PplWare Mobile

Sabugal: Primeiro parque híbrido de eólica e solar da Península Ibérica

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Lusa

Autor: Pedro Pinto


  1. Joker says:

    Pois é, conheço bem essa Serra do Mosteiro. Também sei bem quantos incêndios houve nessa serra e na zona antes da instalação do parque solar. Terá sido uma fantástica coincidência? Enfim….

    • Keyboardcat says:

      Incêndios são coisas novas agora?

      • Joker says:

        Infelizmente não.
        Mas tipicamente para estas zonas (aqui perto da Serra do Mosteiro) vem um incendio um ano e depois está 3 a 4 anos para voltar. Neste caso, no local em especifico, foi vários anos seguidos (anos em que houve mais do que um). Dava ideia que estava já a ajudar na limpeza do terreno.
        Mas lá está, pode ter sido uma coincidência … 😐

  2. Figueiredo says:

    É o princípio do fim da Civilização Moderna com as chamadas «energias alternativas/limpas», que para além de ineficazes dependem dos combustíveis fósseis, têm custos elevadíssimos, e são extremamente poluentes e prejudiciais para a Natureza, o Ser-Humano, e o Meio-Ambiente.

    E Portugal, como é óbvio, não podia ficar de fora deste atentado ambiental, económico, e social.

    • Vitor Tavares says:

      Eu sou sincero e admito que não sou “especialista” nesta matéria…mas gosto de aprender. Por isso gostaria que me explicasse (como se eu tivesse oito ou nove anos) esta sua afirmação…”…que para além de ineficazes dependem dos combustíveis fósseis, têm custos elevadíssimos, e são extremamente poluentes e prejudiciais para a Natureza, o Ser-Humano, e o Meio-Ambiente”! Obrigado…

      • Luís Costa says:

        Procura saber quanta área é necessária ocupar por painéis para compensar o que produz uma central nuclear ou mesmo a gás, depois procura o que é feito aos painéis solares em fim de vida e vais ter uma surpresa muito grande.. depois podes procurar também mina de cobalto Congo e depois volta cá sff

        • Vitor Tavares says:

          Depois de ter lido (pela segunda vez) o artigo publicado não consegui ver em que local ele fala de centrais nucleares ou a gás…e também não fala de minas de cobalto nem do Congo! Fala apenas de energia eólica e solar produzidas em “cadeia” num mesmo local! O que é feito dos painéis solares em fim de vida…calculo que sejam reciclados tal como acontece com os “aparelhos” iguais (ou parecidos) com aquele com que você escreveu o seu comentário! E se você (e eu e milhões) utilizamos esses “aparatos” com preocupações mínimas durante a sua utilização em relação ao que lhes acontece em “fim de vida”…vou jantar e já volto!

          • Luís Costa says:

            Eu acho que não percebeu bem o que eu disse mas vamos lá, você disse que não percebia como eram prejudiciais para nós e eu lhe expliquei o porque.. se não entendeu foi porque não quis, para implementar painéis solares que consigam gerar o mesmo que centrais nucleares é preciso uma imensidão isto é limpar imensos hectares e quando digo limpar é limpar tudo o que se mexa.. depois falei na mina de cobalto do Congo porque os painéis usam cobalto e se você quiser mesmo saber o mal que essas minas fazem principalmente as atrocidades que acontecem nessa específica mina é só escrever no googlezito, para finalizar, a reciclagem dos painéis solares não é rentável com isto imensos painéis não são refugiados porque o custo de reciclar é maior do que o benefício que se irá tirar dessa reciclagem (novamente é só ter vontade de escrever no googlezito que logo parece).. enfim gente iludida

        • Toni da Adega says:

          Só podem ser contra as minas de cobalto se também forem contra os combustíveis fosseis (as zonas de extracção são das mais poluídas do mundo).

          • Luís Costa says:

            Seja de qualquer uma delas, aqui o que conta é a hipocrisia sem saberem que o processo dos painéis solares é dos mais poluentes

    • Toni da Adega says:

      Era equipar cada casa com um gerador a gasóleo e acabar com estas modernices.
      Assim cada um era independente e produzia a sua própria energia

  3. Blackbit says:

    So falta juntar um pack de baterias para completar a resiliencia do parque!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.