Pplware

Apesar de toda a segurança, afinal é muito simples roubar um Model S da Tesla

A Tesla investe muito nos mecanismos de segurança dos seus carros. Para além da proteção dos condutores e dos passageiros na estrada, a empresa procura garantir principalmente a segurança física dos próprios veículos.

Como ocasionalmente vemos acontecer, estes roubos são possíveis. Um novo foi registado em vídeo e mostra como é simples roubar um Tesla. Desta vez foi um Model S e em poucos segundos os ladrões tiveram sucesso.


Afinal é muito simples roubar um Tesla

Este novo caso aconteceu no Reino Unido e mostrou uma das maiores vulnerabilidades dos modelos da Tesla. Em apenas 30 segundos foi possível roubar um carro avaliado em mais de 100.000 euros. Os larápios estavam munidos de um sistema de transmissão sem fios para enganar os computadores do carro.

Bastou aproximar parte do sistema da porta da casa para ser possível receber o sinal da chave do Tesla. Com esta solução, fizeram depois com que o veículo percebesse a proximidade da chave e uma vez dentro do carro repetiram o processo para que este ficasse pronto a ser conduzido.

Não rendeu nada roubar este Model S

Claro que desta vez a situação foi diferente e a ação destes ladrões foi filmada por uma câmara de vigilância. Rapidamente o vídeo foi recolhido e partilhado na Internet, mostrando a velocidade e o silêncio com que este tipo de roubos pode ser feito.

Claro que de pouco valeu aos ladrões este roubo. Foram rapidamente detetados e localizados com o Tesla. Esta é uma vantagem destes carros, que podem ser monitorizados e localizados remotamente pelos seus proprietários. Bastou meia hora para que o Model S fosse posteriormente localizado em Londres e rapidamente devolvido aos seus donos.

A segurança que estes carros trazem ao condutor

Como qualquer carro de outra marca, os da Tesla também podem ser alvos deste tipo de ataque. A chave que os desbloqueia pode ser facilmente replicada com sistemas de retransmissão de sinal. As chaves têm alcance de apenas alguns metros, para segurança. Claro que, com um sistema de retransmissão, este sinal pode ser amplificado e levado até próximo do carro a roubar.

Curiosamente, os roubos dos Tesla têm diminuído ao longo dos anos. O fator de desencorajamento parece assentar sobretudo na facilidade com que os carros são encontrados e os ladrões levados à Justiça.

Exit mobile version