PplWare Mobile

AtlasCAR – Projecto Português de condução autónoma

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Francisco Aragão


  1. Ricardo says:

    Que prazer pode ver projectos destes em PT!

  2. mcc says:

    És o maior VITINHO … !

  3. Suicide-Squad says:

    Como Português, isto para mim é um motivo de orgulho enorme.
    Realmente as pessoas que estão por detrás deste projecto estão de parabéns!

    O que me entristece é o facto de saber que temos pessoas com formação superior com qualidade sobreponível às restantes grandes universidades mundiais, e por falta de oportunidades ou de reconhecimento de competências, ou estamos no desemprego, ou temos que abandonar o país… É “só” isso que lamento…

    Continuem a mostrar assim o nosso nome e qualidade!

  4. Marcos Silva says:

    UA no seu melhor =)))

    Cumpz,
    Marcos Silva

  5. Serva says:

    O que necessitamos todos nós PORTUGUESES é aumentar a nossa auto estima , que é coisa que desde o seculo XVI nos tem faltado , e depois temos tido uma serie de governantes sem visão para um País como o nosso aonde ao contrário do que muita gente pensa existe massa cinzenta em quantidades muito apreciáveis , isto tem sido um Robabofe , desde monárquicos que não souberam lidar com a situação e que não estavam a altura dos seus antecessores , passando pela primeira e segunda republica , estado novo e agora pós democracia políticos amorfos sem ideias que a única coisa que sabem é dividir os Portugueses e acima de tudo não perceberem que têm de ser tomadas estratégias que terão de ser transversais independentemente da força partidária que esteja a governar , enquanto esta estratégia ou rumo como lhe queiram chamar não for identificado , avaliado e colocado em prática , continuaremos com esta mediocridade de políticos cuja moral é pouca ou mesmo nenhuma para nos governar , vou mais longe alguns deles são tão maus que até doí.

    Os meus cumprimentos sinceros a quem ainda consegue remar contra esta maré de incompetência central e que consegue alimentar projectos como este que só enaltecem a nossa cultura quase Milenar .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  6. Ikari-pt says:

    Efectivamente os portugueses são dos melhores a nivel mundial em robotica, digo isto por participo nos campeonatos RoboCup a varios a anos e normalmente os portugueses ficam sempre bem qualifacados.

    Agora só não vejo a novidade deste projecto, nem precebo o porque de referirem que existem apenas mais 4 ou 5 projectos destes, nunca ouviram falar do DARPA Chalange?
    São as dezenas o numero de equipas que tentam entrar e só uma duzia consegue, por serem tantos os inscritos portanto não vejo a novidade mesmo.

    • RAMO says:

      Foi exactamente o meu pensamento: “Mais uma velha novidade”.
      Ao contrário do que muitos defendem, se deixássemos TODOS os patriotismos de lado e pensássemos que somos Humanos e Vizinhos e que todos dependem de todos, não estariam dezenas (?) de equipas a investigarem exactamente as mesmas coisas, a ‘duplicar’ esforços para o mesmo fim, mas com tempos diferentes. É triste…

      • Boa noite,
        Creio que a frase a que se estão a referir é:

        “Ainda à dias vinha na revista da IEEE Americana que enumerava quatro ou cinco carros autónomos no mundo, entre eles o da Google, um Italiano, um Alemão, um Chinês e um Francês e sei que em Espanha existem algumas coisas”

        Não significa que só existam estes e que seja novidade os veículos autónomos, foi apenas uma enumeração de alguns projectos.

        A novidade está em ser um projecto Português com tecnologia desenvolvida em Portugal.

        Cumprimentos

    • @lmx says:

      toda a gente fala e da mérito aos projectos americanos, e eu também lhes dou mérito, mas não posso esquecer o mérito dos projectos europeus, e acima de tudo o mais caro de todos os projectos desta gama…

      http://en.wikipedia.org/wiki/EUREKA_Prometheus_Project

      BRUTAL!!!

      • @lmx says:

        “Prometheus profited from the participation of Ernst Dickmanns, the 1980s pioneer of driverless cars, and his team at Bundeswehr Universität München, collaborating with Daimler-Benz. A first culmination point was achieved in 1994, when their twin robot vehicles VaMP and VITA-2 drove more than one thousand kilometers on a Paris multi-lane highway in standard heavy traffic at speeds up to 130 km/h. They demonstrated autonomous driving in free lanes, convoy driving, automatic tracking of other vehicles, and lane changes left and right with autonomous passing of other cars.”

  7. Joaquim says:

    Participem na corrida da DARPA.

    São grandes marcas, algumas universidades mas o prémio é de milhões.

  8. Pedro Cruz says:

    Do melhor que se faz em Portugal! 🙂

    É fantástico ver que o que os tugas fazem com meia dúzia de trocos. Sim, porque só um dos lasers que o carro da Google tem é mais caro que o todo o orçamento do ATLASCAR…

    Ver um projecto destes a funcionar e a receber prémios é de facto um orgulho como português e como aluno do ensino superior.

    Para mim, é fantástico ser aluno de uma Universidade que promove um projecto destes. Sinto-me privilegiado por poder contactar com a equipa ATLAS todos os dias e partilhar do seu entusiasmo. Sou aluno da UA (Eng. Mecânica) e o prof. Vítor Santos é o meu orientador de tese na área da robótica. Conheço de perto o projecto e reconheço que deveria ser um exemplo para muito boas Universidades por esse mundo fora…

    ROBOTICS IS FUN, I TELL YOU!!!

    Louvo o Peopleware por colocar o ATLASCAR em primeiro plano, e realçar tudo o que conseguiu alcançar. Não como alguns senhores que andam por aí nas “interwebs” a criticar tudo o que ele não faz…

    A robótica é uma área a crescer em Portugal, e se procurarem bem, vão ver que em muitos casos não somos assim tão de terceiro mundo…

    Entretanto, vou voltar para o meu robô humanóide…
    Boa noite!

  9. Serva says:

    Pedro Cruz ,

    Os meus cumprimentos

    Serva

  10. Fred says:

    Sendo portugues temo pela seguranca dos pedestres. Ja estou a imaginar o carro numa estrada portuguesa, passa por um buraco e os aparelhos em cima do carro saiem projetados contra alguem. LOL

    • @lmx says:

      isso éra mau, mas agora imagina um virus a correr nesses robots, e eles a tomarem opções perigosas para os verdadeiros humanos???
      ou um bug de software …e o robot começar a executar codigo á maluca e a tomar decisões???
      vai ser bonito vai…no futuro, os humanos talvez deixem de se matar uns aos outros, e com estes robots passam a ter outro desporto.

      cmps

  11. David Graça says:

    Aveiro sempre a bombar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.