Como informámos aqui, em breve existirão mudanças na carta de condução e nas regras de trânsito. Tal significa que a legislação de cada país ainda terá de ser alterada. Fique a saber todas as mudanças previstas.
A Comissão Europeia pretende realizar algumas mudanças ao nível carta de condução tal como tínhamos referido. Segundo as informações, a UE tem como objetivo alcançar zero mortes nas estradas até 2050 e conseguir reduzir para metade as vítimas mortais e os feridos graves até 2030.
Alterações na carta de condução e regras de trânsito
- Tolerância Zero: Se tiver carta há pouco tempo a tolerância será zero no que diz respeito a álcool. Esta medida aplica-se nos dois primeiros anos. Atualmente a taxa de alcoolemia está nos 0,2 g/l nos primeiros três anos.
- Carta Digital: Objetivo é diminuir a dependência da impressão de cartões de plástico e utilização de chips, que escasseiam. Será também mais fácil o reconhecimento do documento entre os diversos países da UE.
- Veículos com Emissão Zero: A formação será revista e adaptada. Serão incluídas situações reais, onde por exemplo, se apresentem cenários onde circulem trotinetas.
- Avaliação Médica: Avaliação médica mais efetiva
- 17 anos de idade: De acordo com as novas regras, os jovens condutores poderão, a partir dos 17 anos, “adquirir experiência graças a um sistema de condução acompanhada”, obtendo uma carta de condução que lhes permitirá conduzir acompanhados.
- 4150 Kg: será o peso máximo para veículos de categoria B (ajustado ao segmento dos elétricos)
- Carta de Pesados: Quem tiver mais de 18 anos pode tirar carta de pesados
- Legislação: Será aplicada ao nível da UE.
Para mais informações, podem consultar aqui a diretiva.