Os Media Centers estão na moda! Neste segmento as ofertas são variadíssimas, apesar do mais popular ser sem dúvida o Kodi. Hoje apresentamos uma pequena lista daquelas que são consideradas as melhores plataformas neste segmento.
Kodi
O Kodi é uma plataforma open source sob a licença GPL. Este é sem dúvida um dos projectos mais utilizados em todo o mundo no seu segmento, oferecendo as mais diversas funcionalidades mas também o melhor suporte.
O Kodi tem suporte para Linux, OSX, Windows e integração com o iOS e Android. Além da reprodução de conteúdos, destaca-se o suporte para skins, add-on, UPnP,PVR e Live TV, controlo remoto e muito mais.
Plex
O Plex é um dos media centers mais utilizados em todo o mundo. Com esta plataforma é muito fácil transformar o computador lá de casa num Media Center, instalando para isso apenas o Plex Media Server, e acedendo aos seus conteúdos através do Plex Media Center que está disponível para várias plataformas.
Emby
O Emby é mais um fantástico Media Center que nos permite gerir as nossas músicas, fotografias, filmes entre outras funcionalidades.
É simples de usar, permite a sincronização com dispositivos móveis, tem interfaces elegantes, controlo parental, live TV, etc.
MediaPortal
O projecto MediaPortal permite transformar qualquer PC num autêntico Media Center.
Esta plataforma não necessita de muitos recursos ao nível de hardware e, para uma melhor experiência, podemos sempre ligar o PC a um grande monitor ou até à TV.
Stremio
Tal como o Kodi e todos os outros que apresentamos, o Stremio é também um media player.
Esta plataforma tem uma interface muito intuitiva e destaca-se pelo suporte para addons, suporte para legendas, integração com AppleTV, Chromecast, Smart TV (DLNA/UPnP) e dispositivos móveis.
Para quem nunca experimentou um Media Center, aproveitem o fim de semana para o fazer e vão ver que não se vão arrepender.
Todas as plataformas aqui apresentadas disponibilizam funcionalidades fantásticas tanto ao nível da reprodução e organização de conteúdos como na integração com dispositivos. Para quem tem um Raspberry PI, espreitem também o OSMC.