A poluição atmosférica é enorme desafio do mundo. Segundo os dados mais recentes, pelo menos 238 mil pessoas morreram devido à poluição do ar em 2020. Saiba qual o concelho mais poluído de Portugal.
Estarreja no topo da lista dos concelhos mais poluídos de Portugal
A OMS colocou o concelho de Estarreja no topo da lista dos concelhos mais poluídos de Portugal devido à elevada concentração de partículas pm2,5, segundo revela a Sic Noticias.
Neste concelho, a concentração de partículas pm2,5 – partículas com 2,5 micrómetros de diâmetro que são consideradas perigosas para a saúde humana – é muito elevado. O PM2.5 é uma partícula inalável ultrafina com um diâmetro de 2.5 micrômetros e pode penetrar profundamente nos pulmões, causando doenças e doenças respiratórias.
Também compreende metais e íons de metais pesados (cádmio, níquel, potássio, cobre), compostos orgânicos e inorgânicos, alérgenos, muitos compostos microbianos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs).
A poluição do ar é provocada por uma mistura de substâncias químicas, lançadas no ar ou resultantes de reações químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera.
Mais de 57 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com demência e estima-se que 40% dos casos sejam causados por fatores de risco potencialmente modificáveis, como a poluição do ar, segundo revela a meta-análise – saber mais aqui. Em Portugal, a poluição do ar é responsável pela morte de cerca de seis mil pessoas todos os anos. O dióxido de azoto, em concentrações elevadas, tem efeitos que vão desde a irritação dos olhos e garganta até à afetação das vias respiratórias.
Ao longo dos anos, o concelho de Estarreja tem sido apontado como um dos mais poluídos de Portugal, essencialmente devido à atividade no complexo industrial.
Atualização: Informação do Municipio de Estarreja ver aqui