Como informámos nos últimos tempos, estão a ser instalados vários radares de velocidade média em Portugal. o entanto, na França estão a retirar de ação este tipo de radares. Saiba a razão.
Ao contrário dos radares fixos e móveis, os de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas antes calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Segundo informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em Portugal existirão 10 os radares de velocidade média. A sua localização não é fixa, e pode ser alternada entre 20 localizações possíveis.
França abandona radares de velocidade média
Segundo os meios de comunicação franceses, França vai abandonar os radares de velocidade média. A razão é simples… não são rentáveis! O sistema é caro na aquisição e manutenção, e são necessárias várias câmaras de registo das matrículas. Do que se sabe, estes radares registam uma média de 5.000 infrações por ano, quando outro tipo de radares podem alcançar as 14.000 infrações anuais.
Em Portugal, os equipamentos de controlo da velocidade média ainda não estão em vigor. A “data de entrada em funcionamento depende do resultado” dos testes de controlo.