Todos conhecem os planos da Google para facilitar a vida aos utilizadores, ao mesmo tempo que lhes dá funcionalidades que até há pouco se pensavam impossíveis.
O Chromecast foi uma mostra do que com um pouco de originalidade e de criatividade se consegue criar um dispositivo que facilmente torna uma qualquer televisão num equipamento ligado à Internet e com acesso a conteúdos desta rede.
Agora voltam a querer revolucionar ao trazer o Cast para áudio, dando a qualquer coluna de som o que temos já actualmente no Chromecast.
Quando o Chromecast chegou ao mercado poucos achavam que a Google iria vingar com este seu equipamento. Esta pequena dongle HDMI dá a qualquer televisão o acesso a um mundo de conteúdos que até agora estavam vedados.
Com uma ideologia que permite a qualquer smartphone ou computador enviarem o streaming de vídeo para o Chromecast, é lógico que a Google quisesse expandir essa filosofia a outros campos.
E acabou por conseguir agora fazê-lo, com a apresentação do Google Cast for audio. Esta novidade agora apresentada vem dar a qualquer coluna, barra de som ou receptor A/V a capacidade de receber áudio a partir dos mesmos dispositivos que hoje podem transmitir para o Chromecast.
Mas é necessário que estes novos dispositivos sejam construídos de raiz preparados com a tecnologia que lhes dará essa capacidade – Google Cast Ready.
Para já apenas três fabricantes estão preparados para dar a resposta necessária e apresentar no mercado equipamentos preparados com o Google Cast. Falamos da Sony, LG e Denon.
Durante a primavera de 2015 espera-se que cheguem aos Estados Unidos os primeiros equipamentos e ao longo do ano vão novos fabricantes vão se adicionados à lista de fornecedores com equipamento Google Cast Ready.
Da mesma forma que hoje usamos o Chromecast, bastará aos utilizadores enviarem o seu áudio para os equipamentos e estes começaram de imediato a reproduzir o que queremos ouvir.
Já várias aplicações se preparam para abraçar também a tecnologia Cast e assim serem usadas para controlar estes novos equipamentos, da mesma forma que hoje o fazemos na dongle HDMI da Google.
Com todos os conteúdos a virem directamente da Internet, ficam de libertos os dispositivos que deram origem ao streaming e também se lhes poupa a bateria.
Este alargamento do ecossistema Cast vem provar que a ideia da Google ainda tem validade e que este poderá ser o futuro. Com a centralização da difusão de conteúdos e com as tecnologias certas, garantimos que em qualquer momento temos acesso aos nossos conteúdos em qualquer dispositivo que tenhamos por perto, não ficando preso às plataformas tradicionais.