Pplware

Melhore as suas selfies no smartphone

Hoje celebra-se em Portugal o Dia da Mãe. Mãe que é cada vez mais tecnológica e que não larga o seu smartphone para tirar fotos aos filhos, aos netos… e obviamente, a si própria.

A pensar nelas (e em todos os que queiram melhorar as suas fotografias) criámos uma lista com algumas dicas simples para aproveitarem ao máximo as funcionalidades que os smartphones oferecem para selfies, sem terem que recorrer a aplicações de terceiros.


Os smartphones atualmente oferecem câmaras frontais com qualidade cada vez melhor e com funcionalidades que permitem melhorar de forma substancial qualquer selfie. É dessas funcionalidades que hoje vamos falar e dar ainda mais algumas dicas para tirar a melhor selfie.

Para a elaboração destas dicas, foi utilizado um Huawei P10 que já conta com câmara frontal desenvolvida em parceria com a Leica e que, só por si, já garante a captação de boas selfies e uma simplicidade e facilidade de utilização. Mas estas dicas podem aplicar-se a qualquer smartphone de qualquer sistema operativo.

 

1. Mantenha a câmara sempre limpa

Um dos problemas das fotografias continua a ser o vidro das lentes sujo e quando se trata da câmara frontal, a probabilidade ainda é maior. O resultado são selfies embaciadas. Antes de apontar a câmara para si, certifique-se a câmara está bem limpa e o resultado será certamente melhor.

 

2. A luz: para o bem e para o mal

Quantas vezes já não quis tirar aquela selfie junto a um monumento, com o pôr do sol, ou com mais algumas pessoas e o resultado foi um ecrã muito escuro e que mal se conhecem as caras? O problema foi a luz.

Se existir muita luz a entrar no sensor o que acontece é que a câmara tende a escurecer tudo o resto, de forma a equilibrar as cores. Pelo contrário, se existir pouca luz, além do muito grão com que a foto pode ficar, também os rostos podem não ficar muito visíveis.

Se tem muita luz atrás de si, então o melhor é tentar escolher outro ângulo, no caso de ter pouca luz, recorra àquilo que o smartphone tem para lhe oferecer. Muitos já incluem flash LED e outros emitem luz do ecrã que irá iluminar a sua cara.

 

3. Olhe para a câmara e não para o ecrã

Muitas vezes há a tendência de olhar para a imagem que aparece no ecrã ao invés de olhar para a câmara. O olhar fixo na câmara torna a fotografia mais bonita e logo com maior qualidade.

 

4. Modo retrato (ou beleza) ativo

Esta é uma opção da câmara indicada para quem gosta de tirar selfies. Em primeiro lugar, irá fazer um reconhecimento do rosto, focando a imagem nele de forma automática e, depois, a maioria dos smartphones ainda oferece algumas ferramentas de ajuste deste modo para dar uns retoques.

 

5. Como retocar uma selfie?

Efeitos visuais e selfie perfeita

No smartphone que utilizámos para estas dicas, o Huawei P10, existem funcionalidades associadas ao modo retrato que podem acabar por melhorar as fotografias que tira a si própria. Estas são nativas da câmara, e por isso estão presentes desde o primeiro momento, e não requerem outras aplicações, que por vezes são complicadas de usar.

Com Efeitos Visuais ativos será criado um efeito desfocado à volta da pessoa, um efeito que normalmente está associado a câmaras fotográficas mais profissionais.

A Selfie Perfeita é a outra funcionalidade pode encontrar na aplicação de fotografia do Huawei P10 e que irá melhorar apenas as suas selfies. Primeiro fará um reconhecimento do rosto e depois poderá adicionar os efeitos que pretender, à sua medida. Aumentar olhos, tornar o rosto mais fino, suavizar o tom de pele. Depois, sempre que o modo estiver ativo, esse “filtro” será aplicado à foto.

6. Os filtros

Existem inúmeras aplicações de terceiros para adicionar filtros nas imagens, mas, no geral, as aplicações nativas das câmaras incluem alguns filtros que podem ser aplicados antes mesmo de captar a imagem.

O Huawei P10 não é exceção e nele encontramos vários filtros, todos dedicados a tornar ainda mais especial a fotografia que acabaram de tirar

 

7. A edição depois de fotografar

Uma vez mais, a ideia é não ter que recorrer a aplicações externas para melhorar as suas fotografias. Ao selecionar uma fotografia na galeria irão surgir algumas opções, sendo que uma delas é a de edição da foto. Na edição, as possibilidades são inúmeras, desde rodar a foto, recortar, adicionar filtros, destacar apenas uma cor da imagem, desfocar algum elemento, ajustar contraste, luminosidade, sombras… Adicionar texto, marcas de água ou etiquetas são outras opções.

No caso da Huawei, e porque estamos a usar o P10, a aplicação dá-lhe acesso a todos esses modos, bastando explorá-los e às várias pequenas configurações que traz, para ter a fotografia perfeita.


Que outras dicas sugere para conseguir melhores selfies?

Exit mobile version