Pplware

Análise: Samsung Galaxy Camera

Será uma máquina? Será um smartphone? É a Samsung Galaxy Camera!

Após termos apresentado o Unboxing,  passamos algum tempo a testar as potencialidades, características e funcionalidades destas que pensamos ser uma das máquinas fotográficas do futuro, no sentido em que traz um conceito bastante inteligente: O Sistema Operativo Android.

A Samsung Galaxy Camera mostrou que, para além de todo o potencial já conhecido do Android, é essencialmente uma máquina fotográfica com excelente qualidade, capaz de apresentar fotografias com uma boa resolução e imagem.

Pessoalmente gosto muito de fotografia, e penso que todos gostamos de ver boas imagens captadas por boas máquinas.

A Samsung Galaxy Camera ‘respira’ potencialidade, pois para além de ser um equipamento bastante completo a nível de fotografia, com variadas funcionalidades, opções e definições, ainda tem o Sistema Operativo Android que nos oferece um mundo de possibilidades.

Aqui nesta análise poderá ver, de forma detalhada, as principais características deste equipamento que promete revolucionar a forma como encaramos as máquinas fotográficas, pois promete evidenciar a faceta mais social do sujeito que se interessa por este mundo.

1ª Parte – Introdução
 2ª Parte – Imagem e Vídeo
3ª Parte – Android
4ª Parte – Conclusão

1ª Parte – Introdução

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES

Outras Especificações

  • Dimensões: 128,7 x 70,8 x 19,1 mm
  • Peso: 305 g
  • Ecrã: Super Clear LCD touchscreen capacitivo, 16M cores
  • Tamanho: 720 x 1280 pixels, 4.8 polegadas
  • Multitouch
  • Gorila Glass
  • TouchWiz UI
  • Sensor Gyro
  • Memória: Slot para cartão microSD até 32GB; 8GB de memória interna; 1GB de RAM
  • Processador: Quad Exynos 4412 quad-core de 1,4 GHz GPU Mali-400MP
  • Android: Android OS, v4.1 Jelly Bean
  • Mensagens: SMS, MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
  • HTML5
  • Câmera: 16 MP, foco automático, zoom óptico de 21x, flash Xenon pop-up, AF luz, lente 23mm, foco de toque, detecção de face e sorriso, estabilizador de imagem óptico
  • EXTRAS:  GPS com A-GPS, GLONASS– Bússola digital– 3G HSDPA 21Mbps / HSUPA 5,76– 4G LTE– Wi-Fi 802.11 a / b / g / n, DLNA– Bluetooth v4.0 A2DP, EDR– MicroUSB 2,0– Integração com redes sociais– NFC

    – TV-out via MHL

    – Cancelamento de ruído ativo com mic dedicado

    – Vídeo jogador MP4/DivX/XviD/WMV/H.264/H.263

    – Audio Player MP3/WAV/eAAC + / AC3/FLAC

    – Organizador

    – Editor de imagem / vídeo

    – Editor de documentos (Word, Excel, PowerPoint, PDF)

    – Integração com o Google Search, Maps, Gmail, YouTube, Calendar, Google Talk, Picasa

    – Marcação Memo comando / / voz

    – Mãos-livres integrado

    – Entrada de texto preditiva

  • Bateria: Standard, Li-Ion 1650 mAh; 280h em standby.

NA CAIXA

A máquina fotográfica vem acompanhada dos seguintes acessórios:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira vez que experimentei esta fabulosa máquina, foi no IFA Berlin de 2012. Na altura fiquei fascinada já apenas pelo conceito da máquina com Android embutido, e não era a única. Era quase uma centena de pessoas a testar a Galaxy Camera e todas elas se mostravam bastante satisfeitas com o equipamento que tinham em mãos. Assim que me orientei com todos os botões e funcionalidades, apercebi-me que, para além do Android, estava, acima de tudo, perante uma fantástica máquina fotográfica. Todas as fotos tiradas, eram depois apresentadas como se tivessem sido captadas por um profissional, como se de uma máquina inteligente se tratasse, e acredito que tenha algum programa, uma vez que é toda ela digital, para que a imagem captada saia muito mais perfeita que a das máquinas, digamos, analógicas ou com menos software.

Passados quase quatro meses, recebo a Samsung Galaxy Camera para análise, e pude por um lado ter mais tempo para explorar todas as capacidades, e por outro lado confirmar que este é um equipamento com bastante potencial.

CARACTERIZAÇÃO

Esta máquina Samsung Galaxy Camera apresenta-se numa côr azul escura um pouco metalizada. Existe ainda em Branco, Vermelho e Laranja.

A nível de peso é bastante leve, pensando apenas 300 gramas, e com umas medidas de 128.7 x 70.8 x 19.1 mm, praticamente o tamanho normal das máquinas compactas.

O material de construção oferece um toque bastante agradável, macio e sedoso, sendo que a extremidade esquerda é composta por borracha para que a mão segure melhor, de forma a evitar acidentes. A máquina adapta-se bem à nossa mão, e tem várias funcionalidades e características que, conforme vamos explorando, nos apercebemos que são bastante intuitivas e fáceis de definir.

FRENTE

A máquina vem equipada com lentes da Samsung, com um zoom de 21x (entra já no campo das máquinas superzoom), e uma abertura máxima que pode ir de 2.8 (W) ~ 5.9 (T). O zoom é gerido pelos botões físicos que se encontram na zona superior da máquina, assim como pelo ecrã touch.

A própria câmara traseira tem uns generosos 16.3 megapixeis, iluminados com sensor CMOS e está desenhada para gastar menos energia.

TRASEIRA

 

Relativamente à energia, a máquina vem com uma bateria 1650mAh que pode ser carregada via USB ou corrente, e está preparada para 280 horas (com 3G) em standby, isto é, cerca de 12 dias.

Vamos agora saber quais são os componentes do Menú da Samsung Galaxy Camera!

MENU

Sem falarmos ainda na parte do Android em si, o Menú desta Camera oferece um vasto leque de categorias e definições que respondem às necessidades do utilizador mais amador, ao profissional exigente.

Assim que activar a câmara, pode optar por três opções de foto:

São apresentados ao utilizador 15 diferentes modos de fotografia com predefinições dirigidas a situações e momentos específicas, como o rosto belo especialmente para retrato, a paisagem para fotografar a natureza e grandes planos, o panorâmica para fotos até 360º de visão, ou modo noite para cenários de nocturnos ou até mesmo pouco iluminados.

Este modo, mais direccionado para quem está mais à vontade no mundo da fotografia, apresenta uma lenta digital onde vários aspectos podem ser definidos pelo utilizador.

ANDROID

A Samsung Galaxy Camera vem com o Sistema Operativo Android integrado, o que oferece um mundo de possibilidades. A versão que traz de origem é o Android 4.1 Jelly Bean, e posso garantir que é absolutamente fantástica a navegação, fluidez e rapidez deste SO.

A integração está muito bem conseguida, e, para além da captação de fotografia, o utilizador poderá ainda aceder à internet, enviar/receber emails, partilhar as imagens no Facebook, e outras redes sociais, aceder ao Google Play, aceder à dropbox.. enfim. No ponto 3 iremos abordar mais pormenorizadamente esta integração.

A máquina ainda lhe permite fazer gravações de vídeo, tirando o máximo de partido do zoom de 21x.

2ª Parte – Imagem/Vídeo

FOTOGRAFIA: CATEGORIAS

A Samsung Galaxy Camera traz variadas definições, categorias e funcionalidades de fotografia de forma a que tanto um utilizador amador como um profissional, tirem o máximo partido daquilo que ela tem para oferecer.

Ao inicio confesso que pode ser um pouco complexa a compreensão de todo o processo até que consigamos uma imagem nítida e clara. A fotografia fica boa sim, mas é bom que se perca algum tempo a explorar  e testar as funcionalidades para conseguir o melhor resultado no seu trabalho.

Uma aspecto muito importante neste equipamento é o Flash, pois em determinados modos, como é o caso do Rosto Belo, o Flash activado é o pormenor que faz toda a diferença!

Após ambientar-se e acostumar-se a todas as funcionalidades, o processo é quase automático. De salientar ainda que a máquina conta com umas lentes da própria Samsung, com uma abertura máxima que pode ir de 2.8 (W) ~ 5.9 (T), um zoom óptico de 21x e tem a funcionalidade de auto focus ao clicar-se no ecrã touch.

A nível de fotografia, a Samsung Galaxy Camera permite fotografar em vários modos diferentes:

Modo Automático

Como o próprio nome indica, este modo tem definições automáticas e mais básicas, aconselhável para os registos mais comuns do dia-a-dia, sem que se deseje a máxima resolução. No entanto, a imagem não deixa de ter um bom aspecto!

SEM FLASH

COM FLASH

Modo Inteligente

Neste modo conseguirá captar da melhor forma, a imagem de rostos. A imagem fica bastante limpa, centralizando sempre o rosto e tratanto-o para que fique com a melhor resolução possível.

Como o próprio nome indica, neste modo a câmara irá captar várias imagens e o utilizador seleccionará, depois, a melhor delas.

O processo, neste modo, é idêntico ao anterior. A máquina irá registar 20 fotografias, de uma sequência, de uma acção, movimentos, etc.

ASPECTO NA MÁQUINA

RESULTADO DE UMA FOTOGRAFIA

Seguindo o mesmo padrão dos modos anteriores, este modo regista várias fotografias, neste caso de rostos, e seguidamente o utilizador irá escolher aquela que obteve o melhor resultado.

Este é um modo quase Standard nas máquinas fotográficas. Neste modo pode registar paisagens, imagens da natureza e cenários mais abrangentes.

A imagem conseguida é razoável para uma máquina deste género, se bem que eu esperava mais da qualidade, especialmente neste modo que, a meu ver, é o mais utilizado por quem tem uma máquina compacta, juntamente com os modos direccionados para os rostos.

Quando captamos imagens próximas, o resultado não é mau de todo, ainda assim, esperava mais resolução.

De salientar que a diferença entre imagens em modo paisagem com e sem flash são mínimas. As cores são uma característica que julgamos que esta Samsung Galaxy Camera distingue bem na imagem. Não nos podemos esquecer que também estamos numa estação de cores essencialmente escuras.

Este modo está indicado para quando queremos fotografar algo em grande plano, sem utilizar o zoom.

Neste modo pensamos que o resultado é satisfatório, e que a imagem consegue produzir aquilo que o utilizador pretende. Neste modo as diferenças entre flash e sem flash são também mínimas.

Como o próprio nome indica, este modo destina-se a movimentos, desportos e acção em que o utilizador deseje captar um momento dessa mesma acção.

Actualmente já existem vários programas para colocarmos mais luz e cor nas nossas imagens, mas este modo permite fazer isso directamente quando capta a fotografia, e regista duas imagens uma sem a edição e a outra já editada.

As máquinas compactas começam agora a vir com esta funcionalidade de tirar fotografias panorâmicas. A fotografia panorâmica permite captar imagens com mais ângulo que o nosso campo de visão consegue atingir, conseguindo alcançar os 360º.

Basta não retirar o dedo do botão de captar e arrastar a a câmara para onde deseja captar.

A qualidade não é do melhor, mas mesmo assim consegue-se uma imagem razoável que também depende da destreza do utilizador.

Este é um modo que me parece bastante interessante, mas infelizmente não tive hipótese de testar. É um modo dedicado, como o nome indica, a quedas de água, onde por vezes a captação e fixação da imagem, é um processo dificultado pelo movimento da acção.

Este modo é dedicado a imagens e fotografias de perfil.

Também como o nome indica, este modo está preparado especialmente para fotografar imagens com vários tons e luminosidade particulares como um pôr do sol.

Utilize este modo para imagens nocturnas, ou também onde a luz não impera.

Quando comparamos a fotografia captada em modo normal (automático) com a fotografia em modo noite, as diferenças são evidentes. O modo noite, para além da luminosidade, dá um tom suave, semelhante ao efeito sépia.

NORMAL

MODO NOITE

Este modo destina-se a captar cenários mais particulares como fogo de artifício, em que a imagem exige uma luminosidade e cor pré-definidas.

Este modo, destina-se a fotografias um tanto ou quanto mais abstractas, como a captação da imagem das luzes provocadas pelos carros durante o trânsito.

Modo Especialista

Neste modo, conta com definições avançadas, para que obtenha a imagem desejada. Personalize a abertura, a luminosidade  o blur, a resolução, entre outros aspectos ao seu gosto, de forma a captar a fotografia como mais lhe agradar.

Caso não se sinta muito à vontade com estas definições, a câmara irá sempre ajudá-lo com pequenas informações acerca das várias funcionalidades que está a alterar.

FOTOGRAFIA: ZOOM

Decidi fazer uma pequena análise à parte sobre o zoom, para demonstrar que é um dos pontos fortes deste equipamento.

A Samsung Galaxy Camera vem equipada com um zoom óptico de 21x, bastante aceitável.

Como podemos ver na imagem acima, uma fotografia tirada com zoom máximo e sem tripé, fica com uma boa qualidade. Não é, como é natural a qualidade obtida num zoom como o da Lumix FZ 150, mas não deixa de ser satisfatório para uma câmara compacta… com Android.

Vamos ver mais um exemplo:

De noite o resultado de zoom máximo também é satisfatório:

Relativamente a movimento, o resultado também está dentro do esperado.

GRAVAÇÃO DE VÍDEO

Antes de mais quero salientar que, por motivos que me são alheios, os vídeos ficaram um pouco lentos e sem audio assim que os transferi para o PC.

No entanto, podemos verificar que ao nível da gravação de vídeo, a Samsung Galaxy Camera apresenta uma qualidade bastante aceitável.

Mais uma vez o zoom a mostrar a sua capacidade e potencialidade de alcance, daí ser um dos pontos fortes desta máquina.

De salientar também que esta gravação foi realizada sem recurso a qualquer tripé, portanto é natural que haja algum movimento.

E por falar em movimento, a vídeo acima pretendeu verificar a gravação em movimento, e o resultado também se verificou satisfatório.

3ª Parte – Android

INTEGRAÇÃO DO SISTEMA OPERATIVO

A grande diferença desta máquina fotográfica para outras compactas, é que a Samsung Galaxy Camera vem com o Sistema Operativo Android integrado.

A máquina traz a versão Jelly Bean, ou Android 4.1., e pode ser actualizado.

A parte do Android é em tudo semelhante a um telemóvel com este sistema operativo, portanto se está habituado, ou se já explorou esta plataforma, não vai sentir qualquer dificuldade em explorar e manejar as definições.

Pode organizar e instalar as suas aplicações, assim como os variados widgets.

De salientar que o interface é extremamente fluido e rápido, por vezes até demais!

A máquina vem já com algumas aplicações destinadas à edição de imagam e vídeo que vamos conhecer de seguida.

APLICAÇÕES

Uma vez que se trata de uma máquina fotográfica, a Samsung Galaxy Camera traz consigo já algumas aplicações destinadas à edição de imagem e de vídeo:

INTERNET E FACETA SOCIAL

A Samsung Galaxy Camera está preparada para que se ligue à Internet via Wi-Fi e por 3G ou 4G. Pode colocar um cartão SIM e comece a utilizar o e-mail, browser, redes sociais, etc.

Instale o que desejar do Google Play, aceda aos seus sites preferidos, e entre em contacto com os seus amigos.

O conceito desta máquina é também mostrar a faceta mais social do utilizador que se interessa por fotografia. Desta forma, para além das aplicações de edição de imagem/vídeo, a Galaxy Camera está equipada com várias aplicações e widgets do foro social, onde não podem faltar, claro está… as redes sociais!

Na imagem acima, podemos ver um widget que vai actualizando as imagens que são colocadas no nosso Facebook.

Pode também, logo depois que tire uma fotografia, partilhá-la com os seus contactos pelas redes sociais, email, etc…

4ª Parte – Conclusão

BATERIA E ARMAZENAMENTO

Uma das questões que foi fortemente colocada aquando do Unboxing desta Samsung Galaxy Camera, foi a questão da Bateria.

Pois bem, esta foi uma das características que me surpreendeu pela positiva. Durante o tempo que tive para testar o equipamento (cerca de 1 mês), este apenas se queixou de bateria fraca duas vezes.

Esta câmara traz uma Bateria, que pode ser carregada via UBS ou energia normal.

A bateria dura cerca de 280 horas (+/- 12 dias) em stand by com 3G, e demora pouco tempo a carregar, cerca de 1/2 horas.

De salientar que, como é natural em fase de testes, o equipamento esteve constantemente a ser utilizado, por isso podemos inferir que a bateria é um dos pontos positivos.

Relativamente ao armazenamento, a Samsung Galaxy Camera está preparada para receber cartões micro SD até 64GB.

A memória do equipamento é 10GB, no entanto apenas 3.87GB são disponibilizados para armazenar fotografias e aplicações.

Para quem gosta de estar constantemente a fotografar (e é para o que realmente uma máquina fotográfica serve!), decerto que sem um micro cartão SD terá pouco armazenamento (para cerca de 200 fotos).

As boas notícias é que com o micro cartão SD, terá 50GB de armazenamento disponível na DropBox, que podem ir até 64GB.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após quase um mês a testar esta Samsung Galaxy Camera, o resultado foi positivo. É uma boa máquina fotográfica, com bastantes funcionalidades e ainda com definições mais avançadas para que o utilizador faça a sua própria fotografia.

É, na verdade, uma câmara com características semelhantes às demais câmaras fotográficas compactas, no entanto sinto que tem algo mais para oferecer.

A qualidade da imagem, apesar de aceitável, nem sempre tem a mesma qualidade em todos os modos existentes. O modo onde se consegue uma imagem melhor é, sem dúvida, no modo Rosto Belo.

Outro dos pontos positivos é o zoom de 21x, pois tem um bom alcance e, mesmo sem tripé, consegue estabilizar e captar bem a imagem.

Para além de tudo, tem a plataforma Android bastante fluída e rápida, com todas as características e funcionalidades que são inerentes a este Sistema Operativo.

O preço desta Galaxy Camera ronda os 500€, um preço que na minha perspectiva poderia estar mais acessível.

Uma das questões mais pertinentes acerca desta Samsung Galaxy Camera é “Será que terá aceitação? Terá Sucesso? Irá Vender? O Conceito vai pegar?”. Na minha perspectiva penso que sim, penso que as pessoas vão gostar deste novo conceito, e desta nova forma de partilhar as suas fotos, é uma forma mais social de mostrar, com qualidade, o que estão a fotografar. Já tinha experimentado este equipamento em Setembro, no IFA, e a verdade é que vi muitas caras satisfeitas e admiradas com esta câmara, eu mesma fiquei! Portanto a minha resposta é sim!

No entanto, e à conversa com um amigo que é fotógrafo profissional, André Henquiques, a opinião é completamente oposta. Para ele, este equipamento irá valer pela novidade pois as imagens não têm assim grande qualidade. Segundo ele, comparativamente a um smartphone (que tem a vantagem de fazer chamadas), este é um equipamento desnecessário, que acaba por fazer tudo o que as restantes compactas fazem e que, por si só, já é um mercado condenado.

Na minha perspectiva, penso que vão haver várias opiniões acerca deste novo conceito! Nós por cá, esperamos pela vossa!

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

O que acharam desta análise? A Samsung Galaxy Camera correspondeu às vossas expectativas?

Exit mobile version