Pplware

NASA mostra 30 anos de subida do nível da água do mar numa animação impressionante

Por serem subidas ligeiras, ao longo dos anos, não é fácil perceber que o nível da água do mar está a escalar. Para que não restem dúvidas, a NASA mostrou, numa animação impressionante, o que tem vindo a registar-se, nos últimos 30 anos.


“Grão a grão, enche a galinha o papo”, mas, neste caso, é o mar que tem tirado o proveito. Não é notório, à primeira vista. Contudo, conforme fomos e somos alertados pelos cientistas e investigadores, o nível da água do mar tem subido… a uma velocidade preocupante.

Aliás, de acordo com o Science Alert, entre 1993 e 2022, o nível da água do mar subiu mais de nove centímetros. Apesar de não parecer muito, soando a um aumento quase residual, a NASA tentou uma abordagem mais ilustrativa, oferecendo uma perspetiva que demonstra que é uma subida significativa.

Desde 1993, de forma regular, o nível da água do mar tem sido medido por satélites que emitem sinais de micro-ondas à superfície do oceano e cronometram o tempo que estes demoram a regressar. A partir daí, os investigadores conseguem calcular e monitorizar a altura da superfície do mar.

Temos uma visão clara da recente subida do nível do mar – e podemos projetar melhor a quantidade e a rapidez com que os oceanos continuarão a subir.

Explicou Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA.

Para que todos possam ter a noção das mudanças, a NASA concebeu uma animação que proporciona a “vista através de um círculo, utilizando a metáfora visual de olhar pela vigia de um barco e ver passar anos de subida do nível do mar”.

Quando reproduzida num ecrã 4K de 85 polegadas, as marcas de medição no vídeo são exatas para o mundo real.

O vídeo partilhado pela NASA é fruto do trabalho de Andrew J. Christensen, um visualizador de dados do Estúdio de Visualização Científica da NASA. A animação das alterações observadas no nível global do mar, captadas por satélites, ao longo de 30 anos, transforma uma mistura complexa de números em algo muito mais fácil de perceber.

Exit mobile version