Já imaginou como será o futuro automóvel quando os carros se carregarem a utilizar energia solar de forma totalmente autónoma? Provavelmente já se questionou se isso um dia será possível e a ser… quantos anos demorará a aparecer, verdade? Pois bem, foi apresentado ao mundo um protótipo funcional do carro elétrico solar Lightyear. Este será assim o carro elétrico de zero emissões.
A Lightyear apresentou a versão protótipo do seu carro elétrico solar Lightyear One, programado para 2021. Vamos conhecer as novidades.
Carro elétrico solar Lightyear One será o futuro dos elétricos
No passado mês de maio, a empresa Lightyear, com sede em Helmond (Holanda), deu a conhecer um pouco do que tinha em mãos. Nessa altura, era veiculado que o projeto em causa havia recebido um financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Numa apresentação muito prática, foi anunciado durante o dia de ontem que o Lightyear One poderá então percorrer cerca de 725 km sob o ciclo de testes WLTP. Além disso, foi ainda revelado que consegue acumular 12 km de autonomia a cada hora, utilizando energia solar.
Desta forma, já é real a existência de protótipo de um carro elétrico solar Lightyear One. Contudo, só deverá chegar ao mercado em 2021.
Autonomia de mais de 700 km para um carro elétrico familiar
O modelo de 5 lugares parece espaçoso, especialmente tendo em consideração a prioridade de o tornar eficiente e aerodinâmico. Tem assim superfícies planas para as células fotovoltaicas embutidas no capô e no teto. Assim, mesmo que seja de admirar, os responsáveis referem que o Lightyear One está classificado para uma autonomia de 725 km no WLTP. Dessa forma, sabendo que tem um consumo energético de 83 Wh/km, isso sugere que a bateria seja de 60 kWh.
Graças à preocupação no aspeto da eficiência, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas). Assim, as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20000 km anualmente.
Uma abordagem interessante é o uso de quatro motores elétricos independentes, um para cada roda, o que não significa apenas AWD, mas também vetorização de torque avançada.
No tópico de carregamento, a Lightyear decidiu usar um carregador integrado (até CA trifásico de 22 kW) e carregamento rápido DC até 60 kW.
Especificações do Lightyear One:
- Alcance de 725 km do WLTP
- Uso de energia 83 Wh/km WLTP
- Aproximadamente 60 kWh de bateria
- Aceleração 0-100 km/h em 10 segundos
- Tração nas quatro rodas, 4 motores elétricos controlados independentemente, vetorização de binário avançado
- Velocidade de carga:
- – solar: 12 km/h
- – 3.7 kW a 230v: 35 km/h
- – 22 kW: 209 km/h
- – 60 kW (carregamento rápido): 507 km/h
- Dimensões (L x L x A): 505,7 x 189,8 x 142,6 cm
- Normal: 780 L, Estendido: 1701 l, consola central: 12 l
- atualizações de software via OTA, App Companion, Chavewireless, Apple CarPlay, Android Auto
Preço de quase 120 mil euros pode não ser aliciante
A principal desvantagem do Lightyear One é seu preço, de 119000 €, mas precisamos lembrar que o alvo é o segmento premium / de luxo. No entanto, os primeiros 100 carros já foram reservados. Agora a empresa está então a recolher pré-encomendas para os primeiros 500 carros com uma taxa de reserva de 119000 €.