Pplware

Maior central solar de Portugal vai ter mais painéis e armazenagem

A maior central solar do nosso país está localizada em Alcoutim. Portugal tem apostado bastante na produção de energia verde. A instalação de infraestruturas tem ajudado o nosso país a ter produção própria, e as energias renováveis já abasteceram 61% do consumo até setembro.

A maior central solar de Portugal vai crescer. Os donos querem mais painéis e armazenagem.


Maior central solar tem 661.500 painéis

Fica localizada em Alcoutim, no Algarve, a maior central solar e tem 661.500 painéis. É um parque que não tem subsídios, segundo revela o DN, o que significa que não tem um preço fixo para venda de energia que os consumidores teriam de pagar.

Este central solar começou a funcionar recentemente e produz energia que dá para fornecer 200 mil famílias. No total são 291 MW de potência distribuídos por 661.500 painéis solares instalados de forma não contínua num terreno de 320 hectares, intercalados por corredores verdes que permitem a circulação de animais. O investimento foi na ordem dos 170 milhões de euros.

Em declarações ao DN, o engenheiro Hugo Paz referiu que o objetivo para a central solar é instalar mais painéis e, consequentemente, aumentar a capacidade de produção de eletricidade que pode vender à rede, mas acima de tudo, instalar sistemas de armazenamento de energia.

A nossa licença permite-nos ter uma capacidade de injeção na rede de 200 mega volt amperes (MVA) e só usámos 172 MVA. O que nos permite instalar mais painéis e produzir mais eletricidade. Mas se tivermos armazenagem, então podemos instalar ainda mais painéis porque a podemos guardar e injetar na rede quando houver necessidade e quando ela estiver mais barata

Para este projeto da central solar  há 20 pessoas a trabalhar e 200 ovelhas. As ovelhas comem o pasto e permitem que não seja necessário cortar a erva. Hugo Paz  refere que atualmente há 200 ovelhas no espaço da central, mas querem mais 200.

Leia também…

Exit mobile version