seu router quais as opções equivalentes ao guia, no caso de ser diferente. Pode aceder ao guia a partir do link abaixo:
[Respondido por Hugo Cura]
Um upgrade de hardware que é mais que merecido!
Bom dia,
Tenho um computador antigo e gostava de lhe fazer um upgrade. Mas tenho algumas dúvidas neste processo e penso que me podem dar uma ajuda.
Pretendo mudar o processador e por mais memória ram.
Mais tarde possivelmente uma nova gráfica.
- Fonte - 350 W
- Motherboard - AsRock P4 Combo
- Processador - Socket 478 / Pentium 4 / 2.66 GHz / 533 MHz / 512 KB
- Memória Ram - 1x Kingston KVR266X64C25/1G - 2,5V
- 1x Leitor/Gravador DVD
- 1x Leitor de Disquetes
- Disco - SATA 7200 rpm
- Placa Gráfica - NVIDIA geforce4 mx 440 / 64mb
Novos componentes:
- Processador - Socket 775 / Pentium 4 660 / 3.6 GHz / 800 MHz / 2 MB (mais novo cooler)
- Memória Ram - 2x Kingston PC3200 400MHz CL3 / 1G - 2.6V (exemplo)
Em relação ao processador sei o que tenho de fazer (desmontagem/montagem, cablagem e Bios).
Mas é no caso da memoria ram que tenho dúvidas.
A voltagem de ambas é diferente, numa é 2.5 V e a outra é de 2,6 V.
A motherboard reajusta automaticamente a voltagem ou teria que ser eu a fazer isso manualmente na Bios?
Procurei na Bios um campo referente a isso, no manual e não encontrei nada referente a isto.
Caso seja automático existe algum perigo para os componentes do computador com este aumento de Voltagem?
No caso desta memória ram não ser compatível com a motherboard, qual poderia usar? Sendo esta se possível a 400 MHz / 1G.
No caso da fonte de alimentação penso não ser problema, fiz vários testes em páginas da Internet e uma fonte com 350W é suficiente para estas alterações.
O computador é para uso regular, escrever documentos, navegar na Internet, multimédia, etc..
Neste momento tem o Lubuntu e corre razoavelmente, mas quando se entra numa página da Internet complica-se e arrasta-se e penso que com estas alterações poderia ganhar alguma fluidez no sistema.
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Obrigado.
Ricardo Miguéis
Resposta:
Ricardo,
Essa diferença de tensão (e não voltagem, como se costuma dizer) de apenas 0,1V não é significativa, não vai danificar por caixa disso. Normalmente a tolerância é de +/- 0,2V, ou mais nalguns casos, já que a DDR1 é mais flexível que as mais recentes.
Sim, a fonte de 350W deverá ser suficiente, sem problemas.
O upgrade ajudará mas não vai “fazer milagres”. A Web dos dias de hoje é relativamente pesada e o processamento das páginas já exige que a máquina tenha um desempenho razoável, também no que diz respeito à capacidade gráfica.
A gráfica é também muito antiga e poderá estar a ser uma condicionante nesse aspecto.
Quanto ao disco, o investimento num SSD é sempre uma aposta certeira. O preço desses discos está agora num patamar interessante e, mesmo considerando que a motherboard tem apenas SATA1, mesmo o disco sendo SATA3 funcionará sem problemas. A grande vantagem destes discos é o rapidíssimo tempo de acesso, onde a largura de banda máxima (a verdadeira limitação do SATA1) raramente é relevante, que ainda assim ascende aos 150MB/s.
E claro… é um investimento para um novo PC no futuro.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Enviei uma questão para vós à mais de 2 meses, as questões são publicadas por ordem, preferência, conhecimento? Obrigado pelo vosso trabalho Pplware!
Já passou 1 semana e não houve feedback, porreiro pplware.
“Vale mesmo a pena trocar disco mecânico por um SSD?”
Quanto esta questao eu trabalho numa loja de informatica trabalho com empresas e publico e geral e ultimamente e o que tenho feito mais é meter SSD’s e digo que vale mesmo a pena e vejo computador a ganhar vida ja pc com i5 ou i7 ficam bombas 😉
Questão do upgrade:
O socket dos CPUs é diferente, penso que a board tb tenha de ser mudada. Alguém confirma?
A board funciona com o socket 478 e 775. Mas eu pessoalmente investia numa board nova e um Intel Pentium k.
Se estivermos a falar de peças novas ao trocar o cpu tens de trocar a motherboard por causa do socket, as memorias pq ja nao ha motherboards novas que usem ddr1, a grafica pq motherboards com socket agp nao se encontram a venda e por fim a fonte pq 350w é demasiado fraco pras boards de hoje em dia…
ou seja, gastar dinheiro nesse “dinossauro” é deitar dinheiro ao lixo…
Ia-me esquecendo, instalar um SSD num pc desse tipo é tambem deitar dinheiro ao lixo visto que o resto dos componentes antigos NUNCA irão tirar proveito do desempenho dele…
Passa-se tb o contrario quando se tem um pc com i7 e +8gb de ram (por ex.) com um HDD, neste caso o disco é que nao tem desempenho suficiente para soltar o desempenho do resto…
nao tem desempenho suficiente para soltar o desempenho do resto…
Wtf did I just read?
“instalar um SSD num pc desse tipo é tambem deitar dinheiro ao lixo ”
Não podias estar mais errado, Daniel. É preciso meter a “mão na massa” para responder correctamente.
Ricardo Miguéis. Eu não te aconselhava a fazer upgrades nesse pc. é que não há nada que se aproveite. Memórias ddr400 devem estar ao preço das ddr3. Eu aconselhava-te uma motherboard nova, um processador novo, uma fonte, 4gb de memória + ssd. Isto tudo não fica muito caro, ficas com um processador muito melhor e posso-te ajudar com isso sem problema. Se quiseres responde aqui
Quanto à questão do FTP, em vez de usar o router para isso, se o pretendido for mesmo usar o PC para isso, pode-se instalar o filezilla server (windows) ou o proftpd (ou similares, para linux).
Relativamente à última questão deve dizer-se: diferença de potencial ou queda de tensão entre 2 pontos.
“Onde anda o meu Windows 10 que não chega?”
Entre o netstop e o netstart, deverá apagar a pasta “\Windows\SoftwareDistribution”
Dica retirada do “FixWin10” da própria M$
Antes de mais quero dar os meus parabéns a toda a equipa do pplware pelo excelente trabalho que estão a desenvolver.
Fico-vos muito grato pela vossa excelente ajuda.
Estava perdido, sem o vosso auxilio, neste momento a base de dados está recuperada e a funcionar novamente, em relação à base dados é instalada pelo SugarCRM.
Mais uma vez muito obrigado, espero que continuem com o excelente trabalho.
Bom dia,
Obrigado Pplware pela ajuda e dicas =D.
Em relação ao computador sei que basicamente é um “Dinossauro” e que não se pode fazer grande coisa. Mas sempre se pode fazer algo.
O fim dele é inevitável mas era apenas para tardar um pouco mais. Tenho alguma nostalgia com ele, começou como uma Pentium III 800 uhuh, 256 de ram e foi tendo algumas alterações com o tempo. Não quero gastar muito com ele, mas para coisas básicas é bastante “razoável”. Notei diferença quando o PC estava com o MS XP, ligava-o e podia muito bem durante 10 a 15 minutos fazer outras coisas pois só ficava pronto depois desse tempo. Nunca tinha experimentado Linux antes, decidi instalar o Lubuntu e BUUUUHHMMMM, em cerca de 1 a 2 minutos o PC está pronto a usar. Super fácil, algo intuitivo, … . O computador não é usado por mim, mas sim pelo meu pai. Que não entende muito destas coisas, necessita de algo que seja acessível e fácil. A sua integração com o sistema foi muito boa e claro o PC parece que tem agora uma alma jovem.
E com este pequeno upgrade queria dar apenas mais uma pouco de “chama”.