A vontade crescente de optar por energias renováveis, aliada à energia solar enquanto fonte eficiente, tem promovido uma exploração das instalações, de forma criativa. Já vimos serem instalados painéis solares em pérgulas, muros, varandas e até ao longo de estradas; agora, os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram o financiamento de um projeto para energia solar em canais de irrigação.
O objetivo é comum: produzir energia limpa; e para o concretizar parece ser apenas necessária alguma imaginação. Pelo menos, é isso que entendemos dos locais que temos conhecido como destino para a instalação de painéis solares. Os EUA, por exemplo, querem instalá-los em canais de irrigação.
Por forma a estudar os ganhos de eficiência da água e a quantidade de energia limpa produzida para futura implementação em maior escala, o membro da Câmara dos Representantes, Jared Huffman, anunciou estar a aplicar 19,5 milhões de dólares da Investing in America Agenda do Presidente Joe Biden.
Este anúncio é um marco significativo para os nossos esforços de combate às alterações climáticas e de transição do país para uma energia limpa e verde.
A instalação de painéis solares nos nossos canais é uma solução inteligente para os nossos dilemas crescentes em matéria de água e energia – aproveita a tecnologia de energia limpa para aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir a nossa pegada de carbono e a perda de água por evaporação dos canais.
Graças ao trabalho visionário das partes interessadas, engenheiros, especialistas em clima e muitos outros parceiros com quem trabalhei ao longo dos anos, consegui criar uma disposição para garantir este financiamento que tornará a nossa visão uma realidade.
Disse Jared Huffman.
Os projetos na Califórnia, Oregon e Utah serão financiados pela Inflation Reduction Act (IRA), que disponibiliza 25 milhões de dólares para a conceção, estudo e implementação de projetos destinados a cobrir com painéis solares as instalações de transporte de água. Foi o deputado Huffman que elaborou a disposição da IRA que tornou possível este financiamento.
Projetos anunciados por Jared Huffman
- 15 milhões de dólares para San Luis & Delta-Mendota Water Authority, Delta-Mendota Canal Floating Solar Project (Califórnia)
A Authority, Reclamation e a University of California-Merced irão colaborar através de uma parceria público-privada-académica para avaliar os impactos dos painéis solares fotovoltaicos flutuantes no Delta-Mendota Canal.
O projeto-piloto pretende utilizar potencialmente até três tecnologias solares flutuantes para avaliar a viabilidade, os custos e os benefícios da energia solar flutuante relativamente às tecnologias do canal em grandes instalações de transporte como o Delta-Mendota Canal.
A iniciativa também validará o projeto de energia fotovoltaica flutuante para água em movimento, identificará e abordará questões relacionadas com a manutenção de um canal com painéis, explorará o potencial de produção de energia e desenvolverá métodos para quantificar os impactos na qualidade da água.
- 2,55 milhões de dólares para North Unit Irrigation District, Main Canal Floating Photovoltaics Project (Oregon)
O North Unit Irrigation District irá construir painéis solares fotovoltaicos flutuantes no Main Canal do Deschutes Project, situado perto de Bend, Oregon.
O projeto avaliará o impacto dos painéis solares flutuantes nos ganhos de eficiência hídrica e na quantidade de energia limpa produzida.
- 1,5 milhões de dólares para Weber Basin Water Conservancy District, Solar Panels Over the Layton Canal Project (Utah).
O Weber Basin Water Conservancy District cobrirá os canais existentes com estruturas de painéis solares ao longo do canal na parte superior do Layton Canal, perto de West Haven, Utah.
O projeto servirá como demonstração de cinco anos de recolha de dados e monitorização para avaliar a capacidade técnica, a viabilidade económica e a viabilidade de implementação à escala real.
Além disso, espera aumentar a qualidade da água através da redução da proliferação de algas ao longo do canal, produzir energia renovável para compensar a utilização da estação de bombeamento ou vender de volta à empresa de serviços públicos e reduzir significativamente a perda de água por evaporação.
Em 2015, Huffman lançou um debate sobre a sua legislação abrangente para resolver a crescente crise da água nos EUA. Na sequência de um contributo público sem precedentes, que resultou em ideias e comentários de quase 1000 californianos, apresentou a Drought Relief and Resilience Act.
As disposições dessa legislação para apoiar projetos de painéis solares flutuantes acabaram por ser incluídas na IRA, que vai financiar estes projetos.
Potenciais benefícios da instalação de painéis solares em canais de irrigação
- Redução das perdas por evaporação do canal;
- Aumento da eficiência e da produção de energia solar;
- Criação de poupanças de terreno para espaços abertos e utilização agrícola;
- Minimização da manutenção do canal através do abrandamento do crescimento de plantas aquáticas;
- Redução da pegada energética e das emissões de carbono necessárias para operar e manter as instalações.
Segundo Jared Huffman, numa nota oficial, a Investing in America Agenda do Presidente Joe Biden “representa o maior investimento na resiliência climática na história do país e fornece recursos muito necessários para aumentar a resiliência das comunidades ocidentais à seca e às alterações climáticas”.