Algo que os clientes da Tesla se habituaram foi a ter ofertas da marca, em especial no carregamento e no acesso à Internet. Esta política da empresa tem estado a mudar, para dar aos condutores cada vez menos.
Se já vimos no passado os cortes nos carregamentos, há agora uma novidade que a poucos vai ser positiva. Os novos Model 3 e Y que forem vendidos, vão perder a oferta de acesso à Internet e esta passa a ser apenas de alguns dias.
Como verdadeiros computadores que são, os carros elétricos da Tesla dependem em muito do acesso à Internet. Todos os sistemas funcionam de forma isolada, mas os extras vêm com o acesso à rede mundial de computadores.
Aqui podemos incluir os serviços de mapas, o acesso à música e até a outros extras que têm vindo a surgir ao longo do tempo. Não são essenciais, mas melhoram de forma grande a utilização destes carros elétricos.
A grande novidade é que os Model 3 e Y vendidos agora deixam de ter acesso permanente à Internet oferecido de forma permanente. Esta fica limitada a apenas 30 dias, para assim os condutores poderem testar e ver as vantagens da sua presença.
Este passa a ser um extra que os condutores podem subscrever, tendo um valor de 10 dólares mensais. Sem esse pacote de dados, os condutores deixam de ter cesso a algumas funcionalidades. As atualizações são mantidas, mas devem ser realizadas por Wi-Fi.
Curiosamente este pacote de conetividade continua a ser uma oferta nos modelos de gama mais elevada. Os Model S e X não vêm esta alteração e continuam a usufruir de uma oferta de 1 ano. Após esse período necessitam de subscrever o serviço.
Sendo um acesso quase obrigatório, muitos entendem que a Tesla deveria repensar a sua posição. Apenas é possível usar o serviço da Tesla e isso limita os utilizadores, que poderiam optar por subscrever os seus planos e aceder via Wi-Fi.