Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Um Windows 7 que não detecta discos em rede!

Olá pplware,

Já me aconteceu antes, mas julgo que agora não consigo resolver um problema que é a não deteção dos dispositivos na minha rede de casa, no windows 7. Desapareceram por completo do explorer na secção da network, mas consigo aceder aos discos por \\. Agora até o troubleshooting não inicia.

Reparei desta vez, que não consigo fazer “turn on discovery” nas configurações da rede, porque não grava essa opção, voltando sempre para desligado. Pelo que li, fui pesquisar o function discovery resources e realmente, apesar de estar com início automático, dá erro quando faço start.

Existe alguma forma de resolver este problema, que julgo ter sido resolvido das outras vezes desinstalando e reinstalando na placa de rede o cliente microsoft? ou só mesmo formatando….?

Obrigada!

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

Isso indica que muito provavelmente a integridade dos ficheiros do sistema foi comprometida.

Antes de tentar fazer uma recuperação com recurso à imagem de instalação, recomendo a execução do seguinte comando, na linha de comandos do Windows:

Trata-se do System File Checker que, com recurso a uma pasta do sistema vedada que tem ficheiros essenciais ao seu funcionamento, poderá conseguir reparar determinadas funcionalidades.

Se isso não funcionar, o melhor mesmo será fazer uma reparação do sistema, sem formatar… apenas para evitar trabalho adicional para toda a condifuração. O ideal é sempre instalar de novo.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual o melhor substituto do Office no Linux?

Boas,

Tenho o Ubuntu 14.04 desde que saiu e um dos principais problemas que tenho é a ferramenta de office, sendo que já tentei o LibreOffice e o KingSoft Office.

O problema é que no Libre os menus não são muito intuitivos e todo o funcionamento jno geral acho um pouco mais confusos do que o do MS Office. Já o Kingsoft, tem um visual muito idêntico ao MS, no entanto tenho muitas vezes problemas de desformatação de documentos quando estou a trabalhar com outras pessoas (que estão a utilizar o MS), problemas de tipos de letras (sendo que não consigo ter alguns tipos de letras, calibri,…), Títulos, Índices, etc.

Já tentei instalar o MS Office através do Wine e do PlayOnLinux, mas depois o PowerPoint não funciona. E agora tentei com o CrossOver, no qual tudo funciona (Word, Excel, PowerPpoint, Visio), no entanto não consigo escrever com assentos (´ ` ~ ^), o que se torna frustrante.

Gostava de saber se têm alguma solução, ou se deixo de vez o Ubuntu, porque ter de andar a saltar de SO cada vez que tenho de editar ficheiros de texto, excel, etc, ou ter uma VM a correr dentro do Ubuntu não são soluções viáveis nem práticas.

Obrigado.

Tiago

Resposta:

Tiago,

A transposição de software entre sistemas operativos é algo muito complicado e que na maioria das vezes, com honrosas e excelentes excepções, não funciona.

Existem sempre funcionalidades que são exclusivas de cada um dos SO’s e que não se conseguem repetir.

Existe depois uma questão muito importante e que poucos se lembram. A experiência de utilização nunca é igual, mas os utilizadores insistem em querer que seja, levando a situações como a que descreve.

Uma vez que já testou a maioria das ofertas de suites de produtividade e que nenhuma lhe agradou verdadeiramente, o que recomendamos é algo muito simples.

Porque não começa a usar a suite de produtividade da Google? As novidades que foram esta semana apresentadas colocam-na numa posição ideal para que a use.

Em primeiro lugar pode usá-las em modo offline, o que garante que pode criar ou editar documentos em qualquer lado.

Depois, e é algo de muito importante, foi anunciado o suporte completo para os formatos Office, que consegue resolver-lhe a parte mais importante do seu problema.

Por fim temos a questão da interface. As ferramentas da Google, apesar de não serem similares às do Office, conseguem dar ao utilizador uma experiência de utilização muito boa.

Antes de desistir do Linux, e esta não seria uma decisão acertada, recomendo que teste o Google Drive e que veja se não é suficiente para o que pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Quais as melhores colunas para o meu PC?

Boa Noite,

Eu estou interessado em adquirir umas Colunas para o meu Computador.

Eu queria um conjunto, preferencialmente 5.1, em que o Bass não deixasse muito a desejar. Estou um pouco indeciso entre as Creative Inspire T6300, e as Logitech Z506.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre quais as que apresentam melhor qualidade.

Obrigado.

O objetivo é usar as colunas para jogar, ver filmes e ouvir música.

Cumprimentos,

Marco Fernandes

Resposta:

Marco,

Já fui utilizador de sistemas de som Creative e Logitech, e não tenho dúvidas que é a Logitech que apresenta mais qualidade e fiabilidade nos material. Nunca usei nenhum modelo dos que refere.

No caso, o modelo da Logitech tem certificação THX e tem mais potência RMS: 8W/satélite + 16W/centro + 27W subwoofer da Logitech contra 7W/satélite + 22W subwoofer.

No caso de ter problemas, a assistência directa da Logitech é muito boa. Da Creative creio que tem de ser com a loja.

[Respondido por Hugo Cura]


Quais as melhores ferramentas para a privacidade na Internet?

Olá pplware,

Li atentamente o vosso tutorial sobre o C3priv, um kit de privacidade para usar numa pen USB. No entanto, de tão lento que é.

O que me aconselham, em vez disso? um navegador tipo dragon ou tor portable? e uma VPN portable? existe alguma boa gratuita?

Existem também aplicações que criam um “desktop” portátil. Aconselham? Qual?

Preferia que fossem aplicações a instalar exclusivamente na pen usb, para poder usar em computadores públicos nos quais não existam direitos administrativos, não sendo possível instalar aplicações.

Muito obrigada

Diana

Resposta:

Diana,

As questões de privacidade são sempre pertinentes e nem sempre simples de garantir.

Das soluções que apresentou provavelmente escolheria a segunda por ser mais simples de usar.

Ao ter as aplicações na sua pen USB consegue ter sempre presentes as suas configurações e as suas preferências, sem ter de estar a colocar dados em computadores que não controla e que não sabe como é feita, e até se é feita, a manutenção.

Crie uma pen de utilização externa com os principais programas de acesso à internet e use-a sempre que não sentir segurança no acesso ou estiver e computadores que não controla.

Quanto à pergunta da VPN, o que posso recomendar é que em vez de usar uma gratuita e alojada algures na Internet que crie a sua própria.

Com pouco mais de 40 euros consegue comprar um Raspberry Pi e depois apenas precisa de usar um tutorial como o que apresento abaixo e terá a sua VPN pessoal sempre disponível:

Depois só tem de configurar o seu cliente para se ligar a essa VPN e todo o trafego será encaminhado de forma segura para a sua rede, saindo depois daí para a Internet, mas de forma controlada por si.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar o Mint em cima do Windows 8?

Boa noite, desde já agradeço a disponibilidade por terem atendido o meu pedido. Passa-se que eu tenho um Vaio com o windows 7, e instalei o 8 por cima.

Hoje tentei instalar o Linux Mint, como sempre fiz um boot loader na pen e quando vou a reiniciar apercebi-me que já não era como no Windows 7.

Não sei como instalar o Mint através do 8. Já fui á BIOS e já estive a ver tutoriais mas não se assemelha nem um pouco ao que eu tenho.

Obrigado mais uma vez, e cumprimentos,

Luís Bettencourt

Resposta:

Luís,

Com a explicação que nos deu, ficamos sem saber qual é realmente o problema que está a enfrentar.

Temos um artigo que explica em pormenor como instalar o sistema em dual boot:

O que difere no Windows 8 relativamente ao Windows 7 é a forma como acede às opções de arranque (antigo F8). No Windows 8, para aceder a essas opções deve:

Não sei bem se o acesso às opções de arranque lhe será útil, no entanto é esta a alterações que aconteceu para o Windows 8.

Se eventualmente o problema não se relacionar com o que sugeri, diga nos comentários qual é realmente o problema.

[Respondido por Hugo Cura]


O email no iOS que não pára de crescer!

Bom dia pplware

Não sei se já abordaram esta questão mas fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado. Inclusive pesquisei em alguns foruns da Apple e encontro outros users a queixarem-se do mesmo sem no entanto encontrar a solucção para o problema.

O problema está relacionado com o espaço que a app Mail ocupa no iPhone. Indo a Settings->General->Usage deparo-me com a app mail a usar neste momento 2,4GB de espaço apesar de todas as contas que tenho configuradas no mail do iphone estarem completamente vazias (inbox, outbox, drafts, deleted itens, etc). E cada vez mais esse mesmo espaço vai aumentando sem que eu o consiga impedir.

Já tive de apagar todos os ficheiros de musica, e algumas apps que utilizava menos para conseguir ter espaço no iPhone.

O que poderei fazer para solucionar este problema?

Um abraço

Pedro Gomes

Resposta:

Pedro,

A resposta a essa questão vai ser dada sem grande certeza da minha parte. Essa é uma situação que nunca encontrei e que é quase impossível de reproduzir.

O que proponho é que faça uma limpeza total ao seu iPhone através de uma reposição do iOS, recorrendo a um factory reset.

Depois dessa limpeza deve configurar e instalar novamente todas as aplicações. O problema não se deverá manifestar novamente.

Esta é uma medida agressiva pois fará com que perca os seus dados que tem no equipamento, mas é a única forma de eliminar eventuais conflitos ou outros problemas.

Claro que se vai lembrar de fazer um backup total dos dados do iPhone antes e irá usá-lo se tiver necessidade.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de uma boa App de email para o meu Android!

Boa noite

Gostaria de saber se haverá maneira de a aplicação gestora de emails nativo do Android, o E-Mail, mostrar mais mensagens do que as recebidas no último mês ?

Tinha anteriormente um smartphone com o IOS e tinha a possibilidade de ver muitos mais emails.

Grato pela atenção dispensada.

Carlos Esperancinha

Resposta:

Carlos,

De acordo com o que verifiquei agora num Galaxy S5, na aplicação E-mail, e verifiquei que é possível ver emails mais antigos que 30 dias (numa lista “Mais antigo”), no entanto só surgem automaticamente aqueles recebidos nos últimos 30 dias.

Para conseguir ver emails mais antigos, com mais de 30 dias, terá de deslocar repetidamente a lista para cima para que vão surgindo mais emails.

Pode ainda experimentar a aplicações de E-mail oficial da Google, que até há pouco tempo estava disponível apenas em equipamentos Nexus e ROMs baseadas no Android original, mas agora já existe na Play Store:

O funcionamento é semelhante, no entanto eu prefiro-a em comparação com a aplicação da Samsung.

[Respondido por Hugo Cura]


Como instalar o Linux depois de ter o Windows 8 no sistema?

Boa tarde

Tenho um toshiba com windows 8.1 e queria meter uma distro linux no pc mas quando tento arrancar da pen ele não arranca e começa logo com o windows.

Já desactivei o secureboot da bios e meti a correr o boot normal, já tentei instalar diferentes distro em diferentes pen’s e nem assim arranca, será que me podem ajudar?

Cumprimentos

Tiago José

Resposta:

Tiago,

Para que seja possível arrancar a partir da Pen Drive, é necessário escolher especificamente esse dispositivo para o arranque.

Não sei se o está a fazer pois não o descreveu, mas deverá procurar na BIOS como o fazer. Nalguns PCs também é possível aceder directamente à escolha do dispositivo de arranque premindo a tecla F8 logo no início, muito antes de o Windows começar a carregar.

Tente seguir um destes guias:

https://pplware.sapo.pt/tutoriais/aprenda-como-fazer-dual-boot-windows-8-vs-linux/

https://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/

[Respondido por Hugo Cura]


Uma utilização lógica para o Arduino!

Boa noite,

Gostaria de saber se é possível utilizar um arduino para simulação de controlo de entrada e saída de pessoas?

Obrigado,

Ricardo Gonçalves

Resposta:

Ricardo,

Claro que sim. Apenas deve procurar qual o sensor mais apropriado para o local e finalidade que pretende. Tem sempre a possibilidade de utilizar um sensor analógico, digital ou com interace I2C.

A partir daí, só tem que o programar para contemplar as mais variadas situações que possam ocorrer.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas graves com a App de email do OSX Yosemite!

Caros ha ja uns dias para ca o meu email do macbook qd o tento abrir, não recebe correio e que encontrou um erro inesperado e terá de fechar.

Tem sido um transtorno esta situação, mais acrescento que instalei a versão beta do yosemite e não tem tido nenhum problema de funcionamento salvo ha uns dias a esta parte.

Têm conhecimento de alguma coisa???Podem ajudar-me a reinstalar o email da apple vou como devo então proceder??

Obrigado.

Miguel Pereira

Resposta:

Miguel,

Antes de mais deve lembrar-se que a versão do OSX Yosemite disponibilizada pela Apple é ainda de testes e não deve ser usada dia a dia como versão de produção.

Esta é ainda uma versão muito “verde” e que, tal como descobriu, tem erros e problemas.

O que podemos recomendar é que faça um restauro do seu sistema para uma data anterior ao surgimento dos problemas, isto acreditando que faz backups regulares com recurso à Time Machine. Bastará repor a aplicação de email e tudo deverá ficar resolvido.

Se por ventura não faz backups tenho uma outra solução para si, e que é composta por 2 passos.

O primeiro é que configure os backups via time Machine para que esteja precavido contra problemas destes.

O segundo e que irá resolver o problema, é que faça uma reposição do sistema, mas mantendo os dados e as aplicações do utilizador.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu switch suporta PoE para os meus equipamentos ou não?

Boa tarde.

Antes de mais gostaria de aplaudir o excelente trabalho que tem realizado do qual sou seguidor activo, apesar de não participar com comentários etc.

Já me ajudaram muito pois conseguem ser simplistas e bem explicativos.

O motivo deste contacto é o seguinte, tenho em minha posse um switch TP-Link TL-SG1008P:

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-SG1008P

O qual como podem verificar tem 4 portas passivas e outras 4 PoE.

A minha questão é a seguinte após uma pesquisa de equipamentos com suportes PoE ( ex: câmeras ip, acess point etc ) verifico que conforme o fabricante são utilizadas tensões diferentes, o switch informa 48volts de alimentação, mas os dados técnicos indicam os valores em W:

Supports PoE power up to 15.4W for each PoE port
Supports PoE power up to 53W for all PoE ports

Com isto tudo a minha duvida é.

Posso ligar qualquer equipamento PoE a este switch? Ou tenho de ter sempre em atenção a tensão de saída?

No caso deste switch sei que é alimentado com 48volts, para ter tensão suficiente para os equipamentos, mas não me dá valores de tensões de saída nas portas ethernet, sendo assim como eu sei a tensão que sai?

Peço desculpa se a minha questão é confusa.

Uma sugestão seria um artigo a esclarecer estes pormenores.

Já trabalhei com acess points da ubiquiti e TP-link mas já eram fornecidos com injector PoE.

Neste momento pretendo adquirir para uso pessoal um acess point D-Link Outdoor (DAP-3310) onde sou informado assim: O DAP-3310 é alimentado por PoE5 onde não consigo informação esclarecedora do que é a norma PoE5.

Obrigado.

Miguel Duque

Resposta:

Miguel,

O Power over Ethernet é descrito pela norma IEEE 802.3af que refere que a alimentação é entre 44V e 57V, sendo a tensão nominal de 48V. Como a potência máxima admitida por cada porta é 15.4W, isso significa que a corrente máxima é de 350mA.

Recorde que Potência (W) = Tensão (V) * Corrente (I), ou seja, P = VI.

Desde que o equipamento suporte PoE, então obviamente terá de cumprir a norma e ser alimentado com a tensão 48V. Seja como for, de certeza que isso está especificado no manual do equipamento.

[Respondido por Hugo Cura]


O Samsung Galaxy S3 é ainda uma boa escolha?

Boa-tarde pessoal da pplware , sou um leitor assiduo do vosso blog e tenho uma questão para vos colocar .

Após ter saído o Samsung Galaxy S4 , e o Galaxy S5 , acham que continua a ser uma boa opção de compra o Galaxy S3 ?

Sendo que se pode comprar usado por +/- 200€

Obrigado pela ajuda ,

João Miranda

Resposta:

João,

Eu diria que o Galaxy S3 só será boa opção se for o modelo que tem 2GB de memória RAM.

Esse modelo será oficialmente actualizado pela Samsung para a versão 4.4.4 KitKat e a quantidade de memória adicional que tem, relativamente ao Galaxy S3 base (que só tem 1GB), é uma enorme vantagem na sua utilização.

Com as aplicações cada vez mais pesadas a par com a interface da Samsung (TouchWiz), não é possível abrir muitas aplicações sem que comecem a fechar em background, ou seja, quando volta a uma aplicação que abriu anteriormente, o mais provável é que ela tenha de carregar toda por completo, o que vai demorar mais tempo.

No caso do dispositivo com mais memória RAM, então há muito mais margem de manobra para uma utilização mais fluida.

Além disso, o Galaxy S3 de 2GB (I9305), também tem rede 4G LTE, o que pode ser interessante nalgumas situações.

[Respondido por Hugo Cura]


Como adicionar novos idiomas a um Motorola Moto G?

Boa tarde Pplware

Em Janeiro comprei um Motorola Moto G (8GB) pela loja online da ORANGE PT. E o smartphone não vem com o idioma PT-PT. Gostava de saber se existe alguma maneira de meter o idioma como PT-PT e se existir gostaria que me explicassem como.

Obrigado desde já Pplware.

Cumprimentos,
André Costa

Resposta:

André,

Não há nenhum Motorola Moto G que tenha o idioma em PT-PT, apenas em PT-BR.

É de facto bastante estranho o PT-PT não estar contemplado, até porque o Android oficial da Google tem esse idioma.

Para adicionar o PT-PT terá que utilizar procedimentos não oficiais e a instalação de conteúdos externos não abrangidos pela garantia, pois implica o desbloqueio do bootloader.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version