A Tesla é pioneira em matéria de carros elétricos e, desta vez, sugeriu uma espécie de USB-C para os modelos alimentados por bateria, isto é, quase que um carregador universal. Será que a indústria vai alinhar?
Numa publicação recente no seu blog, a Tesla apresentou uma alternativa chamada Low-Voltage Connector Standard (LVCS), que visa reduzir a variedade de conectores elétricos nos veículos para apenas seis tipos.
Esta medida surge, considerando a crescente complexidade da eletrónica dos veículos, com os automóveis modernos a necessitarem de mais de 200 ligações elétricas separadas, em alguns casos.
Na perspetiva da Tesla, a transição do mundo para a energia sustentável exige que a indústria simplifique o processo de fabrico e os requisitos de conetividade elétrica para todos os veículos.
A fabricante especializada em carros elétricos sugeriu aquilo a que chamou Padrão de Conectores de Baixa Tensão, que “permite reduzir o grande número de tipos de conectores necessários para apenas seis”.
Estes seis conectores foram concebidos para satisfazer os requisitos de alimentação e sinal para mais de 90% das aplicações típicas de dispositivos elétricos.
Escreveu a Tesla, argumentando que “esta padronização permite mais eficiências operacionais, reduções de custos e automatização do fabrico”.
O LVCS proposto pela Tesla expande-se até à mesma arquitetura eletrónica de 48 V utilizada para a Cybertruck.
A arquitetura de 48 V é, na opinião da Tesla, a escolha ideal a longo prazo, exigindo um quarto da corrente para fornecer a mesma quantidade de energia.