A EDP Renováveis (EDPR) anunciou esta quinta-feira uma fantástica novidade para Portugal. Segundo a empresa, o primeiro parque híbrido de eólica e solar da Península Ibérica vai ser instalado no Sabugal.
Sendo um parque híbrido, haverá a produção de energia eólica e solar num único local.
O parque híbrido (energia solar e eólica) ocupa uma área de 13 hectares
Portugal vai ter um parque híbrido de energia e ficará localizado na Guarda, mais concretamente na Mina de Orgueirel, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda. Duarte Bello, administrador executivo da empresa para a Europa e América Latina referiu à Lusa que…
É a primeira vez que estamos a ligar, de uma forma comercial, um parque eólico a um parque solar, e é a primeira vez, na Península Ibérica, que qualquer operador está a fazer isso. E, portanto, nessa parte somos pioneiros. Fomos os primeiros a começar este caminho há cerca de quatro ou cinco anos, em que tivemos os desafios de alterar o enquadramento para que isso seja permitido
Segundo revela a agência noticiosa, o parque do Sabugal foi construído em 2004, inicialmente para a produção de energia eólica e, em março de 2022, começou a ser instalada a vertente solar, com cerca de 17 mil painéis.
O parque híbrido ocupa uma área de 13 hectares e permite abastecer “cerca de 30 mil pessoas”, o que corresponde a uma pequena cidade ou vila nacional.
A EDPR está a construir este ano um parque idêntico nos concelhos de Penela e Ansião, nos distritos de Coimbra e de Leiria, respetivamente, e três em Espanha, mas não adiantou valores para os investimentos.
A central solar fotovoltaica Mina de Orgueirel foi instalada no concelho do Sabugal, junto ao Parque Eólico de Mosteiro.
Nota: As imagens não são referentes à Mina de Orgueirel