Com o sucesso que os veículos elétricos começam a ter, existem cada vez mais marcas a trabalhar nas suas propostas. Se a maioria tem apostado em modelos de gamas superiores, a Volkswagen parece estar a apostar na massificação.
O I.D. será a proposta Volkswagen e o seu preço deverá ser uma surpresa. A marca estima que o I.D. terá o preço de um Golf a diesel.
Foi o proprio Jürgen Stackmann, um dos homens fortes da Volkswagen, que veio a público mostrar mais algumas das futuras características da próxima proposta da marca no campo dos veículos elétricos.
Ainda com o nome I.D, este será um veículo elétrico destinado às massas e sem muitas das linhas que por agora têm serviços de base a estes veículos.
The #VWID offers a #range of up to 550 km for the price of a modern Golf Diesel, and will come on the market as a 100% #emissionneutral #eCar. /JS pic.twitter.com/EUkefmTYGP
— Jürgen Stackmann (@jstackmann) December 6, 2018
Segundo o que Stackmann publicou no Twitter, o I.D. terá a capacidade de percorrer até 550 km e terá o preço de um Golf a diesel, o que o coloca numa posição muito confortável no mercado dos veículos elétricos. Especula-se que possam existir várias versões, com uma de entrada de gama mais barata, com um alcance de cerca de 330 km.
Quanto às baterias, o I.D. deverá ser criado com uma plataforma partilhada por vários modelos, que albergará 2 tipos de baterias, umas de 111 kWh, de maior alcance, e outras de 48 kWh para o modelo de menor alcance.
In future, #VW #customers will be able to choose between models, ranges, colours and specification packages with far fewer #clicks. We want to think more like customers, and less like engineers! (1/2) /JS pic.twitter.com/3oI8ad9pVa
— Jürgen Stackmann (@jstackmann) December 6, 2018
O I.D. deverá ver a sua velocidade máxima limitada a 160 km/h, uma vez que se sabe que a velocidades mais elevadas os consumos dos elétricos aumentam de forma exponencial, reduzindo a duração das baterias.
Ainda é cedo para saber muito mais sobre o I.D, mas a Volkswagen espera ter o carro elétrico no mercado já em 2020, com uma proposta acessível e de custos mais reduzidos do que os atuais veículos elétricos.