Pplware

PSP deteve 15 pessoas e apreendeu 15 toneladas de catalisadores

Portugal tem vindo a assistir a um aumento de furtos de catalisadores e contadores como já referimos aqui. O objetivo dos ladrões é obter metais preciosos e semipreciosos como cobre, platina, paládio ou ródio.

De acordo com informações recentes, a PSP deteve 15 pessoas e apreendeu 15 toneladas de catalisadores, no âmbito da operação que desenvolveu esta manhã em Lisboa, Setúbal e Porto com o objetivo de desmantelar uma rede que se dedicava ao roubo daquele material.


Hoje, a PSP iniciou uma operação em Lisboa, Setúbal e Porto, no âmbito de uma investigação a uma rede responsável pelo furto de catalisadores, com 21 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e 17 mandados de detenção.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública informou que a operação resultou de uma investigação a uma rede responsável por furto, recetação e transformação de catalisadores furtados em vários locais do território nacional.

Dicas para prevenir o roubo de catalisadores

A GNR deixou recentemente algumas dicas nas redes sociais, para que os próprios cidadãos assumam uma postura mais vigilante. Assim, como dicas, a GNR refere que se:

Os números oficiais indicam que, no ano passado, foram furtados cerca de 20 catalisadores de carros por dia. Estas peças automóvel são também compostas por metais preciosos ou semipreciosos como a platina, o paládio ou o ródio, que neste momento são extremamente caros e atingem valores até cerca de mil euros no mercado negro.

O catalisador é um dispositivo no sistema de escape que serve para converter os gases poluentes provenientes da combustão.

A função dele é transformar através de reações químicas, os Hidrocarbonetos (HC), Óxidos de Nitrogénio (NOx) e o Monóxido de Carbono (CO),  em substâncias inócuas à atmosfera e ao ser humano, tais como, Vapor de Água (H2O), Dióxido de Carbono (CO2) e o Azoto (N2).

Exit mobile version