Mais do que uma fabricante de carros elétricos, a Tesla é uma poderosa empresa de software. Dela espera-se, exatamente, inovação. Portanto, não irá estranhar, quando souber que comprou uma startup de carregamento sem fios.
É oficial! Depois de ser apontada como principal potencial compradora da Wiferion, uma empresa alemã de carregamento sem fios, a Tesla concretizou a compra da startup conhecida pela tecnologia de carregamento indutivo para robôs industriais e carros elétricos.
O custo total da transação não foi revelado, mas, conforme foi mencionado, deverá situar-se entre os 50 e os 100 milhões de dólares.
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável que a Tesla esteja a planear o lançamento da sua própria plataforma de carregamento sem fios.
Tesla bought a German Wireless Charging Tech Company “Wiferion”
And they are believed to have paid $76 million
Here is a Quick sneak peak of similar wireless EV charging technology …
Wild Times Ahead $TSLA
— Technosmith (@itechnosmith) August 3, 2023
Apesar de ser mais um plus aos produtos Tesla, caso chegue efetivamente aos consumidores, o carregamento sem fios não resolve um problema assim tão complexo. Contudo, considerando que as fichas da fabricante estão a ser jogadas na condução autónoma, esta facilidade pode vir a ser particularmente interessante: se um carro se conduz sozinho, pode carregar-se sozinho.
Segundo o Electrek, a Wiferion foi fundada em 2016 e desenvolveu soluções de carregamento indutivo para robôs industriais e carros elétricos, tendo, alegadamente, instalado mais de 8.000 carregadores, principalmente para robôs industriais.