É comum dizer-se que tudo o que envolve um Tesla é notícia à escala mundial. Desta vez circula um vídeo que mostra um Tesla Model Y a colidir com jato particular de 3,5 milhões de dólares.
De acordo com as informações, tudo aconteceu depois de o proprietário ter ativado a funcionalidade “Smart Summon”.
Smart Summon do Tesla permite movimentar o carro até ao dono
Um vídeo publicado no Reddit na passa quinta-feira mostra um veículo da Tesla a colidir lentamente com um jato particular. Segundo as informações, o jato tem um valor de 3,5 milhões de dólares e o acidente aconteceu depois de ter sido ativada a funcionalidade Smart Summon. Esta funcionalidade permite trazer o carro para junto do seu dono, numa distância máxima de 60 metros e com linha de vista.
Além disso, para que o Smart Summon funcione, o proprietário precisa manter o dedo num botão da app. Assim que se levanta o dedo, o carro para. Neste caso, é particularmente preocupante que o veículo Tesla tenha continuado a avançar depois de entrar em contacto com o avião.
A pessoa que postou originalmente o vídeo escreveu que viu o acidente acontecer num evento organizado pelo fabricante de aeronaves Cirrus.
A funcionalidade Smart Summon foi projetada para uso em estacionamentos ou onde a área circundante é familiar e previsível. Os problemas desta funcionalidade são já bem conhecidos e acumulam-se com o tempo, revelando que esta “movimentação” do veículo ainda não é muito inteligente e confiável.