Pplware

COVID-19: Mais de mil milhões de máscaras vão parar aos oceanos

O mundo passa por um momento difícil! A pandemia da COVID-19 tem feito vários mortos e, apesar de já existirem vacinas, a proteção imediata continua a ser o uso de máscaras e o distanciamento físico. No entanto, este tipo de proteção que usamos para a cara, podem vir a ter um forte impacto no planeta.

De acordo com um estudo recente, mais de mil milhões de máscaras produzidas em 2020 irão mesmo acabar nos oceanos.


Não usem máscaras descartáveis!

O estudo pertence ao grupo OceansAsia (que se dedica à conservação dos oceanos), que avaliou o impacto das máscaras no planeta. De acordo com a análise, prevê-se que mais de mil milhões de máscaras cheguem aos oceanos. De referir que, face à pandemia, em 2020 foram produzidas cerca de 52 mil milhões de unidades. 

Segundo o estudo (disponível aqui), os cálculos foram realizados de forma cautelosa, mas as previsões indicam que 3% das 52 mil milhões de máscaras chegarão mesmo aos oceanos. Tal como referido no estudo…

A cada ano, estima-se que a poluição nos oceanos, causada por plástico, mata 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas, mais de um milhão de aves marinhas e um número superior de peixes, invertebrados e outras formas de vida marinha.

Dr. Teale Phelps Bondaroff, um dos principais autores do estudo, lança o alerta e pede para não se usar máscaras descartáveis.

Ainda de acordo com os autores “Estas máscaras vão parar aos oceanos quando são colocadas no lixo ou então descartadas em qualquer sítio. Além disso, existe também o problema dos sistemas de gestão dos resíduos que são inadequados ou inexistentes ou quando existe sobrecarga desses sistemas.

O facto das máscaras descartáveis ​​serem produzidas a partir de uma variedade de plásticos derretidos e difíceis de reciclar, leva a que demorem muito tempo a decompor-se e além disse também afetam a vida marinha.

Exit mobile version