A Google tem estado a mudar o YouTube e a tentar que este seja uma fonte de rendimento ainda maior e há mais mudanças a acontecer em breve.
O serviço gratuito tem cada vez mais publicidade, está a sugerir com muito mais frequência o seu serviço Premium e, em breve, quem quiser assistir a vídeos em 4K terá de ter uma subscrição Premium.
A Google tem tentado por tudo que os utilizadores subscrevam o seu YouTube Premium. A gigante das pesquisas tem apresentado publicidade e muitos mais métodos para mostrar as vantagens, aparentes, desta vertente do seu serviço de vídeo.
Agora a Google parece estar a seguir mais uma linha de desenvolvimentos, que poucos queriam. Aproveita-se dos conteúdos publicados, mas limita a sua utilização para alguns níveis mais elevados, como o 4K.
So, after testing up to 12 ads on YouTube for non-Premium users, now some users reported that they also have to get a Premium account just to watch videos in 4K. pic.twitter.com/jJodoAxeDp
— Alvin (@sondesix) October 1, 2022
Ao escolher a opção 2160p os utilizadores vão ter presente uma mensagem a indicar que precisam de ter uma subscrição Premium para poder aceder a estes conteúdos.
Ainda não é, do que sabemos, uma novidade disseminada a muitos utilizadores, mas começa a ser relatada na Internet, nos canais habituais. O que é apontado mostra que esta nova opção está presente na lista das diferentes qualidades dos vídeos presentes.
A Google ainda não comentou ou confirmou se esta será uma opção a manter para o futuro no YouTube. Poderá estar a procurar entender se esta opção terá aceitação ou se, por outro lado, não será do interesse dos utilizadores. Por esclarecer fica ainda se os produtores de conteúdos vão ter acesso a algum valor.
Como temos visto, a Google está a tentar monetizar ainda mais o YouTube, trazendo os seus utilizadores para a vertente Premium. Esta mudança não terá impacto grande, uma vez que os vídeos ainda estão disponíveis, mas apenas não em 4K.