Pplware

Uma simples alteração torna qualquer Tesla num sistema de vigilância sobre rodas

A Tesla tem equipado os seus carros com hardware específico, que muitas vezes não está ativo. Se a maioria se questiona sobre a sua necessidade, a marca tem mostrado a sua utilidade. A cada nova atualização surgem novidades usando esse mesmo hardware.

Sendo um carro cada vez mais comum nas nossas estradas, é natural que surjam alterações feitas de forma privada. A mais recente mostra como é simples criar um sistema de vigilância sobre rodas usando um Tesla.


O Sentry Mode é uma das mais recentes e importantes novidades nos Tesla que chegaram recentemente. Fazendo uso das muitas câmaras presentes nestes carros, torna-se possível fazer uma vigilância ativa, sendo o condutor alertado em caso de problemas.

Um sistema de vigilância sobre rodas

Este modo foi agora levado mais longe e com uma simples alteração ganhou novas funções. Este é um projeto pessoal de Truman Kain, funcionário da Tevora, que assim criou um sistema de vigilância sobre rodas.

Ligando um simples computador Jetson Xavier da NVIDIA a uma das portas USB do Tesla, consegue detetar muito mais informação. Usando inteligência artificial e código próprio consegue ler matriculas e detetar padrões.

Notificações caso apareçam carros suspeitos

Na prática, consegue determinar se um carro está a perseguir o Tesla e posteriormente alertar o condutor. Estes alertas chegam via IFTTT, com um atraso de 1 minuto, tempo necessário para processar o vídeo e a informação.

Com toda a informação presente, consegue identificar os carros, por modelo e marca, catalogando-os como amigos ou não. Toda a informação está centralizada e acessível e é possível acompanhar em vídeo todas as ocorrências de deteção de um carro.

Tesla pode aproveitar e dar uso às câmaras nos seus carros

Claro que este sistema foi levado mais longe e tem igualmente a capacidade de identificar pessoas. Esta função é importante para ajudar a detetar ataques aos Tesla quando estes estão estacionados.

Assim, sempre que alguém se aproximar do carro, será enviada uma mensagem ao utilizador, com a imagem de quem se aproximou. Também aqui é possível determinar se uma pessoa é conhecida ou não, e configurar os alertas para estas situações.

Esta poderá ser a evolução futura do Sentry Mode da Tesla. Os dados existem, sendo apenas necessário usá-los e processá-los. O hardware destes carros está preparado para este passo, mas existem muitas questões éticas que têm primeiro de ser resolvidas e determinadas.

Exit mobile version