Pplware

Portugal: Saber Java ou .Net é emprego quase garantido

A taxa de desemprego em Portugal continua alta. Apesar de existirem muitos licenciados desempregados, as áreas de formação dos mesmos não são muito requisitadas…mas há excepções.

De acordo com a empresa nacional Upgrade, saber Java ou .Net é sinónimo de emprego quase garantido. Mas há também certificações que marcam a diferença.

Segundo Nuno Freitas, Diretor Geral da Upgrade, empresa de recursos humanos que atua na área das Tecnologias de Informação (TI) e Telecomunicações “ De acordo com a nossa experiência, um bom profissional que trabalhe com Java ou .Net tem emprego quase garantido”. Nuno Freitas acrescenta que “Para funções onde a experiencia profissional mínima exigida é superior a 2/3 anos destacamos, entre outras, certificações como PMP, ITIL, Microsoft, CISCO, SAP, VMWARE e ORACLE”

O que as empresas desta área – multinacionais nos sectores da consultoria, telecomunicações e serviços financeiros – procuram, actualmente, são profissionais polivalentes. “Por exemplo, cada vez mais sentimos a exigência no mercado, na procura de profissionais para fazer testes de software com experiência em desenvolvimento de software.

Até há bem pouco tempo esse era um perfil não tão usual pois, normalmente, um software tester não desenvolve, apenas testa o que é desenvolvido e é o developer que depois faz as alterações necessárias consoante as suas indicações do developer”, afirma Nuno Freitas.

Em 2015 vão faltar 8 mil informáticos

O novo perfil de profissional da área de TI engloba conhecimento, pelo menos, intermédio de inglês, dado existirem cada vez mais projetos com cariz internacional, o que obriga a conhecimentos em inglês e outras línguas (plus).

Desde o início do ano, a Upgrade já colocou mais de 150 profissionais de TI e Telecomunicações. Apesar da Upgrade ter tradição em projetos de média e longa duração em regime de Outsourcing, atualmente conta com pipeline de mais de 50 posições em regime permanent placement. É importante destacar que nos últimos anos, cerca de 30 por cento dos recursos que estiveram em projetos nos clientes Upgrade acabaram por ser “absorvidos” por esses mesmos clientes.

Exit mobile version