Todos nós certamente sabemos os que são os tradiconais radares de velocidade instantânea. No entanto, agora, nas estradas portuguesas, há um novo tipo de radares. Saiba o que significa o sinal de trânsito H42.
Ao contrário dos radares fixos e móveis, os de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas antes calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.
Seguindo o exemplo do ACP, imagine que vai numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz exatamente o mesmo.
Com base na hora de entrada e saída do percurso (regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas), é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade (no exemplo, os 100 km/h). Desta forma, considera-se que circulou em excesso de velocidade.
Sinal de trânsito H42: Saiba onde vão estar
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Segundo informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em Portugal existirão 10 os radares de velocidade média. A sua localização não é fixa, e pode ser alternada entre 20 localizações possíveis.
De acordo com as informações, este tipo de radar estará nas seguintes zonas:
- Beja (IC1)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Lisboa (EN10, EN6-7 e IC19)
- Porto (A3)
- Santarém (A1)
- Setúbal (EN10, EN378, EN4, e IC1).