Os mais recentes números da Tesla mostram que a empresa está a preparar-se para finalmente sair do vermelho. Este é o passo necessário para que se torne a empresa que Elon Musk quer. Em especial estão os números de produção e entrega que apresentou no início do mês.
Agora, com os resultados financeiros, a realidade parece ser outra. A Tesla continua a perder dinheiro, mesmo com os dados de crescimentos que apresentou antes, relativos às entregas de carros.
Foram mais de 95 mil carros Tesla que foram entregues aos clientes no segundo trimestre de 2019. Este valor prometia que os resultados financeiros espelhassem este crescimento e este valor recorde. Foi uma meta atingida e uma mudança no sentido em que seguia a linha de produção.
A Tesla está perder dinheiro neste trimestre
Os resultados financeiros apresentados agora mostram uma realidade completamente diferente. A Tesla está efetivamente a crescer, mesmo no que toca às receitas. No entanto, há fatores adicionais que estão a alterar esta realidade. Na verdade, a Tesla acabou por perder dinheiro.
Neste segundo trimestre de 2019, a empresa declarou uma receita de 6,35 mil milhões de dólares. Este é um valor bem mais elevado que os 4,5 mil milhões que a empresa declarou no primeiro trimestre de 2019. A contrariar este comportamento positivo, temos uma perda líquida de 408 milhões de dólares.
As expectativas apresentadas no 1.º trimestre apontavam para que este valor de perda fosse bem superior. A indicação da altura era para uma perda que rondaria os 702 milhões. Nessa perspetiva, este é um valor muito mais simples de aceitar.
As entregas de carros não ajudou os resultados financeiros
Há para este trimestre vários desafios a ter em conta. Finalmente os Model 3 vão começar a ser produzidos na China, o que vai simplificar e agilizar a entrega aos utilizadores locais. Este será o maior fator para a marca no futuro imediato. Também o Model Y será importante, mas para o próximo ano.
É ainda cedo para avaliar, mas tudo aponta para que a Tesla consiga este ano passar para novos patamares, especialmente ao nível da produção. Também os resultados financeiros vão ter um acerto, passando a marca a eventualmente apresentar eventualmente lucros e acabar com as perdas.