Pplware

Se for até Espanha, atenção ao novo limite de velocidade de 90Km/h

Espanha é mesmo aqui ao lado e são muitos os portugueses que por lá costumam andar. Com o novo ano vão passar a existir também novos limites de velocidade nas estradas secundárias. O Conselho de Ministros Espanhol aprovou esta sexta-feira um novo limite de velocidade para as estradas secundárias, que passa a ser de 90 km/h.

Este novo limite “afeta” cerca de 7 mil quilómetros, onde a sinistralidade tem números significativos.


A intenção o Governo Espanhol é reduzir a velocidade no país para assim estar alinhado  com o que já é feito nos “países de referência da União Europeia”.

Esta nova alteração legislativa afeta apenas 7 mil quilómetros dos  165 000 quilómetros que formam a rede de estradas na vizinha Espanha. Nas estradas secundárias, o limite de velocidade passa de 100 para 90 km/h para os veículos ligeiros e de 90 para 80 km/h para os pesados, segundo adianta o El País.

Com esta alteração, Espanha segue o exemplo de países como Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Itália, nos quais o limite fora das localidades é 90 km/h. Na França, Suíça, Dinamarca, Holanda, Finlândia e Noruega, a velocidade máxima nas estradas consideradas secundárias é de 80 km/h. Na Suécia a velocidade máxima nas estradas secundárias é de apenas 70 km/h.

Na Alemanha, Polónia, Roménia, Irlanda e Áustria o limite nas estradas secundárias ainda se mantém nos 100 km/h.

Segundo um relatório de 2017 do Observatório Nacional de Segurança Rodoviária, citado pelo El País, 1013 pessoas perderam a vida no ano passado em estradas secundárias, o que representa 77% de todas as vítimas mortais nas estradas em Espanha.

Exit mobile version