O Model 3 foi uma novidade muito importante para a Tesla. Este carro veio trazer uma proposta elétrica mais barata à frota de carros da Tesla.
Para atrair clientes, a empresa lançou as primeiras unidades com todas as funcionalidades. Agora estas vão ser reduzidas e apenas vão ficar as que são desse modelo.
Para mostrar aos seus clientes todas as potencialidades do novo Model 3, a Tesla deu acesso a todas as funcionalidades do modelo topo de gama. Estas garantem alguns extras importantes, que poderiam ser pedidos mais tarde. Atualmente esta oferta já foi removida.
O Model 3 vai perder funcionalidades
Agora, meses depois dos carros terem sido entregues, a Tesla está a recuar. Começou a alertar os clientes que os seus modelos vão perder funcionalidades, ficando assim de acordo com o que o modelo oferece. Estes alertas foram enviados por e-mail para os clientes.
Esta mudança será feita numa simples atualização de software destes carros. Nessa nova versão os extras até agora oferecidos desaparecem e o modelo volta à sua versão base, de acordo com o que comparam. Não se sabe ainda a data da chegada desta atualização, sendo esperada nos próximos 10 dias.
A Tesla vai remotamente alterar os carros dos clientes
Do que se sabe, estes carros vão perder de imediato 10% da sua capacidade de energia, reduzindo a sua distância máxima. Há ainda a possibilidade de desaparecer o serviço de streaming e o aquecimento dos bancos.
Na prática, o que a Tesla fez foi equipar os modelos base do Model 3, Standard Range, com todas as funcionalidades do Standard Range Plus. Provavelmente estava a procurar atrair estes clientes para o modelo mais caro.
Tudo pode voltar com uma simples atualização
Todas as funcionalidades que vão ser perdidas podem ser recuperadas. Basta aos clientes pagarem a atualização e estas vão ser disponibilizadas, mais uma vez por software. Esta parece ter sido uma jogada inteligente da Tesla, que agora vai tentar cativar estes clientes para a atualização.