Pplware

Turbo-Rotundas: Para quando em Portugal? Saiba como funcionam

Foi em 2014 que o Código da Estrada sofreu algumas alterações. Relativamente à circulação em rotundas, existiram algumas mudanças, mas muitos dos condutores parecem ainda não ter percebido o “esquema”.

Se circular numa rotunda tradicional pode parecer complicado, como solução Portugal poderá adotar as “Turbo-Rotundas”. Saiba como funcionam.


Sabe circular corretamente nas rotundas? Se ainda tem algumas dúvidas, aconselhamos a leitura deste artigo. Além das rotundas que conhecemos, alguns países têm vindo a implementar Turbo-Rotundas cujo objetivo é reduzir os acidentes e garantir uma maior fluidez do tráfego. Além disso, as Turbo-Rotundas permitem também reduzir a concentração de dióxido de carbono.

Turbo-Rotundas – Como funcionam?

O conceito de Turbo-Rotundas nasceu na Holanda em 1996, pelo investigador Lambertus Fortuijn da Universidade de Delft. Como se pode ver pelo vídeo seguinte, as marcações são diferentes das atuais e também a circulação de veículos. Como referido, o objetivo é garantir que os veículos circulem mais rapidamente, que haja uma redução da concentração de dióxido de carbono e obviamente que aconteçam menos acidentes.

O conceito tem excelentes resultados em outros países europeus. Segundo informações, na Holanda, a redução de acidentes em rotundas é superior a 80%. Além da Holanda, países como a Polónia, Alemanha, Finlândia, Noruega e Eslovénia também já têm rotundas deste tipo.

 

Leia também…

Exit mobile version