Os carros elétricos são já uma certeza no mercado e cada vez mais uma escolha nos dias de hoje. Mas, com todas as suas vantagens, acabam por ter algumas limitações.
Uma das maiores delas é mesmo a necessidade de carregamentos de energia, que ainda não têm a cobertura desejada. Para tentar resolver este problema, a Volkswagen está a planear criar um powerbank que conseguirá carregar um carro elétrico em apenas 17 minutos.
Para além da questão da autonomia, os condutores dos carros elétricos têm também de se preocupar com os carregamentos que são necessários para garantir que estes carros não ficam sem energia.
Como se sabe, os postos de carregamento ainda são escassos e vão demorar alguns anos até que se consiga a mesma cobertura que hoje temos nos postos de abastecimento tradicionais.
Para contornar este problema, a Volkswagen criou um conceito que poderá ser uma realidade em breve e que irá garantir os abastecimentos em qualquer lugar.
A ideia da marca alemã é criar um modelo de powerbank, que debitará 360 kWh e que conseguirá carregar os carros elétricos em apenas 17 minutos.
Este posto de carregamento móvel conseguirá debitar 100 kW em DC, com 2 portas de carregamento, e terá também mais 2 portas AC.
Em teoria, terá a capacidade de carregar até 15 carros antes de necessitar de ser novamente carregado ou simplesmente substituída.
Os planos da Volkswagen são já bastante precisos, mesmo que seja apenas ainda uma ideia. A marca quer começar os testes com este powerbank já em 2019, com as primeiras unidades a estarem disponíveis na sua cidade natal. Posteriormente será alargada a sua presença a outras cidades alemãs e ao resto da Europa.
Estes conceitos, que em breve vão ser uma realidade, vão conseguir reforçar os postos atuais, em momentos de maior necessidade, graças à sua mobilidade e facilidade de instalação.
Vão ser também a forma simples de garantir energia aos carros elétricos em locais sem cobertura das redes de abastecimento.