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Novas pistas no código Spotify apontam para o pagamento Premium a partir do iPhone, mas…

A relação entre o Spotify e a Apple, é turbulenta. Desde há sete anos que o serviço streaming de música tirou a subscrição da versão Premium da loja de apps do iPhone. Isto deve-se ao facto de não concordarem com a política da taxa de subscrição Apple para os serviços dentro da App Store. Mas… será que podem agora voltar atrás e dar o dito pelo não dito?


Nesta semana, foi encontrado código na app beta do Spotify com indícios da versão Premium novamente ligada à App Store. No entanto, depois de algum “barulho” em volta desta possibilidade, a empresa negou completamente.

 

Spotify voltará a permitir subscrição da versão Premium no iPhone e iPad?

O Spotify parece não estar a passar pelos seus melhores momentos. Conforme foi notícia há uns dias, a empresa sueca vai despedir cerca de 17% dos trabalhadores. Outro tema incómodo para o serviço foi a saída do CFO do Spotify, Paul Vogel, que vendeu milhões em ações na terça-feira (dia 5).

Tudo isto e mais a instabilidade que parece existir dentro da empresa, poderão ter mudado algumas ideias que no passado vingaram pela força do serviço à altura. Força essa que poderá agora não ser a mesma.

CFO do Spotify, Paul Vogel vendeu mais de 9,3 milhões de dólares em ações do Spotify no mesmo dia em que os cortes de empregos foram anunciados.

Conforme estaremos recordados, passaram-se sete anos desde que a possibilidade de subscrever o Premium a partir da App Store foi removida. No entanto, todos os utilizadores que subscreveram até ao retirar dessa opção podiam continuar a pagar a subscrição a partir da App Store, com a correspondente retenção monetária por parte da grande maçã. Em julho deste ano, o Spotify fechou essa opção e obrigou esses utilizadores a mudar o método de pagamento.

Voltar à loja da Apple será por razões financeiras?

Segundo alguns relatos, foi encontrado código interno da versão beta do Spotify para iOS, indiciando um possível retorno dos pagamentos in-app em relação ao pagamento da assinatura Premium. Esse código referia um sistema de pagamentos in-app com um ecrã de pagamento inicial e ecrãs alternativos de repetição quando o método de pagamento falha ou há algum impedimento durante o processo.

Horas mais tarde, questionadas pelo canal The Verge, as fontes oficiais do Spotify negaram que estejam a considerar restabelecer as compras na aplicação por enquanto.

Segundo alguns analistas, o que parece claro é que alguém em Estocolmo considera a possibilidade de trazer de volta os subscritores da App Store. Ou talvez estejam a pensar que o braço de ferro entre a Apple e a Comissão Europeia, em relação à App Store, pode fazer mudar as regras que a Apple impôs e, muito em breve, as empresas terceiras poderão introduzir as compras na aplicação sem a comissão de 30% para a Apple. O que seria uma vitória para o Spotify e uma derrota para a empresa americana.

Destas várias opções, o que é certo são os 1.500 funcionários que vão embora da plataforma de streaming de música. Também fica a dúvida: será que os vários trimestres negativos, que resultaram em problemas financeiros, poderão estar a empurrar o Spotify de novo para debaixo do guarda-chuva da App Store?

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