Pplware

Netflix testa algo radical na apresentação de sugestões de filmes e séries

A Netflix quer colocar um toque pessoal no conteúdo sugerido ao utilizador. Ainda que os seus algoritmos de inteligência artificial o continuem a fazer, a empresa acredita que existem outras opções. Assim, prepare-se para uma nova opção, as “Coleções”, já em teste na app para iOS da gigante do streaming de filmes e séries.

É a mais recente novidade a chegar ao serviço e representa também uma mudança de paradigma.


As novidades foram descobertas por um utilizador comum. Mais concretamente, por Jeff Higgins que deu a conhecer as melhorias através do seu perfil de Twitter. Em boa verdade, é uma medida inusitada, uma vez que grande parte das tecnológicas se apoiam cada vez mais nos algoritmos de inteligência artificial.

O “fator humano” está a ser recuperado pela Netflix

Ainda que para já seja apenas um teste, o mesmo já está a ocorrer na app para iOS da Netflix. Portanto, caso as novidades sejam bem recebidas, podemos ver uma implementação global da mesma. Note-se ainda que até ao momento as novas coleções escolhidas a dedo não chegaram à aplicação para Android.

Para o utilizador chega assim algo similar às listas de reprodução de música (playlists) com base em diferentes emoções, ou sentimentos. Aliás, é precisamente o fator sentimental, intrinsecamente humano, que terá levado a gigante do streaming de filmes e séries a colocar seres humanos a escolher estas seleções.

As “Coleções” apresentam-nos assim várias temáticas. Se, por exemplo, está a precisar de relaxar, existem bons documentários de vida selvagem bastante apropriados. Se, por outro lado, a sua curiosidade está à procura de algo novo, há entrevistas, filmes de ação, ou séries de exploração espacial agrupadas por “sentimento”.

 

 

 

Aliás, acima podemos ver um exemplo disso mesmo. Temos aí alguns títulos de coleções que descrevem sensações, estados de espírito, ou momentos. Das aventuras artísticas, aos simples momentos para rir. Em síntese, para cada tipo de “sentimento” a Netflix quer proporcionar-lhe uma seleção cuidadosa de conteúdos.

As “Coleções” já estão a ser testadas na app para iOS

Confrontada com a questão, a Netflix deu a saber que para já não garante a permanência desta função. Ainda que a esteja a testar junto dos utilizadores iOS, para já não há garantias de uma implementação definitiva. Ao que tudo indica, a empresa de streaming está a avaliar a sua receção e exequibilidade geral.

Será, sobretudo, uma forma mais direta e humana de encontrar aquilo que queremos ver. Sejam séries, ou filmes, existirá assim um critério distinto na apresentação de sugestões. Além disso, temos também um novo modo de apresentação das mesmas, além de transições cativantes entre os ditos conteúdos.

 

Se é utilizador da app iOS verá as “Coleções” onde costuma figurar a “Minha lista”. Aí, logo no topo do ecrã inicial terá a nova opção. Uma nova forma, rápida e sucinta, para encontrar o que ver nesta plataforma de streaming. Já ao clicar na mesma, verá mais informações sobre os títulos presentes em cada coleção.

Estamos sempre à procura de novas formas de fazer chegar os títulos que acreditamos serem do agrado dos utilizadores à sua atenção. É por isso que estamos a testar uma nova forma de seleção, uma curadoria humana dos filmes e séries, já em curso na app Netflix para iOS.

Os nossos testes, por norma, variam em duração e na sua disponibilidade nos vários países e regiões. Além disso, podem, ou não, tornar-se parte integrante das funções proporcionadas pelo nosso serviço, declarações de um porta-voz da Netflix à Tech Crunch.

Gostaria de usufruir das novas sugestões escolhidas por seres humanos?

Leia mais…

Exit mobile version