Pplware

Primeiro avião 100% elétrico fez voo inaugural em Viseu

O Aeródromo Municipal de Viseu foi palco do voo inaugural do primeiro avião 100% elétrico. O Velis Electro da Pipistrel é certificado para a Europa.


Esta manhã, conforme previsto, Viseu recebeu o voo inaugural do primeiro avião 100% elétrico certificado para a Europa. Na International Flight Academy (IFA), são formados, todos os anos, dezenas de pilotos. Um jovem em formação cumpre cerca 200 horas de voo.

Em declarações, José Madeira, diretor-executivo da IFA, revelou que o Velis Electro da Pipistrel é o primeiro de vários que a empresa quer colocar à disposição dos seus alunos, que realizam e realizarão a sua instrução em Viseu.

Na escola de pilotos sediada em Portugal, nos últimos três anos, foram formados quase 40 pilotos, chegando uma grande parte de outros países.

Uma aviação mais amiga do ambiente, mais sustentável, onde as emissões de carbono são verdadeiramente reduzidas, e que traz vantagens do ponto de vista ambiental e do custo de operação.

A operar a partir do aeródromo de Viseu, o Velis Electro produz zero emissões durante a operação e tem níveis de ruído de apenas 60 dBa, sendo ultrassilencioso, tanto por dentro como por fora.

Mais do que isso, é movido por duas baterias de lítio refrigeradas a água, e oferece uma autonomia de voo que ronda os 50 minutos.

Segundo revelado pelo Expresso, a IFA já investiu mais de 400 mil euros em taxas, combustíveis e arrendamentos, estimando em cerca de 1,5 milhões de euros o contributo indireto na economia local de Viseu, desde a sua instalação em 2019.

 

Veja o primeiro voo que o Velis Electro fez, em Viseu:

Exit mobile version