Pplware

Radares de velocidade já apanham quem vai ao telemóvel

É verdade que ninguém gosta de ser apanhado por um radar de velocidade. No entanto, estas e outras ações são importantíssimas no âmbito da segurança rodoviária. Numa evolução dos mecanismos de segurança, há agora radares que conseguem registar quem vai ao telemóvel enquanto vai a conduzir.

Os novos radares recorrem à inteligência artificial para avaliar e registar o comportamento dos condutores.


A Austrália é o primeiro país a ter radares de velocidade que conseguem registar quem vai ao telemóvel. De acordo com as informações, atualmente aquele país tem 45 câmaras de deteção equipadas com flash infravermelho. Por questões de privacidade e também por não cumprirem os requisitos, o sistema elimina todas as imagens que não sirvam para a deteção dos condutores.

Um dos pontos fortes destes novos sistemas é a sua precisão. As câmaras conseguem boas capturas, independentemente das condições meteorológicas e funcionam de dia e de noite. O sistema consegue mesmo registar situações irregulares quando o veículo circula a 300 km/h.

Veja no seguinte vídeo como funcionam os novos radares de velocidade

Segundo é revelado pelos canais internacionais, nos primeiros meses os condutores que não cumpram a lei serão avisados. No entanto, depois disso os condutores serão multados, com uma coima que rondará os 200 euros.

 

Leia também…

Exit mobile version