Pplware

Fim da pirataria? Página de download do Kodi removida dos resultados do Google

A luta contra a pirataria tem assumido formas cada vez mais agressivas e que procuram eliminar totalmente o acesso a estes conteúdos. A indústria tenta por tudo eliminar quem potencia este acesso e não hesita em recorrer aos tribunais.

Foi precisamente num desses processos que uma das mais recentes vítimas desta luta surgiu. O próprio Kodi foi afetado, com a sua página oficial de download a ser removida dos resultados da pesquisa da Google.


Kodi é uma fonte de pirataria?

O Kodi é para muitos o melhor media player que existe disponível. É usado para aceder a conteúdos que estão em várias fontes, nem sempre necessariamente ilegais ou que violem as leis em vigor. Sempre teve associado um estigma de pirataria, o que não é verdade.

No mais recente processo que o beIN Media Group conseguiu vencer, neste caso na Turquia e pelo serviço de TV Digiturk, vários endereços foram, entretanto, declarados como sendo associados a pirataria. A posição do beIN é agressiva contra a pirataria, mas desta vez foi violento demais.

Google removeu acesso ao download

No grupo de endereços declarados estava a página oficial de download, o que levou a que a Google tivesse de remover esta página. Assim, o endereço em causa deixou de poder ser acedido nos resultados da pesquisa.

A equipa do Kodi quando confrontada com esta situação foi rápida a reagir e a revelar a sua posição. Ficaram desapontados com esta alteração e mostraram como a sua oferta não potencia a pirataria. Por outro lado, não se entende como a Google não detetou este erro, sendo por norma muito atenta a estes casos.

No mesmo processo estava outro endereço bem conhecido. Neste caso era a página de download do VLC, outra app associada a conteúdos multimédia e que muitos utilizadores usam. Aqui, contudo, Google foi mais atenta e acabou por detetar esta situação incorreta e não removeu o link.

A Fundação Kodi já submeteu um pedido oficial para que a Google resolva esta situação e assim reponha a página eliminada. Espera-se que muito em breve o link seja reposto, e que todo este problema seja ultrapassado.

Exit mobile version